fbpx

O Que Talvez Você Não Percebeu Sobre Esta Última Conferência Geral

última

Certamente esta última conferência geral foi memorável.

Pouco antes do final da última conferência geral, nosso amado apóstolo Robert D. Hales faleceu, concluindo um serviço incrível de uma vida com décadas de dedicação sincera. Ele era um homem de coragem no evangelho e sua orientação nestes últimos dias trabalhosos fará muita falta.

Isso foi mencionado ao púlpito durante a última sessão. Foi bom ver seus companheiros apóstolos, principalmente o Élder Andersen em seu discurso final, prestar  uma última homenagem a esse campeão do Evangelho. Ficou claro que eles sentiram sua morte.

Ele estava triste, mas a última sessão da conferência geral não foi interrompida.

As palavras dos profetas ainda foram proferidas. A obra ainda prosseguiu.

Isto pode parecer um acontecimento normal, mas destacou duas importantes doutrinas do evangelho que muitas vezes passam despercebidas quando importantes líderes da Igreja falecem. Essas duas doutrinas são importantes para entendermos e confiarmos que o trabalho do Senhor seguirá avante.

A Revelação Decide a Sucessão

Antes de morrer, Joseph Smith não teve a oportunidade de ensinar seus apóstolos sobre a sucessão na Igreja. Por isso, houve muita confusão sobre quem tomaria as rédeas da liderança.

Sidney Rigdon tinha algumas ideias. Após ser alienado da Igreja, ele apareceu logo após a morte de Joseph para testificar que tinha recebido uma revelação declarando que ele deveria ser o novo “guardião” da Igreja. Ele fez uma campanha dessa ideia entre os santos atônitos.

O interessante sobre a ideia de Sidney é que no papel de guardião, não haveria nenhum avanço como Igreja. Em vez disso, ele manteria a mesma Igreja que Joseph havia estabelecido até que Joseph reclamasse sua posição após sua ressurreição. Ele não só sugeriu que não haveria progressão, mas também daria a entender que Joseph era o cabeça da Igreja, não o Salvador.

Brigham Young

Muitos santos foram enganados por esse ensinamento. Brigham Young não foi um deles. Em uma reunião especial dos Doze, ele declarou o seguinte sobre as chaves da Igreja:

“Eu não me importo quem lidera a Igreja…, mas de uma coisa eu preciso saber, e isso é o que Deus diz sobre isso. Eu tenho as chaves e os meios de saber a opinião de Deus sobre o assunto. (…)

“Joseph conferiu sobre nossa cabeça todas as chaves e os poderes pertencentes ao apostolado que ele próprio detinha antes de ser levado, e nenhum homem ou grupo de homens pode ficar entre Joseph e os Doze, neste mundo ou no mundo vindouro.

“Quantas vezes Joseph disse aos doze: ‘edifiquei o alicerce e vocês deves construir daqui para a frente, pois o reino repousa nos ombros de vocês.’”

A maioria de nós conhece o resto da história sobre como Brigham Young tornou-se o próximo profeta da Igreja. Em uma Conferência Geral histórica, Brigham Young e Sidney Rigdon falaram aos santos sobre a sucessão. Os santos como um todo receberam uma visão do Senhor na qual eles viam Brigham Young como Joseph Smith. Ficou claro que ele era o sucessor.

Havia dois princípios nessa história dignos de nota:

1) Cada membro dos Doze é escolhido por revelação. 

O Salvador é a Cabeça da Igreja, não o profeta presidente. Como tal, qualquer revelação dada aos líderes da Igreja vem Dele, o que elimina a falha humana.

2) Podemos receber revelação sobre os nossos líderes. 

Nosso Pai Celestial não espera que sigamos cegamente os líderes que Ele escolhe. Quando os líderes são anunciados, somos incentivados a ajoelhar-nos em oração e perguntar a nosso Pai Celestial se eles são realmente Seus servos. Quando recebermos nossa resposta, confiaremos nas decisões deles e saberemos que estão sendo tomadas seguindo a vontade de Deus.

Quando um líder cumpre seu tempo, a sucessão não é decidida pelos outros líderes da Igreja. Nossos líderes são escolhidos pelo Salvador. Isto significa que não há confusão sobre quem recebe o manto da liderança; não há agendas políticas, campanhas ou discordância entre a liderança da Igreja. A obra vai avante.

A Obra do Senhor Avançará

A turba que matou Joseph Smith achava que a Igreja de Joseph morreria com ele.

Estavam totalmente enganados.

Foi cumprida a profecia de que a Igreja “encheria o mundo”. Cresceu de uma casa com um pequeno grupo de 6 membros reunidos para   uma igreja mundial com quase 16 milhões de membros. No início, a obra de salvação foi realizada em apenas um templo; agora, há 157 templos em funcionamento em todo o mundo.

Desde Joseph Smith, muitos profetas e apóstolos tomaram a tocha e correram com ela. Esse crescimento pode, em parte, ser por causa da divindade de suas ordenações. Estamos sendo guiados por videntes e reveladores vivos que consistentemente leva avante o Reino do Senhor e nada, nem mesmo a morte, pode impedir o progresso da obra.

O falecimento de líderes da Igreja é triste, mas não precisamos entrar em desespero. A pedra rolará sob orientação nova e inspirada. E enquanto igrejas abrem e fecham, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias continuará a encher o mundo até que o Salvador volte.

Escrito por Logan Groll e traduzido por Luciana Fiallo Alves

Fonte: mormonhub.com

Relacionado:

https://mormonsud.net/crencas/profetas/mensagem-do-elder-hales/

| Para refletir
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
mascote
Assista: Mascote da BYU Responde Desafio de Dança Feito por Outra...
halloween capelas
Por que comemorações de Halloween são permitidas nas capelas?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *