Falecimento do Élder Bruce D. Porter

O Élder Bruce D. Porter, Setenta Autoridade Geral, morreu de infecção pulmonar na quarta-feira, disse um porta-voz da Igreja SUD na quinta-feira. Ele tinha 64 anos.

O Élder Porter foi apoiado como Setenta Autoridade Geral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 1 de abril de 1995 e continuava a servir na sede da igreja na época de sua morte.

“Estamos profundamente entristecidos ao anunciar que o Élder Bruce D. Porter dos Setenta morreu em sua casa na noite passada, cercado por sua família. O Élder Porter, de 64 anos, sucumbiu a uma infecção pulmonar que se desenvolveu nas últimas semanas. Serviu como Presidente da Área Leste da Europa “, disse Eric Hawkins, porta-voz da Igreja SUD.

“Nossa gratidão, pensamentos e orações estão com sua esposa, Susan, e sua família, e estamos profundamente gratos pelo valente serviço que ele ofereceu até o fim de sua vida.

Élder Porter nasceu em Albuquerque, Novo México, em 18 de setembro de 1952.

Quando jovem, o Élder Porter desenvolveu sua fé e testemunho do evangelho enquanto fazia visitas de mestre familiar com seu pai, de acordo com um artigo da Liahona de 1995 (link em inglês).

“Às vezes tínhamos que viajar para muito longe, então tínhamos muito tempo para conversar”, disse o Élder Porter no artigo. “Nossas conversas sobre o evangelho tiveram um grande impacto sobre mim.”

Seu testemunho aprofundou-se como um missionário de tempo integral em Düsseldorf, Alemanha, onde ambos os seus presidentes de missão serviram no mesmo país europeu durante a Segunda Guerra Mundial. Um era um prisioneiro de guerra na Rússia. O Élder Porter ficou tão fascinado com suas experiências que decidiu estudar cultura e política russa quando voltou para casa.

Enquanto frequentava a Brigham Young University, Porter conheceu Susan Elizabeth Holland em uma aula de religião. Eles se casaram no Templo de Washington em 2 de fevereiro de 1977 e se tornaram pais de quatro filhos.

“Desde o dia em que nos casamos”, disse a Irmã Porter no artigo da Liahona, “eu era sua primeira prioridade na vida, depois do Senhor, e por isso desfrutamos de uma estreita companhia e amizade”.

Elder Porter passou um verão vivendo na Rússia como estudante de intercâmbio e continuou seus estudos na Universidade de Harvard, onde recebeu um doutorado em ciências políticas enfatizando assuntos russos. Ele assumiu o cargo de diretor executivo do Conselho dos Estados Unidos para a Transmissão Internacional; Analista da Northrop Corporation; Um funcionário do Comitê de Serviços Armados do Senado dos EUA e professor de ciência política na BYU.

Élder Porter é autor de vários livros sobre temas relacionados com assuntos russos e a fé SUD.

Antes de sua chamada como uma autoridade geral, o Élder Porter serviu em várias posições de liderança na Igreja SUD. Serviu como presidente de ramo na Alemanha, bispo na Virgínia e mais tarde como conselheiro em uma presidência de estaca na BYU.

Como uma autoridade geral, o Élder Porter serviu na Presidência da Área de Salt Lake City, no Oriente Médio Middle Oeste / África Norte, como diretor executivo do Departamento de Correlação e como presidente da Área Europa Leste.

Na conferência geral de outubro de 1995, o Élder Porter falou da oportunidade que teve de visitar Jerusalém pouco antes do Natal.

“As ruas estavam frias e tristes, havia uma tensão política no ar”, disse o Élder Porter. “No entanto, a paz encheu meu coração ao conhecer a cidade que Ele tanto amava, o próprio lugar de seu sacrifício eterno, saber que aqui havia vivido Aquele que era O Salvador de toda a humanidade”.

Num devocional da BYU em 2012, o Élder Porter prestou um testemunho sobre orações respondidas, descrevendo uma experiência pessoal em que ele foi abençoado para encontrar um quarto de hotel acessível, vago durante a temporada turística ocupada em Paris.

“Eu tenho refletido sobre essa experiência muitas vezes. Eu não era ninguém importante – apenas uma das dezenas de milhares de estudantes que viajavam pela Europa naquele Verão. O Senhor poderia ter dito, ‘Você se meteu nisto, você pode sair dessa sozinho. Suponho que eu poderia ter dormido na estação de trem ou ter andado pelas ruas a noite toda, mas, em vez disso, como um Pai amoroso, Ele me levou a um lugar de refúgio quando eu procurei em humilde oração”, disse o Élder Porter. “Testifico que ele vai abençoar e ser misericordioso com você quando você O procurar em oração.”

Na conferência geral de abril de 2013, o Élder Porter incentivou os membros da igreja a serem otimistas em todas as circunstâncias, lembrando o alegre exemplo de um companheiro de quarto de faculdade que foi encontrado cantando uma canção feliz em uma manhã de inverno escura, fria e triste em sua palestra “Belas Manhãs“.

“Nos anos que se seguiram, aquela límpida voz em meio a uma tempestade tenebrosa, tornou-se para mim um símbolo do que significa ter fé e esperança. Mesmo em um mundo cada vez mais tenebroso, nós, como santos dos últimos dias, podemos cantar com alegria, sabendo que os poderes do céu estão com a Igreja e o povo de Deus.”.

O Élder Porter deixou sua esposa e seus quatro filhos. Os arranjos funerários ainda estão pendentes.

Artigo escrito por Trent Toone no site DeseretNews.com. Traduzido por Esdras Kutomi.