fbpx

Após perder filha única para o Tufão Haiyan, casal mórmon encontra a cura

Tufão Haiyan

Annammer Esperas, 6, estava em casa com sua mãe, Analyn Esperas, quando o Tufão Haiyan atingiu a cidade em 8 de novembro de 2013.

Analyn tentou em vão segurar a menina como as ondas e o vento chegaram. Horas depois, ela ficou deitada em cima do um telhado de zinco, sabendo que sua única filha tinha sido levada pela maré da tempestade.

Gemmer voltou do trabalho e descobriu que o Tufão Haiyan havia levado sua filha, sua casa e seu trabalho.

Ele encontrou e enterrou a filha. Posteriormente, de material encontrado, construiu uma nova casa. Mas as falhas não protegiam a esposa do vento ou da chuva. O casal não conseguia dormir.

Tudo mudou quando um conselheiro no Bispado de sua ala, Joy Operio, encontrou o casal.  Naquela noite, na capela SUD, eles dormiram pela primeira vez desde a morte da filha. Naquela noite, começou a cura do casal.

O Progresso

Olhando para Tacloban hoje, seria difícil imaginar que o Tufão Haiyan devastou a cidade há pouco mais de quatro anos.

Tudo parece normal. Novas casas e desenvolvimento comercial pontilham a paisagem.

O tufão mais mortal registrado no país, o Tufão Haiyan deixou mais de 6.100 mortos, 28.000 feridas e 4,1 milhões de desabrigados. Cerca de 1.785 pessoas continuam desaparecidas.

A tempestade também destruiu mais de 1,1 milhões de lares na área central das Filipinas.

Após Tufão Haiyan, a Igreja imediatamente estabeleceu programas para fornecer alívio e ajuda aos membros para reconstruir, restaurar e reorganizar, disse o gerente de autossuficiência das Filipinas, Tony San Gabriel.

Um programa de construção da Igreja, iniciado depois da tempestade, continua a abençoar a vida dos membros hoje, disse Ronald Aban, gerente de autossuficiência da Missão Filipinas Tacloban.

“Os santos de Tacloban ainda lutam após quatro anos desde o tufão mais forte”, disse Aban, observando que muitos estão morando na casa construída com ajuda humanitária da Igreja. Os construtores, com treinamento, estão ficando cada vez melhores.

Recuperação

Quatro anos depois da tempestade, o casal Gemmer e Analyn Esperas está na casa construída por Gemmer por meio do programa de construção da Igreja. Eles refletem juntos sobre os milagres que veem na vida.

Analyn e o filho, Gemmer, nascida nove anos depois de sua irmã.

Além de entrar no programa de construção nos meses após a tempestade, Gemmer também aceitou o chamado de presidente dos Rapazes da ala.

Ele e Analyn participaram com os jovens de uma caravana ao templo da Cidade de Cebu Filipinas para fazer batismos. Foi a primeira vez deles no templo. Na ocasião, fizeram seus convênios e selaram sua filha a eles.

“Eu chorei muito”, disse Gemmer. “E soube que um dia estaremos com Annammer novamente.”

Por algum tempo, Analyn sentiu-se incomodado pela pergunta de um vizinho bem intencionado que perdeu seis filhos na tempestade. “O que é pior”, o vizinho perguntou, “perder um único filho ou perder muitos filhos?” A pergunta consumiu Analyn com tristeza.

Mas no templo a pergunta já não importava. Ela estava cheia de luz. A dor associada ao tufão Haiyan tinha desaparecido.

Quando o casal teve sua filha selada a eles, ela se sentiu Annammer com eles. “Não consigo explicar a felicidade”, ela disse. O templo, ela disse, “lavou os pesadelos da minha vida”.

Gemmer e Analyn Esperas também encontraram a força para pedir ao algo mais. O casal orou no templo para ser pais novamente.

Hoje

O bispo Frederick Cabe da ala Palo, estaca Filipinas Tacloban, disse: “A tempestade não será esquecida” em Tacloban. “Todos os anos há um memorial para recordá-la. São usadas velas para lembrar as pessoas o que aconteceu.”

Mas além de memoriais — o que mais chama a atenção é o local de uma sepultura em massa ou o centro de convenções. Milhares fugiram para lá e morreram. Algumas marcas da tempestade ainda permanecem. Tacloban está prosperando.

Também é difícil agora para Gemmer enfrentar a tristeza e a dor que o consumiram enquanto ele vagava depois da tempestade. No entanto, ele disse, ele não vai esquecer dela também.

Visitando Tacloban recentemente, o Élder Ulisses Soares da Presidência dos Setenta falou sobre o tufão Haiyan. “Esta adversidade e muitas outras fazem parte desta experiência mortal”, ele disse. “Precisamos ter fé para levantar depois da adversidade e confiar no Senhor.”

O casal disse que é exatamente o que eles estão tentando fazer.

Gemmer fez o treinamento do programa de construção da Igreja e ganhou um certificado. Com ele agora ele consegue sustentar a família. Ele está trabalhando em um caminhão de água como parte de um projeto do governo.

Quando Analyn voltou do templo em Cebu, as pessoas perceberam que ela estava diferente. Ela sorria mais. Os amigos, impressionados com a paz que ela havia encontrado, pesquisaram a Igreja e entraram para ela.

Ao segurar o bebê Gemmer, Analyn recentemente falou sobre a irmã dele. Ela lembrou o paro do bebê Gemmer — que deveria ser por cesariana porque o bebê errado, mas veio mais rápido do que o esperado. E ela conta as bênçãos.

“Como membros da Igreja devemos ficar felizes”, ela disse. “Porque conhecemos o evangelho e porque as famílias podem ser eternas”.

Escrito por Sarah Jane Weaver e publicado no site LDS.org.

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
buda
O que eu aprendi com os textos sagrados de Buda
viajando
5 ideias para guardar o Dia do Senhor enquanto estiver viajando

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *