Com o início da pandemia em 2020, os Centros de Treinamento Missionário foram fechados e o treinamento de novos missionários passou a ser totalmente on-line. Foi um momento único e os missionários faziam seu treinamento em um CTM virtual em seus próprios lares por meio de vídeo conferência.

Depois de 15 meses fechados e com cada vez menos casos de COVID-19 sendo reportados, aos poucos, os CTMs foram reabertos e os missionários voltaram a fazer parte de seu treinamento de forma presencial.

Novo formato de treinamento

Até então, para missionários que receberiam treinamento em seu idioma nativo, a primeira semana era feita de forma on-line e as duas outras semanas no CTM designado.

Para missionários que receberiam treinamento em um novo idioma, o treinamento era iniciado com duas semanas no CTM virtual e então iram para o CTM designado a fim de concluir seu treinamento.

Novo cronograma de treinamento dos CTMs.

Em um comunicado oficial do Departamento Missionário do dia 09 de janeiro, todos os missionários designados a cinco dos nove Centros de Treinamento da Igreja farão o CTM de forma on-line durante a primeira semana de seu treinamento e então finalizaram as semanas restantes nos CTMs.

Essa mudança entra em vigor no dia 1º de maio de 2023 para os seguintes Centros de Treinamento:

  • CTM do Brasil
  • CTM da Inglaterra
  • CTM do México
  • CTM do Peru
  • CTM de Provo

No comunicado lemos:

“Estamos confiantes de que esta mudança abençoará os missionários em sua preparação contínua para compartilhar o evangelho de Jesus Cristo. Somos profundamente gratos pelos esforços inspirados de todos os que lideram e apoiam os missionários nesta grande obra.”

O propósito permanece o mesmo

Mesmo com as mudanças tecnológicas e logísticas, a missão dos CTMs permanece inalterada: preparar os servos do Senhor para representar Jesus Cristo e ensinar Seu evangelho com poder e amor.
O formato híbrido de treinamento permite que os missionários cheguem mais preparados, espiritualmente fortalecidos e familiarizados com o estudo do evangelho, além de facilitar a adaptação ao campo missionário.

Independentemente do local ou formato, o convite do Salvador continua o mesmo:

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

Fonte: Church News

Ver também: