fbpx

Comentários sobre 1 Néfi 6 – Persuadir as pessoas a virem a Cristo

Estamos estudando o Livro de Mórmon todo, conforme o pedido do Presidente Russell M. Nelson e da Presidência de Área do Brasil, que lançou um desafio a todos os membros da Igreja do país para terminarem a leitura do Livro de Mórmon até Dezembro.

Apesar de razoavelmente curto, o capítulo 6 de 1 Néfi contém muita sabedoria e instrução para nós.

Vir a Cristo

No capítulo 6 de 1 Néfi, Néfi declara que tudo o que ele desejava era persuadir as pessoas a achegarem-se a Cristo e serem salvas:

“Pois tudo o que desejo é persuadir os homens a virem ao Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, e serem salvos”. (1 Néfi 6:4)

E quanto a nós? Quais são nossos maiores desejos? Onde está o nosso coração? “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. (Mateus 6:21)

O que motivava Néfi a escrever era o desejo de levar as pessoas a Jesus Cristo para que fossem salvas.  Néfi era verdadeiramente um ótimo missionário!

O Presidente Ezra Taft Benson explicou como o Livro de Mórmon cumpre esse importante propósito:

“O Livro de Mórmon aproxima o homem de Cristo, fala de maneira clara sobre Cristo e Seu evangelho. Atesta a divindade do Filho e a necessidade de um Redentor e de confiarmos Nele. Dá testemunho da Queda, da Expiação e dos primeiros princípios do evangelho, bem como da necessidade de termos um coração quebrantado e um espírito contrito e passarmos por um renascimento espiritual. Proclama que temos que perseverar até o fim em retidão e levar a vida moral de um santo” (“O Livro de Mórmon É a Palavra de Deus”, Ensign, maio de 1988, p. 3).

Quão mais próximos do Salvador nós estamos por ler o Livro de Mórmon? Devemos conhecê-lo e estar mais próximos Dele, pois esse é o significado de vidas eternas (D&C 132:24)

Em nossa vida diária, os muitos afazeres que temos podem por vezes nos tirar o foco. Podemos nos sentir cansados e desanimados para estudar as escrituras. No entanto, dirá virá em que todo joelho se dobrará e toda a língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor. (Filipenses 2:10-11)  

não fez - vir a cristo

O Deus de Abraão, Isaque e Jacó

Na parte final do versículo 4 lemos a expressão “o Deus de Abraão e o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”, mas sabemos o que realmente ela significa?

O Presidente Benson explicou que a expressão “o Deus de Abraão e o Deus de Isaque e o Deus de Jacó” refere-se ao Salvador: “É preciso ter em mente quem Jesus era antes de nascer. Ele foi o Criador de todas as coisas, o grande Jeová, o Cordeiro sacrificado desde antes da fundação do mundo, o Deus de Abraão, de Isaque e Jacó. Ele era e é o Santo de Israel” (“Five Marks of the Divinity of Jesus Christ”, Ensign, dezembro de 2001, p. 10).

Como somos gratos por esse conhecimento. Sabemos que o Salvador sempre teve um papel muito importante na criação de todas as coisas e esse conhecimento, muda nossas vidas. As escrituras antigas e modernas tornam-se de fácil entendimento. Quando lemos João 17:5, por exemplo, perfeitamente compreendemos o seu significado, algo que não é tão claro para aqueles que ainda não conhecem O Livro de Mórmon.

Néfi naquela época, já tinha ciência de que as coisas que ele escrevia nem sempre agradariam ao mundo. De forma similar, muitas das nossas crenças e afirmações, não agradam ao mundo moderno. Não devemos temer aos homens, “porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”.  (1 Coríntios 1:25)

Devemos sempre nos lembrar das palavras de nosso amado Presidente Monson:

Tenhamos a coragem de contrariar o senso comum. Escolhamos sempre fazer o certo mais difícil em vez de fazer o errado mais fácil. Ao ponderarmos as decisões que tomamos todos os dias em nossa vida — sejam elas quais forem —, se escolhermos a Cristo, vamos ter feito a escolha certa”. (Escolhas, Liahona Abril de 2016)

Tal como Néfi podemos e devemos persuadir todos a virem a Cristo, nosso exemplo e testemunho são duas formas eficazes para isso. Que possamos fazer as melhores escolhas e que elas estejam sempre pautadas no Evangelho restaurado de Jesus Cristo.

Leia 1 Néfi 6.

Relacionado:

https://mormonsud.net/livro-de-mormon/comentarios-de-1-nefi-5-era-pois-sabio-para/

| Livro de Mórmon
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
1 néfi 7
Comentários sobre 1 Néfi 7 - Suscitar Descendência para o Senhor...
ex-missionários
Psicólogo explica a "fase esquisita" dos ex-missionários

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *