Pergunta

Sou membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias há três anos e recentemente tirei minha bênção patriarcal, na qual descobri que pertenço à tribo de Levi. Tenho a responsabilidade de me tornar bispo na Igreja? O que isso significa? Gostaria de entender melhor.

Resposta

A resposta objetiva é não. Você não tem a responsabilidade de ser bispo ou membro de um bispado, somente por ser pertencente à tribo de Levi. Essa é uma pergunta interessante! E muitas pessoas, principalmente os homens desta tribo, podem ter dúvidas sobre esse assunto. Vamos contextualizar essa pergunta e entender juntos o significado doutrinário disso. Continue conosco!

Qual é a origem da Tribo de Levi? 

As revelações antigas e modernas falam especificamente do chamado especial que o Senhor deu à tribo de Levi e aos descendentes de Aarão. Então, para conhecermos melhor a tribo de Levi e esse chamado especial, é importante entendermos primeiro a origem das doze tribos de Israel. O Senhor chamou de Israel a Jacó (antigo profeta da Bíblia), filho de Isaque e neto de Abraão, conforme relata o Velho Testamento (Gên. 32:28; 35:10).

Jacó, neto de Abraão, cujo nome foi mudado para Israel, teve doze filhos. Seus descendentes tornaram-se conhecidos como as doze tribos de Israel. São estas as doze tribos: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom (filhos de Jacó e Lia); e Naftáli (filhos de Jacó e Bilha); Gade e Aser (filhos de Jacó e Zilpa); José e Benjamim (filhos de Jacó e Raquel) (Gên. 29:30-32; 35:16-18).

Efraim e Manassés, filhos de José, posteriormente também foram chamados e contados entre as tribos de Israel (Núm. 1:34-35). “Portanto, eles foram chamados as tribos de Manassés e de Efraim.” (TJS, Gên. 48:5-6).

símbolos das12 tribos de Israel

Tribo de Levi

Levi foi o terceiro filho de Jacó e Lia (Gên. 29:34), que posteriormente se tornou o pai de uma das doze tribos de Israel. Jacó abençoou Levi e os seus descendentes, que posteriormente receberam uma designação especial de Deus: a de ministrar os santuários de Israel (Núm. 1:47-54).

“Mas tu encarrega os levitas do tabernáculo do testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e assentarão o seu acampamento ao redor do tabernáculo.” (ver. 50)

Por desígnio divino, Deus revelou a Moisés que a tribo de Levi seria responsável exclusivamente por zelar pelo tabernáculo de Israel, também conhecido como a tenda da congregação ou o templo móvel de Deus. 

“E quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e quando o tabernáculo for assentado no acampamento, os levitas o armarão (…) os levitas assentarão as suas tendas ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não haja indignação contra a congregação dos filhos de Israel, pelo que os levitas terão o encargo da guarda do tabernáculo do testemunho.” (Núm. 1:50;53)

Deus havia separado a tribo de Levi para servir no tabernáculo e ministrar aos filhos de Israel em assuntos sagrados.

Como saber se sou desta tribo? O convênio abraâmico

Para explorarmos a resposta desta pergunta, é interessante entendermos primeiro o convênio que Deus fez com Abraão, profeta do Velho Testamento, conhecido como convênio abraâmico.

O Senhor fez convênios com seu profeta Abraão, por meio dos quais todas as nações da Terra são abençoadas.

“E farei de ti uma grande nação, e abençoar-te-ei sobremaneira, e engrandecerei o teu nome entre todas as nações; e serás uma bênção para tua semente depois de ti, para que em suas mãos levem este ministério e Sacerdócio a todas as nações (…) nome; pois todos os que receberem este Evangelho serão chamados segundo o teu nome, e contados como tua semente” (Abraão 2:9-10)

E quem é a semente de Abraão? Pessoas que, pela obediência às leis e ordenanças do evangelho de Jesus Cristo, recebem as promessas e convênios feitos por Deus com Abraão. Podemos receber tais bênçãos de duas maneiras: se pertencermos literalmente à linhagem de Abraão ou se formos adotados em sua família, através da aceitação do evangelho de Jesus Cristo e do batismo (o primeiro convênio com Deus).

“Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. […] Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, logo sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” (Gálatas 3: 7,26-29)

Benção Patriarcal

Sendo fruto da semente de Abraão, literal ou por adoção, tornamo-nos herdeiros das bênçãos e promessas que Deus lhe fez e passamos a pertencer a uma das doze tribos de Israel. Descobrimos qual é a tribo a qual pertencemos por meio de uma revelação especial de Deus para nós: a bênção patriarcal

A bênção patriarcal  é uma declaração pessoal de Deus a nós, individualmente, onde Ele nos revela a nossa linhagem na casa de Israel e nos abençoa com conselhos e promessas especiais para a nossa vida. 

“Não importa se a pessoa pertence à casa de Israel por linhagem sanguínea ou adoção. Os membros da Igreja são contados como descendentes de Abraão e herdeiros de todas as promessas e bênçãos contidas no convênio abraâmico” 

Quais são as responsabilidades da Tribo de Levi?

Em Números, capítulo 18, no Velho Testamento, o Senhor revela a Aarão que tomou seus irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel para realizar o serviço da tenda da congregação

No livro de Deuteronômio, o Senhor falou ao povo por meio de Moisés: 

 “Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança em Israel; das ofertas queimadas do Senhor e da sua herança comerão. Pelo que não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhes disse.” (Deuteronômio 18:1-2)

A tribo de Levi não recebeu uma herança territorial como as outras tribos de Israel; o Senhor foi sua herança. Isso simboliza uma vida centralizada no Senhor e na Sua casa, uma vida de consagração a assuntos de natureza eterna.

“Porque o Senhor teu Deus o escolheu de todas as tuas tribos, para que esteja ali para servir no nome do Senhor, ele e seus filhos, todos os dias.” (Deut. 18:5)

Sacerdócio Aarônico ou Levítico

Aarão e seus filhos, descendentes da tribo de Levi, foram escolhidos por Deus para receber o sacerdócio aarônico e oficiar como sacerdotes, aqueles que realizavam os sacrifícios e ordenanças (rituais) no templo do Senhor. O sacerdócio aarônico também é conhecido como sacerdócio menor ou preparatório.

“A razão de ser chamado sacerdócio menor consiste em que ele é um apêndice do maior, ou seja, do Sacerdócio de Melquisedeque; e tem poder para administrar ordenanças exteriores.” (D&C 107:14)

Hoje em dia, os membros da Igreja do sexo masculino que forem dignos podem receber o Sacerdócio Aarônico a partir dos doze anos de idade. Ao cumprir seus deveres dignamente, eles agem em nome do Senhor para ajudar outros a receberem as bênçãos do evangelho.

Os ofícios do Sacerdócio Aarônico são bispo, sacerdote, mestre e diácono. Porém, há uma observação importante a ser feita no ofício de bispo referente a este sacerdócio: somente os descendentes literais de Aarão, sendo também os primogênitos de sua descendência, têm o direito de passar ao ofício de bispo, possuindo apenas o sacerdócio menor. 

Abordaremos melhor esse assunto no próximo tópico! 

Qual é a ligação entre a tribo de Levi e o chamado no bispado? 

Na época em que a revelação que se encontra em Doutrina e Convênios 68 foi recebida, Edward Partridge era o único bispo na Igreja. O Senhor então revelou:

“Daqui em diante, no devido tempo do Senhor, outros bispos serão designados na igreja, para ministrar como o primeiro;

Portanto, eles serão sumos sacerdotes dignos e serão designados pela Primeira Presidência do Sacerdócio de Melquisedeque, exceto quando forem descendentes literais de Aarão.

E se forem descendentes literais de Aarão, têm direito legal ao bispado, se forem o primogênito dentre os filhos de Aarão;

Pois o primogênito tem direito à presidência deste sacerdócio e às chaves ou autoridade do mesmo.

Nenhum homem tem direito legal a este ofício, ou a possuir as chaves deste sacerdócio, a menos que seja descendente literal e o primogênito de Aarão.” (vers. 14-18)

Os homens chamados bispos deviam ser sumo sacerdotes dignos, chamados e designados pela Primeira Presidência. Entretanto, o Senhor também revelou que os filhos primogênitos dos descendentes literais de Aarão têm o direito a esse ofício em virtude de sua linhagem, caso sejam chamados, sejam dignos e sejam ordenados pela Presidência do Sumo Sacerdócio (a Primeira Presidência) (ver: O ofício de bispo e os descendentes de Aarão).

O presidente Joseph Fielding Smith explicou que a instrução a respeito dos descendentes de Aarão nestas passagens se refere exclusivamente ao ofício do bispo presidente da Igreja:

“Isto se refere unicamente ao bispo que preside o Sacerdócio Aarônico, não tendo nada a ver com os bispos de ala. Ademais, tal pessoa tem que ser designada pela Primeira Presidência da Igreja recebendo sua (…) ordenação de suas mãos. (…) Desconhecendo-se a existência de um descendente assim, qualquer sumo sacerdote escolhido pela presidência pode exercer o ofício de bispo presidente.” (Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 1954–1956, 3 vols., volume 3, pp. 93–94).

Isto é, os descendentes literais de Aarão também precisam ser chamados e ordenados pela primeira presidência da Igreja. E esta revelação é exclusivamente referente ao bispado presidente da Igreja e não ao bispado de ala. Sendo assim, esta é “ligação especial” ou exceção que a linhagem de Aarão (descendente da tribo de Levi) tem no chamado ao bispado.

Você sabia desse contexto doutrinário? Compartilhe conosco nos comentários!

Veja também