fbpx

Não casar no templo ou esperar e talvez jamais casar nele?

Pergunta

Oi Vovô,

As mulheres santos dos últimos dias são aconselhadas a não se casarem fora do convênio, mas não seria melhor se casar com um bom homem fora do convênio e criar bons filhos no evangelho do que esperar por um casamento no templo que nunca pode acontecer? (Principalmente quando há uma proporção de 50% a mais de mulheres do que homens com recomendação)?

Bia

Resposta

Bia,

Obrigado pela excelente pergunta, e vou tentar respondê-la com os princípios que permitirão (como disse Joseph Smith) a você governar a si mesma com relação aos conselhos sobre casar-se no templo. Analisaremos esses princípios também com escrituras que são importantes para se obter respostas.

  • Primeiro princípio – este conselho não é específico para o gênero masculino ou feminino, e sim sobre não se casar fora do convênio que serve para homens quanto mulheres que são membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos.
  • Segundo princípio é que o Pai Celestial é a pessoa que guiará e dirigirá seu povo do convênio por meio do Espírito Santo. Ele sabe o fim desde o princípio, portanto, conhece todos os Seus filhos e todas as Suas filhas (o coração e desejo deles) e sabe o que é melhor para eles a longo prazo (mesmo que não vejam por si mesmos). Temos a opção de seguir o nosso coração ou aceitar o Seu conselho.
  • O último princípio, é mais uma pergunta, como nós, santos dos últimos dias, podemos ajudar os jovens (os rapazes) a permanecer convertidos ao evangelho? Com o número de jovens adultos que se afastam da Igreja, esta proporção seria significativamente melhor.

Primeiro princípio

O primeiro princípio acontece desde o Velho Testamento. Os filhos de Deus foram aconselhados, receberam o mandamento e fizeram convênio com o Senhor que se casariam dentro do convênio. O rei Salomão, que foi considerado um dos homens mais sábios da terra durante seu tempo, e embora sábio, abandonou o conselho e se casou fora de Israel. Sua decisão desagradou ao Senhor e resultou no seguinte:

  1. As esposas de Salomão desviaram o coração de Salomão para longe do Senhor;
  2. Salomão começou a adorar outros deuses além do Senhor;
  3. Ele construiu lugares de adoração para esses deuses fazendo o que era mal à vista do Senhor.

Uma pergunta que temos que nos fazer ao considerar não casar no templo é: “Somos fortes o suficiente para permanecer fiéis e leais? Devemos ser tentados como Salomão para fazer coisas que são más à vista do Senhor para agradar o nosso cônjuge?” Outra questão estatística que deve saber é quantos divórcios são resultados do casamento de pessoas de religiões diferentes? O que acontece quando as crianças são introduzidas nesse meio e os pais querem que seus filhos sejam criados na religião em que eles cresceram, em nenhuma religião ou em ambas? Como isso influenciará os filhos trazidos para esse relacionamento? E a pergunta óbvia, por que Deus deu tal conselho, mandamento e convênio sabendo que algumas de Suas filhas podem permanecer solteiras nesta vida?

perguntas para fazer antes do casamento

Segundo princípio

Às vezes, assim como acontece nas escrituras, pode parecer que o Senhor dê mandamentos diferentes dos que deu anteriormente. Pessoalmente, não acredito que qualquer mandamento esteja em contradição; no entanto, nosso conhecimento e nossa compreensão limitados dos verdadeiros princípios fazem com que as coisas pareçam estar em contradição quando na verdade são complementares. Vamos rever a vida de Ester. Ela estava sob este mesmo mandamento e convênio de se casar com um homem de Israel (ou aquele que acreditava no convênio abraâmico).

Ester foi dada a um rei que não era israelita, e por meio desta relação, o povo de Israel foi poupado de um final terrível, que cumpriu um convênio feito com Abraão também. Que situações em nossos dias podem refletir uma circunstância semelhante com a de Ester (não o de salvar os membros da Igreja), mas que Deus é capaz de ver algo no futuro que irá beneficiar Seus filhos e filhas?

Uma pergunta honesta que temos de nos fazer é: “Estamos dispostos a aceitar, qualquer que seja a vontade de Deus, se nos for dada a oportunidade de não casar no templo”? Se uma irmã (irmão) começa a namorar alguém e eles pensam ser uma boa pessoa, aceitará uma resposta negativa de Deus? Colocamos a nossa confiança no conhecimento que Deus tem deste indivíduo, embora para nós essa pessoa pareça ser um candidato perfeito para o casamento?

Esse convênio parece também ser condescendente com as mulheres, ao invés dos homens portadores do sacerdócio. É da responsabilidade de um portador do sacerdócio se casar na convênio e levantar uma posteridade justa com sua companheira. Isto é quase impossível para os homens, pois às mulheres que são geralmente as principais nutridoras do lar. Quem vai ensinar as crianças? As mulheres ainda são as principais nutridoras do lar, embora seu marido não seja membro. Aconteceu com um dos nossos apóstolos, o Élder David a. Bednar. Sua mãe casou-se com um não-membro, mas era um homem que todos pensavam que fosse. Não sei a revelação que sua mãe recebeu ou não recebeu, mas posteriormente o pai do Élder Bednar se juntou à Igreja, e o Élder Bednar em sua juventude nunca foi proibido de ir à Igreja e receber seus ensinamentos.

Nesta circunstância, porém, mesmo que Deus acene com a Sua aprovação (e espero que esta seja a Sua verdadeira aprovação e não uma aprovação semelhante a Joseph Smith e os manuscritos perdidos), estamos seguindo o primeiro grande mandamento, que supera (por assim dizer) todos os outros mandamentos e conselhos.

Terceiro princípio/pergunta

Como é possível garantir que nossos jovens não se afastarão da Igreja para que essa estatística e proporção (se correto) que você forneceu seja uma proporção mais igual? A Igreja está tentando nos ajudar a elevar a posteridade justa, e ainda assim temos jovens saindo da Igreja.

Com isto dito, creio que as informações são suficientes para que você faça uma escolha pessoal. Sei que devo, e meu conselho para meus filhos é honrar os mandamentos e conselhos que recebemos, e colocar o Senhor em primeiro lugar em suas vidas. Também acho que há uma diferença entre uma jovem que está à procura de um portador do sacerdócio digno, e, em seguida, o Senhor coloca um não-membro em seu caminho, em comparação com uma jovem (ou mesmo irmãs mais velhas) que rejeitam o conselho e dizem que irão encontrar o amor onde quer que o amor as leve – Deus está errado – há bons homens que não são membros da Igreja e eu vou me encontrar com um.

Vovô

Fonte: AksGramps

Relacionado:

https://mormonsud.net/jesus-cristo/como-entender-o-arrependimento/

| Para refletir
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
testemunho
A perfeita analogia pra você que pensa que seu testemunho não é o...
sofrimento, duvidar
Por que continuo a duvidar das respostas que recebo?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *