ANTES DE ADENTRAMOS NO ASSUNTO: A POSIÇÃO DE JOSEPH SMITH NO PLANO DE DEUS
O profeta Joseph Smith é o vidente e revelador destes últimos dias. Sua posição é particular e incomparável – portanto, difere de todos os profetas que anteriores e posteriores. Mesmo possuindo, os sucessores de Joseph Smith na Presidência da Igreja, as mesmas chaves do sacerdócio necessárias para conduzir o Reino de Deus na Terra, há, ainda, algo que o destaca dos demais.
Joseph Smith preside a derradeira dispensação (mesmo do outro lado do véu!). O Senhor garantiu que Joseph Smith teria as chaves desta era final e que elas não lhe seriam tiradas até o retorno do Messias (D&C 112:15).
O papel de Joseph Smith não pode ser compreendido com um estudo superficial. É preciso ler e ponderar as escrituras – e fazer perguntas espirituais com a fé de se obter respostas espirituais.
Joseph , sem dúvida, não compreendeu a extensão e gloria de seu chamado na ocasião da Primeira Visão, em 1820, com 14 para 15 anos. Ele desenvolveu-se “linha sobre linha, preceito sobre preceito”. Evidentemente isso aconteceu numa velocidade extraordinária. Um exemplo disso se vê na capacidade de traduzir escritos antigos. enquanto que, para traduzir uma parte das placas de ouro (que vieram a se tornar o Livro de Mórmon), Joseph precisou recorrer ao Urim e Tumim; para traduzir o Livro de Moisés ele aparentemente não precisou de nenhum auxílio externo, tão familiarizado já estava com o Espírito de revelação.
A PERGUNTA DO PROFETA E O CONTEXTO HISTÓRICO
Essa introdução é relevante para compreender o motivo pelo qual Joseph foi suficientemente ousado para perguntar ao Senhor sobre sua Segunda Vinda, já que o mesmo dissera, na época do Novo Testamento que “daquele dia e hora [de Seu Retorno à Terra] ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.” (Mateus 24:36). Joseph sentia-se seguro em perguntar qualquer coisa ao Senhor, pois algum tempo antes Jesus lhe chamara de amigo (D&C 84:77) e lhe prometera “revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento, para que conheças os mistérios e as coisas pacíficas — aquilo que traz alegria, que traz vida eterna.” (D&C 42:61)
“Em 2 de abril de 1843, o Profeta Joseph assistiu a uma reunião em que Orson Hyde discursou, falando sobre a vinda do Salvador, e disse: ‘Quando ele aparecer, seremos semelhantes a ele etc. Ele virá em um cavalo branco, como um guerreiro, e talvez tenhamos um pouco desse mesmo espírito. Nosso Deus é um guerreiro. É um privilégio termos o Pai e o Filho habitando em nosso coração.’ (…) “Na hora do jantar, o Profeta chamou a atenção de Orson Hyde àquelas declarações, e disse que gostaria de corrigir alguns fatos. Orson Hyde respondeu que seria grato se ele o fizesse, diante do que Joseph lhe deu alguns esclarecimentos contidos nestes parágrafos (ver os versículo 1-17), primeiro em particular, e depois na reunião.” (Smith and Sjodahl, Commentary, pg. 812-813, e Manual do Aluno do Instituto – Curso de Doutrina e Convênios, pg. 321)
Mais tarde, na mesma noite, depois da reunião, o Profeta respondeu a algumas perguntas e deu instruções adicionais acerca de Doutrina e Convênios 130:18-23. Esta seção contém importantes itens de instrução e verdades doutrinárias que Joseph Smith aprendeu de Deus por revelação.
Alguns dos mais curiosos versículos desta Seção são:
Certa vez eu estava orando fervorosamente para saber o tempo da vinda do Filho do Homem, quando ouvi uma voz dizer o seguinte:Joseph, meu filho, se viveres até a idade de oitenta e cinco anos, verás a face do Filho do Homem; portanto, que isto seja suficiente e não me importunes mais com esse assunto.Assim fiquei sem poder decidir se essa vinda se referia ao início do milênio ou a alguma aparição prévia, ou ainda, se eu haveria de morrer e assim ver-lhe a face.Creio que a vinda do Filho do Homem não será antes desse tempo. (D&C 103:14-17)
Vamos analisá-los.
Joseph Smith sabia que a Segunda Vinda de Jesus Cristo estava próxima. Centenas de passagens de Doutrina e Convênios – um compendio de revelações recebidas, na maioria dos casos, por Joseph Smith, diziam que a vinda do Senhor estava perto, mesmo às portas (D&C 110:16, ver também D&C 33:18, 41:4, 49:28, 87:8, 88:126, 99:5).
Na época de Joseph muitas pessoas diziam que Jesus voltaria iminentemente. Alguns até profetizavam a data exata de seu retorno. Joseph certamente estava intrigado com isso. Ele desejava que Sião fosse plenamente estabelecida e que Cristo voltasse para reinar, o que daria fim as duras perseguições que os santos enfrentavam.
Então “certa vez” ele orou. Mas orou fervorosamente. Ai esta um tipo de fé que se assemelha ao do irmão de Jarede, no sentido de que a vontade do pedinte é revestida de um poder tal, que o Senhor é impelido a responder (ver Éter 3)
A resposta carinhosa do Senhor fica evidente logo na primeira palavra: “Joseph”. O Senhor o conhecia pelo nome. E em seguida: “meu filho” – há amor intrínseco na resposta.
“Se viveres…” Se é uma palavra condicional. Se Joseph vivesse. Se ele continuasse na mortalidade. Isso, claramente, poderia não acontecer. O Senhor não disse quando Joseph atingisse a idade de 85 anos, mas se atingisse tal idade… Então, se isso acontecesse, ele veria a face do Salvador.
A parte final da resposta: “que isto seja suficiente e não me importunes mais com esse assunto“, deve ter sido um lembrete amoroso de que alguns mistérios não pertencem aos homens, mesmo para os profetas. Joseph confessa que ficou “sem poder decidir se essa vinda se referia ao início do milênio ou a alguma aparição prévia, ou ainda, se eu haveria de morrer e assim ver-lhe a face.” Mas concluiu que a Segunda Vinda não seria antes deste tempo.
Se o Salvador tivesse voltado no ano em que Joseph completasse 85 anos, Ele o faria em 1890. Evidentemente o Senhor não voltou nesta data, nem mesmo Joseph viveu até o ano de 1890, já que foi injusta e brutalmente assassinado em 1844.
Joseph Smith não tinha a pretensão de ser considerado um homem perfeito e um vidente inigualável. Tanto, que era sincero ao dizer quando não sabia das coisas. Em sua pureza, o profeta perguntou quando seria a Segunda Vinda e o Senhor lhe deu uma resposta, ainda que não clara, claramente amorosa: “meu filho este é um mistério que não irei te revelar, mas se você viver alguns anos a mais vai me ver… Não fique preocupado com esse assunto.”
Vemos, nas escrituras, outros profetas que expressam o limite de seu conhecimento (por exemplo: Alma 7:8, 37:11)
O Salvador voltará a Terra, mas nosso encontro com Ele pode se dar antes deste grande Advento: todos podemos ser dignos da bênção de ver sua face na mortalidade (D&C 93:1) ou de vê-lo após a morte. Seja como for, aquele e dia e hora, pertencem ao Senhor apenas.
Um último ponto. Embora Joseph tenha registrado essa revelação em 1842, é provavel que a tenha recebido antes desta data. Talvez, essa pergunta, um tanto inocente e despretensiosa, tivesse sido feita no inicio de seu ministério, quando ele ainda estava aprendendo sobre seu papel e a importância de fazer as perguntas certas. E o profeta lembrou da mesma na ocasião em que Orson Hyde pregava, e decidiu utilizá-la, para ensinar os santos.
CONCLUSÃO
Joseph Smith, o vidente dos últimos dias, não recebeu uma revelação especifica sobre quando Cristo retornaria. Nem mesmo, nenhum de seus sucessores na Presidência da Igreja afirmou uma data limite para o retorno do Senhor. Todavia, todos, sem exceção, garantiram que o Senhor em breve voltará e repetiram as escrituras de que Ele depressa virá.
Talvez a lição mais importante que Joseph tenha nos deixado com esta passagem esta em outra seção: “Em verdade, em verdade vos digo: Vós sois criancinhas e ainda não compreendestes quão grandiosas são as bênçãos que o Pai tem nas mãos e preparou para vós; E não podeis suportar tudo agora; contudo, tende bom ânimo, porque eu vos guiarei. Vosso é o reino e são vossas as suas bênçãos e são vossas as riquezas da eternidade. E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais. Portanto, fazei as coisas que vos mandei, diz vosso Redentor, sim, o Filho Amã, que prepara todas as coisas antes de vos arrebatar; Pois vós sois a igreja do Primogênito; e ele vos arrebatará numa nuvem e determinará a cada homem sua porção. E aquele que for um mordomo prudente e fiel herdará todas as coisas. Amém.” (D&C 78:17-22)
Este texto, que foi levemente modificado, foi originalmente publicado no blog Teologia Mórmon.
3.5
5
Vamos analisar com essa citação: Joseph confessa que ficou “sem poder decidir se essa vinda se referia ao início do milênio ou a alguma aparição prévia, ou ainda, se eu haveria de morrer e assim ver-lhe a face.” Mas concluiu que a Segunda Vinda não seria antes deste tempo.
Então prova que Joseph nunca viu Deus o pai e nem o Filho, e que a primeira visão não existiu?
Na verdade, também pensei sobre isso, mas depois de ponderar e ver novamente a escritura em questão, apenas vi que ele falava de outra grande oportunidade de ver o Salvador face-à-face, mas que isso não ocorreria antes do tempo determinado.
2.5
3
A vinda do Senhor , de acordo com as profecias, está prevista para ocorrer dentro do período de 2060 a 2080.Só que haverá uma preparação prévia da Terra para esse evento.Essa preparação já está sendo esboçada.Vou comentar aqui somente os eventos principais que irão ocorrer , em sua ordem cronológica: Já nasceu o homem que irá unir os países muçulmanos em uma guerra contra as nações cristãs.Será ,inicialmente uma guerra convencional que deverá durar entre 10 e 20 anos com todas suas consequências.Quando todos os recursos das nações para guerra convencional serem exauridos, haverá a “infelizmente inevitável” guerra nuclear.Bilhões de pessoas morrerão.No auge dessa guerra será cumprida aquela parte da profecia do Senhor no monte das oliveiras que diz: “E os poderes dos céus serão abalados e a terra cambaleará de um lado para outro” Os poderes dos céus que serão abalados não são os poderes do Reino Celestial, (esses são inabaláveis) , mas sim os poderes (forças magnéticas) que mantêm a terra e a lua na distância e órbitas corretas.Nessa ocasião estará sendo cumprida o que o Senhor profetizou na mesma ocasião: “E o coração dos homens falhará com medo do bramido do mar” pois a Lua se aproximará excessivamente da terra atraindo consigo as marés dos oceanos sobre os continentes com altura de centenas de metros, causando um estrondo contínuo aterrador. Milhares e milhares de cidades do mundo todo ficarão literalmente no fundo do mar.Bilhões de pessoas morrerão. Simultaneamente a esse evento , os continentes e todas as ilhas da terra estarão sendo movidos para o hemisfério norte para a mesma posição que ocupavam antes do dilúvio, em preparação para a vinda do Senhor para que se cumpra a sua profecia que diz: “Todo o olho o verá” (sua vinda será vista vindo do norte da Terra).Paralelamente , nesse período que antecede imediatamente a sua chegada ,estará sendo cumprida a sua profecia que diz: “e todas as coisas estarão em confusão”. Tudo o que conhecemos de tecnologia atualmente não existirão.Não haverá comunicação possivel entre as nações e nem entre as cidades que restaram.Não haverá energia elétrica ,em consequência tudo o que depende dela será obsoleto.Imediatamente antes da vinda das Autoridades (Deus o Pai e Jesús Cristo o Filho ,juntamente com as hostes Celestiais , a Terra e a Lua serão colocadas em suas órbitas corretas. Aí é a vinda do Senhor. PRESTEM ATENÇÃO! De acordo com as profecias, TODAS essas coisas deverão acontecer no decorrer de uma geração (entre 60 e 80 anos) e essa geração é a que iniciou no ano 2000.(Mateus Capitulo 24). Neste comen-
tário não mencionei fatos e situações que estarão ocorrendo nesse período devido ao tamanho
excessivo que ficaria. Porém, em Mateus capítulo 24 o Senhor nos diz em detalhes essas coisas.
Essas contagens e prazos são inteiramente especulativos e não podem ser provados pelas escrituras. Mas sua opinião é relevante e agradeço o comentário.
Tenho testemunhado o suficiente que o Senhor não se prende a intervalos de tempo definido… Se ele desejar o tempo pode ser abreviado a seu intendimento… a tentativa de nortear a ocasião da 2ª vinda é inútil… a destruição maciça dos iníquos aparentemente não será por mão humana… e sim divina… Se fosse assim pq haveria o cerco de jerusalém na guerra de gogue e magogue… um mundo cambaleante e incomunicável tentando destruir um nação em um mundo destruído… com um grande exército… não faz sentido…
Acredito que ocorrerá muito antes de 2060 ou 2080.