O Tabernáculo de Salt Lake, um dos edifícios mais icônicos da Praça do Templo em Salt Lake City, foi formalmente dedicado há 150 anos, em 9 de outubro de 1875.

Muito antes disso, porém, ele já servia como ponto de encontro para os santos dos últimos dias. As conferências gerais começaram a ser realizadas ali em 1867, oito anos antes da dedicação oficial feita pelo então élder John Taylor, do Quórum dos Doze Apóstolos — que mais tarde se tornaria presidente da Igreja (de 1880 até sua morte, em 1887).

Na oração dedicatória, ele consagrou o edifício “para os propósitos de louvor, ação de graças e adoração ao Altíssimo Deus” (Deseret News, 20 de outubro de 1875).

Imagem antiga do tabernáculo de Salt Lake

De simples abrigo a um grande tabernáculo

Desde a organização da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em 1830, membros e amigos da fé reuniram-se em locais muito variados: cabanas, lojas, clareiras de árvores, espaços ao ar livre e, mais tarde, nos templos de Kirtland e Nauvoo. Quando chegaram a Salt Lake City em 1847, o profeta Brigham Young convidou os pioneiros a construírem um local apropriado para grandes reuniões.

Primeiro, foi erguido um abrigo simples feito de troncos e galhos, para proteger os participantes do sol. Depois vieram outras estruturas provisórias até que surgiu um espaço mais permanente, chamado de Velho Tabernáculo, no canto sudoeste da Praça do Templo. Ao lado dele, começou-se a construir um tabernáculo maior e com uma imponente cúpula — o edifício que conhecemos hoje.

Interior do Tabernáculo de Salt Lake

Um palco para história, fé e cultura

Durante mais de um século, o Tabernáculo foi palco não apenas de conferências gerais (de 1867 até 2000, quando o Centro de Conferências foi inaugurado), mas também de reuniões da Igreja, eventos comunitários, concertos e apresentações públicas.

Um dos detalhes mais impressionantes do Tabernáculo é sua acústica única: uma gota de alfinete pode ser ouvida com clareza a 52 metros de distância — sem qualquer amplificação eletrônica.

Doze presidentes dos Estados Unidos já discursaram em seu púlpito, além de personalidades como a sufragista Susan B. Anthony, o aviador transatlântico Charles Lindbergh, a educadora e ativista Helen Keller e muitas outras figuras de destaque.

Hoje, o local abriga os ensaios e gravações do Coro e Orquestra do Tabernáculo da Praça do Templo, incluindo a transmissão semanal do programa Music & the Spoken Word. Também acontecem ali recitais diários de órgão e concertos especiais.

Fonte: Church News

Ver também