Ao ler a introdução do novo livro do Presidente Dallin H. Oaks, Learning the Great Fundamentals, fiquei surpresa ao conhecer a linha do tempo única de seu desenvolvimento espiritual. Embora tenha crescido na Igreja, ele explica que só começou um “estudo sistemático e aprofundado da doutrina” da Igreja aos 31 anos.
Isso não significa que o profeta estivesse espiritualmente distante até então. Ele frequentou o seminário quando jovem, leu o Livro de Mórmon e fez aulas de religião na Brigham Young University. Mas, por causa da Guerra da Coreia, não pôde servir missão. “A oportunidade de um aprendizado maduro do evangelho no campo missionário não foi possível para mim”, escreve ele. “Para mim, tinha que haver um caminho diferente” (ênfase adicionada).
Acho que a declaração do nosso profeta é universalmente identificável, de uma forma ou de outra, a vida surpreende todos nós. À medida que a imagem do que esperávamos para nós mesmos é substituída pela realidade, percebemos que terá de haver “um caminho diferente” e passamos a abraçar nosso desenvolvimento espiritual único.
Felizmente para nós, nada surpreende a Deus.

Deus pode abrir um caminho
Ao aprender mais sobre a vida do Presidente Oaks, percebi que Deus o ensinou de forma constante e deliberada ao longo de muitos anos. Uma série de passos progressivos ajudou a fortalecer o testemunho do jovem Presidente Oaks: ele leu Jesus, O Cristo durante seu treinamento de artilharia de campo, foi chamado como missionário de estaca e serviu como segundo conselheiro na presidência de estaca em Chicago. Tudo isso foi precedido pelas influências espirituais de sua mãe e de seus avós durante a infância.
Até mesmo sua carreira se tornou uma ferramenta para ajudá-lo a adquirir um testemunho mais profundo. O profeta explica que seguiu naturalmente o “padrão familiar” de seus estudos em direito ao iniciar um estudo mais deliberado do evangelho:
“Guiado por inspirações espirituais, busquei um conhecimento aprofundado do evangelho restaurado preparando discursos sobre diversos temas e sobre como aplicá-los em nossa vida pessoal. Isso se mostrou um poderoso incentivo para aprender e para aumentar meu amor por nosso Salvador Jesus Cristo e por Seu evangelho restaurado.”
Posteriormente, ele serviu como presidente da BYU e depois como membro do Quórum dos Doze Apóstolos.

Todos podemos deixar Cristo entrar
Essa sequência de acontecimentos na vida do profeta me faz pensar em Apocalipse 3:20, quando o Salvador diz: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele, comigo.”
O caminho espiritual do Presidente Oaks foi, de certa forma, pouco convencional, mas isso não importou, porque ele ouviu o bater do Salvador.
O que é impressionante é que o Salvador não bate apenas à porta de futuros profetas, é assim que Ele Se comunica com cada um de nós. Ele nos encontra onde estamos e gentilmente pede para entrar. E, se escolhermos abrir nosso coração, inevitavelmente chegaremos a conhecê-Lo.
Sim, o caminho pode ser diferente do que esperamos, mas a natureza surpreendente da Expiação nunca deixa de me encantar. Ela pode transformar cada parte de nossa vida e aprofundar nosso assombro diante da bondade de nosso Pai Celestial e do Salvador. Em minha própria vida, já vi desvios se tornarem destinos belíssimos, provações dolorosas se transformarem em triunfos fortalecedores e estranhos se tornarem amigos queridos.
E, por meio de todas essas experiências, meu testemunho do evangelho de Jesus Cristo apenas se fortaleceu.
Como explica o Presidente Dieter F. Uchtdorf,
“Os pontos que compõe nossas experiências na vida podem, às vezes, parecer desconexos e caóticos. Não conseguimos ver nenhuma ordem neles. Não conseguimos imaginar um propósito para eles.
Entretanto, quando vocês olham sua vida da perspectiva eterna do evangelho de Jesus Cristo, começam a ver como os pontos se ligam ao grande plano que Deus tem em mente para vocês.”
Sou grata pelo exemplo de nosso profeta, que, com fé, seguiu adiante em meio às exigências de seu país, de seus estudos e de sua carreira, e continuou confiando no caminho diferente do Senhor.
Fonte: LDS Living
Veja também
- A vida e o ministério do Presidente Dallin H. Oaks
- Como se aproximar do Salvador: 4 lições fundamentais do Presidente Oaks
- Presidente Oaks convida jovens de todo o mundo para o Instituto



