Graças às doações feitas por meio da iniciativa Máquinas de Doação da campanha Seja a Luz do Mundo, meninas e mulheres no Nepal estão recebendo educação sobre saúde menstrual, kits reutilizáveis e, acima de tudo, esperança e dignidade.
Em algumas regiões do país, tradições como o chhaupadi ainda isolam meninas durante o período menstrual. Nessa tradição, elas são consideradas impuras durante seu período menstrual e ficam isoladas em pequenos abrigos afastados de suas casas.

Apesar de ser uma prática ilegal, muitas jovens ainda sofrem com esse estigma, o que impacta a autoestima, a educação e até a permanência escolar.
Com o apoio da organização não governamental Days for Girls, financiada pelas doações da campanha, mulheres recebem não apenas os kits de higiene, mas também aulas que explicam o ciclo menstrual e derrubam tabus.

Tiffany Larson, CEO da ONG, destacou que meninas podem menstruar cerca de 3.000 dias ao longo da vida e não deveriam ser privadas de participar da família, da escola e da comunidade durante esse tempo.
Essas mudanças já começam a ser sentidas em várias famílias. Jovens relatam que não são mais obrigadas a ficar fora de casa e que se sentem mais confiantes. Uma delas resumiu o impacto do projeto: agora, em vez de medo, sente orgulho de ser mulher.

A diretora da Days for Girls Nepal, Maya Kahitu, reforça esse poder de transformação:
“Se dermos a elas educação e os produtos de que precisam, isso vai mudar muita coisa. Com abertura e acesso, vidas — e até a nação inteira — podem ser transformadas.”
Fonte: Church News
Veja também
- Milagre em Moriba Town: 120 batismos em um dia
- Devocional mundial para os Jovens com o Presidente Holland



