Pergunta
Sempre tive dúvidas sobre o que é apropriado vestir para ir ao templo. Preciso usar sempre roupas de domingo? E se eu estiver de calça jeans, por exemplo — ainda posso entrar?
Resposta
Quando vamos ao templo, um lugar onde fazemos convênios sagrados com Deus e recebemos Sua orientação, entramos literalmente na casa do Senhor. O modo como nos vestimos mostra nosso recato, respeito e reverência por esse espaço. Em seu artigo “Recato: Reverência pelo Senhor”, o Élder Robert D. Hales ensinou:
“Alguns membros da Igreja talvez tenham a impressão de que o recato é uma mera tradição perpetuada pela Igreja ou um comportamento conservador e puritano. Mas o recato não é apenas cultural. É um princípio do evangelho que se aplica a todos, seja qual for a cultura ou a idade. De fato, o recato é fundamental para sermos dignos da companhia do Espírito. Ser recatado é ser humilde, e a humildade convida o Espírito a estar conosco.”
Quando entendemos o princípio do recato e o cuidado que devemos ter com as roupas que escolhemos para determinadas situações, vemos que não é apenas uma questão de aparência — é um sinal de respeito a Deus e, no caso de sua pergunta, à santidade do templo.

Quais são os padrões básicos de vestimenta para as reuniões dominicais, e por que isso influencia o que vestimos no templo?
Um artigo publicado no site da Igreja, “Significado da roupa de domingo”, explica que usar roupas modestas no domingo é parte do espírito de adoração e preparação espiritual:
“A nossa forma de vestir dá a primeira impressão que somos discípulos de Cristo, que em espírito de adoração somos mansos e puros de coração, e que desejamos verdadeiramente que o Espírito do Senhor habite diariamente conosco.”
Essa mesma atitude se estende ao templo. Quando nos vestimos com reverência no domingo a criamos o hábito de nos apresentar diante do Senhor com o devido respeito — inclusive quando estamos em Sua casa.
O recato envolve mais do que apenas cobrir o corpo. É também uma expressão de reverência e pureza. O Élder Hales explicou:
“O recato é um dos traços principais da pureza e castidade, tanto em pensamento como em atos. Assim, por guiar e influenciar nossos pensamentos, conduta e decisões, o recato é uma característica primordial do nosso caráter. Nossas vestimentas servem para muito mais do que cobrir o corpo: refletem quem somos e o que desejamos ser, tanto na mortalidade quanto na eternidade por vir.”
E acrescentou:
“Quando nos vestirmos com o intuito de chamar atenção, não convidaremos o Espírito Santo… Ao irmos à Igreja aos domingos ou ao templo, é importante que nossos trajes demonstrem que estamos preparados para adorar o Senhor e prontos mental e espiritualmente para convidar o Espírito a estar sempre conosco.”
Assim, roupas modestas não são apenas uma forma de se vestir, mas uma maneira de mostrar ao Senhor que nosso coração está voltado para Ele.

É permitido usar roupas casuais para ir ao templo?
Tecnicamente, sim — mas com cuidado e reverência. Tudo depende da situação em que você se encontra.
Talvez, você escolheu ir ao templo após o trabalho ou a faculdade porque gostaria de servir na casa do Senhor. Talvez você acabou de passar por algo muito difícil como o falecimento de um ente querido ou a perda de um emprego e busca consolo. Ou sua ida ao templo seja simplesmente para agradecer por uma conquista imediata.
Em todas essas situações você provavelmente vai estar de roupas casuais ou até com o uniforme do seu trabalho. Então, está tudo bem ir ao templo sem estar com a sua “melhor roupa de domingo”.
O Irmão David S. King, que serviu como presidente do Templo de Washington D.C. compartilhou:
“Assim que um frequentador chega ao templo com fé sincera e uma recomendação válida, os oficiantes do templo não devem julgar a dignidade dessa pessoa nem a adequação de suas roupas ou aparência. Uma vestimenta que possa parecer inadequada para aqueles de gosto mais tradicional não é motivo para negar a entrada no templo. Todo membro fiel, independentemente de suas roupas ou aparência, tem direito a uma experiência satisfatória no templo.”
Portanto, os oficiantes do templo não vão corrigir a maneira como alguém escolheu se vestir para ir ao templo. Essa é uma decisão pessoal e que está ligada à situação em que você decide ir e ao respeito que você tem pelo Senhor. O jeito como você escolhe se vestir representa exatamente como você se sente sobre o templo e sobre Deus. Como o Élder Hales ensinou:
“Quando vamos à Igreja ou ao templo, é importante que nossos trajes demonstrem que estamos preparados para adorar o Senhor e prontos mental e espiritualmente para convidar o Espírito a estar sempre conosco.”

Conclusão
As roupas que usamos para ir ao templo expressam nosso desejo de honrar o Senhor e nos preparar espiritualmente para estar em Sua presença. O recato, a reverência e o respeito são princípios eternos, e quando os aplicamos, mostramos a Deus que nosso coração está pronto para aprender, servir e ser abençoado em Sua casa.
Então, sim. Você pode ir de calça jeans e outras roupas casuais ao templo, se a situação em que você se encontra é a melhor forma de estar na casa do Senhor.
Mas se você tem um tempo de preparação, busque estar em suas melhores roupas de domingo. E lembre-se de que não se trata de roupas ou sapatos caros, mas da reverência e do cuidado com que você se prepara para encontrar o Senhor em Sua casa.
Veja também
- Templos da Igreja de Jesus Cristo chegam a 382 no mundo; veja os novos mapas
- Templos e capelas da Igreja de Jesus Cristo: existe diferença?