Na quinta-feira, 31 de julho de 2025, o projeto nacional Árvores para Alimentação foi lançado em Kisumu, Quênia, com a doação de 20.000 mudas de manga, abacate e laranja. Nacionalmente, a Igreja doará 120 mil árvores frutíferas. Os condados de toda a Quênia as plantarão para fornecer alimentos e renda aos beneficiários e melhorar o meio ambiente.
O comissário do condado de Kisumu, Benson Leparmorijo, presidiu o evento. Também estavam presentes o Élder George Munene, Setenta de Área; o Presidente do Distrito de Kisumu, Peter Okeno Akal; o Primeiro Conselheiro na Presidência da Missão Oeste de Nairóbi, Kennedy Okila Angalwa; Denis Mukasa, Gerente Humanitário da Área Central da África; Tim Wanynoni e Ronald Kivi, líderes de comunicação do Conselho Correlato do Quênia; e missionários de comunicação da área.

Um divisor de águas
“Este é um projeto nacional de plantio de árvores frutíferas, e estamos orgulhosos de começar em Kisumu”, disse o Élder Munene.
“As árvores frutíferas são vitais, não apenas para atender às necessidades nutricionais, mas também para criar oportunidades de geração de renda e restaurar nossos ecossistemas naturais.”
O Comissário Benson Leparmorijo aceitou a iniciativa, chamando-a de um ato oportuno de boa vontade. Ele compartilhou:
“Um dos principais obstáculos para atingir nossas metas nacionais e municipais de plantio de árvores tem sido o acesso a mudas e espaço para o desenvolvimento de viveiros. Essa doação é um divisor de águas”.
O comissário também explicou que já alocou as mudas para várias partes interessadas, incluindo seu escritório. Também distibuiu para o Serviço Florestal do Quênia (KFS), o Serviço Nacional da Juventude, as Prisões do Quênia, o Governo do Condado, o Centro Ecumênico de Justiça e o Conselho Inter-religioso.

A importância da doação da Igreja no Quênia
O Conservador do Serviço Florestal do Quênia (KFS) no Condado de Kisumu, Vitalis Osodo, observou que Kisumu atualmente produz poucas mudas para atingir as metas estabelecidas no programa nacional de 15 bilhões de árvores.”Devemos produzir pelo menos 9,1 milhões de mudas por ano, mas não temos capacidade para isso”, disse ele.
“É por isso que esse tipo de apoio de parceiros como a Igreja é tão importante. Ele aumenta nossa produção e nos ajuda a chegar mais perto de nossas metas.”
Osodo também disse que a KFS, junto com outras agências, plantará e monitorará adequadamente as mudas doadas.
O membro do Comitê Executivo do Condado de Kisumu (CECM) para Agricultura, Kenneth Onyango, disse que a iniciativa se encaixa bem na estratégia em andamento do condado para promover a fruticultura:
“Isso está perfeitamente sincronizado com nossa visão. Há apenas duas semanas, recebemos 5.000 mudas do governo nacional. Com essa nova doação, estamos mais determinados a promover o cultivo de árvores frutíferas, tanto para a nutrição quanto para a geração de renda”.
Com gratidão, ele também garantiu à Igreja que o condado mobilizaria grupos comunitários, escolas e agentes de extensão para plantar as árvores em locais adequados e cuidar bem delas.
Fonte: Newsroom – Quênia
Veja também
- Santos em Lesoto homenageiam vítimas de acidente trágico
- Élder Soares dedica primeiro templo na África Oriental
- Presidente Holland lidera o desfile do Dia dos Pioneiros