Atualização – 18 de setembro de 2025
A atualização contínua do hinário “Hinos—Para o Lar e a Igreja” de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recebeu um novo acréscimo. Doze hinos foram adicionados à coleção em inglês, espanhol, português e francês, e já estão disponíveis na Biblioteca de Música da Igreja e no aplicativo Biblioteca do Evangelho.
Entre os destaques está A Ti oramos, Pai Celeste, cuja letra foi escrita pelo presidente Russell M. Nelson. O hino foi publicado originalmente na revista Ensign em 2003 e já foi apresentado em conferências gerais, incluindo outubro de 2018 e abril de 2022.
“É uma canção muito especial e sagrada, que fala sobre nós e Deus. É uma bela representação de nosso relacionamento”, disse Emily Winters, 18 anos, que participa das gravações em inglês desta nova leva de hinos.
Os 12 hinos acrescentados nesta fase são:
- 1042. Bondoso Deus, que nos conduz
- 1043. Faz-nos lembrar
- 1044. Cristo a todos ministrou
- 1045. “Vinde a Mim”, diz Jesus
- 1046. Há no céu muitas estrelas
- 1047. Ele me conhece bem
- 1048. A Ti oramos, Pai Celeste
- 1049. Posso orar como Joseph orou
- 1050. Oh, que estejas junto a mim
- 1051. Senhor, oh, que dia bom!
- 1208. Ao mundo proclamai
- 1209. Bebezinho no presépio
Com esse lançamento, a coleção já reúne 60 hinos nos quatro idiomas principais. A liderança da Igreja incentiva que membros e congregações incorporem essas músicas tanto na adoração em casa quanto nos serviços religiosos.
O Élder Matthew L. Carpenter, dos Setenta, que atua como conselheiro do comitê do novo hinário, destacou o propósito espiritual dessa adição:
“Esperamos que, ao cantar esses hinos, as pessoas sintam-se mais próximas de Jesus Cristo. Ao se familiarizarem com eles, lembrarão dessas músicas por toda a vida e, assim, sentirão que estão mais próximas do Salvador”.
A nova seleção também reforça a natureza global da coleção. “Vinde a Mim”, diz Jesus vem do atual hinário em língua tonganesa; Há no céu muitas estrelas é uma canção infantil tradicional alemã; já Oh, que estejas junto a mim e Ao mundo proclamai são espirituais afro-americanos conhecidos e apreciados por cristãos no mundo todo.
Atualização – 12 de junho de 2025
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou a adição de 11 novos hinos à coletânea “Hinos—Para o Lar e a Igreja”. Atualmente, as músicas estão disponíveis em inglês, espanhol, português e francês nas bibliotecas digitais da Igreja e no aplicativo Sacred Music.
Com essa atualização, a princípio, a coletânea passa a contar com 48 novos hinos. Assim sendo, os novos títulos são:
- 1032. Buscai a Cristo
- 1033. Oh, que grande alegria é servir
- 1034. Pioneiros como eu
- 1035. Neste Dia do Senhor
- 1036. O Livro de Mórmon vou ler
- 1037. Vou viver para a Deus servir
- 1038. O meu Senhor é meu Pastor
- 1039. Porque
- 1040. Sua voz a soar
- 1041. Meu coração é Teu, Jesus
- 1207. Noite de Paz
O Élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, afirmou que este é “um novo e maravilhoso dia” para a música na Igreja. “Esperamos que todos aproveitem esses novos hinos e que, com o tempo, eles se tornem os favoritos de muitos.”
Além disso, alguns dos hinos têm histórias marcantes. “Oh, que grande alegria é servir” foi originalmente composto por um missionário mexicano e agora será disponibilizado em outros idiomas. Por outro lado, “Sua voz a soar” é um clássico frequentemente interpretado pelo Coro do Tabernáculo. Da mesma forma “Vou viver para a Deus servir”, em estilo gospel, apareceu em uma transmissão especial em 2022.
Assim, a liderança da Igreja incentiva o uso imediato dos novos hinos em reuniões e no lar. “Famílias e congregações do mundo inteiro devem começar a utilizá-los já”, reforçou Elder Renlund.
Veja também: O novo hinário terá cerca de 375 hinos: Saiba sobre seu lançamento em 2027

15 novos hinos são adicionados – 12 de fevereiro de 2025
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou a adição de 15 novos hinos à sua coleção global, “Hinos—Para o Lar e a Igreja”, disponíveis a partir de quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025. Esses hinos estarão acessíveis na Biblioteca de Música online, no aplicativo Biblioteca do Evangelho e no aplicativo Música da Igreja, em inglês, espanhol, português e francês, dentro das próximas 24 horas.
Os 15 novos hinos são:
- 1019. Desejo me tornar como Cristo
- 1020. O Salvador ternamente nos chama
- 1021. Que Cristo me ama eu sei
- 1022. Fé a Cada Passo
- 1023. Firme nas promessas
- 1024. Tenho fé em Jesus, meu Senhor
- 1025. Consagro meu coração em retidão
- 1026. Lugares santos
- 1027. Ao virmos, hoje, adorar
- 1028. Tenho uma luz em mim
- 1029. Muitas bênçãos recebo
- 1030. Tão perto ao orar
- 1031. Ó, vinde, ouvi a voz divina
- 1205. Na Páscoa do Senhor
- 1206. Você viu?
Esta atualização inclui músicas recém-submetidas, canções de outras tradições cristãs e hinos que anteriormente estavam disponíveis apenas em um pequeno número de idiomas. Com essa adição, o número total de hinos no novo hinário global chega a 37.
Novas músicas a caminho
A saber, novas músicas continuarão a ser publicadas a cada poucos meses, até o lançamento completo do hinário em formatos impressos e digitais. Enquanto isso, indivíduos, famílias e congregações da Igreja são incentivados a utilizar esses novos hinos em reuniões e em casa.
Por exemplo, o hino “Fé em Cada Passo” foi composto para comemorar o 150º aniversário da entrada dos pioneiros Santos dos Últimos Dias no Vale do Lago Salgado. Foi impresso pela primeira vez nas revistas da Igreja em 1997 e utilizado durante as celebrações do sesquicentenário dos pioneiros.
Anteriormente, estava incluído nos hinários croata, tcheco, estoniano, húngaro e romeno, até ser adicionado ao “Hinos—Para o Lar e a Igreja”.
Outra adição familiar é a canção infantil “Sei que Meu Salvador Me Ama”, publicada originalmente na revista “O Amigo” em 2002. Desde então, tem sido utilizada com crianças na Primária e em conferências gerais.

Um hinário global
A criação de um hinário global requer um processo extenso chamado transcriação, que envolve equipes de linguistas profissionais, poetas, músicos e membros talentosos da Igreja. Portanto, o objetivo é garantir que os hinos ressoem cultural e linguisticamente com as comunidades que os receberão, mantendo a essência espiritual universal das músicas.
Assim, o Élder Matthew L. Carpenter, dos Setenta, conselheiro do hinário, afirmou, posteriormente, que os esforços de transcriação são uma parte importante da expansão do reino de Deus na Terra.
A utilização de música sacra sempre foi uma parte importante da adoração na Igreja. Além disso, a nova coleção de hinos, recursos de apoio “Sobre os Hinos” estarão disponíveis para cada hino lançado, incluindo uma breve história da canção, escrituras e princípios relacionados, perguntas para reflexão e links para tópicos do evangelho e guias de estudo.
Desse modo, esses recursos conectam os hinos à doutrina da Igreja de Jesus Cristo e auxiliam em seu uso na Igreja e em casa.
Em conclusão, a irmã Kayla Decker, gerente de tradução do novo hinário, destacou que a orientação divina na criação do novo hinário é uma evidência do amor de Deus por Seus filhos.
“A ênfase está em transcriar para a linguagem do coração das pessoas e garantir que elas possam acessar as mensagens-chave do evangelho de uma maneira que realmente ressoe para elas, em uma linguagem e meio que serão verdadeiramente poderosos. A essência do que [Deus] quer que Seus filhos saibam é que Ele os ama, que Ele é real, e aprender maneiras de se achegar a Ele.”
Fonte: Newsroom
Veja também
- Hino do novo hinário foi escrito em uma prisão
- Ouça a música tema dos Jovens de 2025 em português
- Novos hinos adicionados à coleção “Hinos – Para o Lar e para a Igreja”