fbpx

Indexação – O que é Indexação e como posso começar?

Indexação WEB

A palavra “indexação” significa “classificar” ou “ordenar”. Você já viu os “índices” em um livro ou artigo? Eles ajudam a gente a localizar com mais facilidade informações. Então, a “indexação” no Family Search (braço da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que é responsável pela pesquisa da História da Família) serve para organizar milhões de dados coletados de antigos registros.

A indexação do FamilySearch faz com que os registros de nossos antepassados fiquem disponíveis gratuitamente para pesquisa online. A indexação é vital para o trabalho do templo e da história da família porque ajuda a “Acelerar a Pesquisa” por meio de registros indexados. Cada vez mais pessoas podem agora encontrar os familiares que estão faltando, acrescentá-los à sua árvore familiar e realizar as ordenanças do templo em favor deles.

Uma escritora da Igreja disse:

“A indexação do FamilySearch permite que você digite nomes de registros antigos em um banco de dados que as pessoas em todo o mundo podem usar para encontrar seus antepassados. Os nomes que você indexa geralmente não vêm de sua própria linhagem familiar, mas de documentos que incluem registros de recenseamento, certidões de nascimento, certidões de casamento, registros militares e muito mais.” (“Trabalhar com Indexação“, Brittany Beattie. lds.org)

Bênção Associadas a Indexação

A indexação é uma atividade de serviço maravilhoso para as pessoas de todas as idades. Ela:

  • Dá às pessoas e famílias uma forma de participar do trabalho de história da família em espaços curtos de tempo.
  • Oferece uma oportunidade de serviço para aqueles que não são capazes de servir de outras maneiras.
  • Dá a todos uma maneira de dizer “obrigado” depois de encontrar nomes de família por meio de registros que outras pessoas indexaram.

Como Começar a Indexar

Não é difícil começar a indexar. A Igreja possui um programa muito intuitivo e simples. Para começar a trabalhar como novo indexador basta acessar esse site  e seguir as instruções ali contidas.

Deve-se examinar a seção de noções básicas de indexação para recursos úteis na primeira vez.

Se você precisar de mais treinamento ou ficar com dúvidas pode procurar ajuda na sua ala e Estaca, com especialistas no assunto.

Conforme os indexadores se tornam mais experientes, podem querer continuar a desafiar-se trabalhando em novas áreas. Elas podem incluir:

  • Indexar projetos mais difíceis
  • Trabalhar em outros idiomas além do seu
  • Fazer conferência e revisar

Como funciona a Indexação

O trabalho de indexação tem o objetivo de transformar os dados coletados em nomes que possam ser levados ao Templo. Para que isso aconteça ocorrem as seguintes fases:

  1. Um registro é escaneado e preparado para o programa de indexação do FamilySearch. Você pode baixar esse programa gratuitamente no indexing.familysearch.org.
  2. Você faz o download de um lote de registros e digita os nomes e informações dos registros, digitando o que você vê. Ao mesmo tempo, outra pessoa está trabalhando no mesmo lote. Dessa forma, se um de vocês comete um erro, há uma cópia de segurança.
  3. Uma terceira pessoa, chamada de conferente, corrige quaisquer informações que você e a outra pessoa trabalhando no lote tenham digitado diferente.
  4. Os nomes e os dados são acrescentados ao banco de dados do FamilySearch, onde todas as pessoas em todo o mundo podem pesquisar rapidamente os seus antepassados.
  5. Alguém encontra as informações sobre seus antepassados no FamilySearch.
  6. Uma pessoa realiza ordenanças por seus antepassados no templo.

Um convite apostólico para os jovens

Um apóstolo fez um convite específico para nos envolvermos no trabalho de indexação da História da Família. Élder David A. Bednar disse:

“Agora peço a atenção dos rapazes, das moças e das crianças da nova geração ao salientar a importância do Espírito de Elias em nossa vida atual. (…)

“Muitos de vocês acham que o trabalho de história da família é para ser realizado principalmente por pessoas mais velhas. Mas não sei de nenhum limite de idade determinado nas escrituras ou nas diretrizes anunciadas pelos líderes da Igreja que restrinja esse importante serviço aos adultos. (…)

“Não é coincidência que o FamilySearch e outras ferramentas tenham surgido numa época em que os jovens estejam tão familiarizados com amplo leque de informações e tecnologias de comunicação. Seus dedos foram treinados para digitar textos e tweetar, a fim de acelerar e impulsionar o trabalho do Senhor — não apenas para se comunicarem rapidamente com os amigos. As habilidades e aptidões que muitos jovens têm hoje são uma preparação para que contribuam neste trabalho de salvação”.

“Convido os jovens da Igreja a aprenderem a respeito do Espírito de Elias e a vivenciarem-no. Incentivo-os a estudarem, a pesquisarem seus antepassados e a prepararem-se para realizar batismos vicários na casa do Senhor por seus próprios parentes falecidos (ver D&C 124:28–36). E peço que ajudem outras pessoas a identificarem a história da família delas.

“Ao atenderem com fé a este convite, seu coração se voltará aos pais. As promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó serão implantadas em seu coração. Sua bênção patriarcal, com sua declaração de linhagem, vai ligá-los a esses pais e será mais significativa para vocês. Seu amor e sua gratidão por seus antepassados vão aumentar. Seu testemunho do Salvador e sua conversão a Ele se tornarão mais profundos e duradouros. E prometo-lhes que serão protegidos da crescente influência do adversário. Ao participarem desse trabalho sagrado e amarem-no, serão protegidos em sua juventude e por toda a vida.

“(…) Todo jovem pode fazer o que estou sugerindo usando os módulos disponíveis no site LDS.org /familyhistoryyouth (David A. Bednar, “O Coração dos Filhos Voltar-se-á”, Ensign ou A Liahona, novembro de 2011, pp. 26–27).

Novidade no FamilySearch: Indexação WEB!

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
exemplo élder soares
Élder Soares e seu discurso bem brasileiro na Conferência Geral
internet
As melhores reações na internet sobre o anúncio da reunião de 2...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *