fbpx

Por que os profetas atuais não revelam novos sinais?

Bíblia, revelação, sinais de Deus

Pergunta

Eu estava me perguntando por que não há um profeta moderno como Samuel, o lamanita, que nos dá  linhas do tempo e sinais específicos para observar? 

Resposta

Esta parece ser uma pergunta que muitas pessoas têm hoje na Igreja, mas olha só: penso que isto é um sintoma de “[olhar] para além do marco” (Jacó 4:14).

O fato é que temos 15 profetas, videntes e reveladores na terra hoje. Há membros da Igreja que olham para o relato de Samuel, o lamanita, em Helamã capítulos 13-15 e sua pregação aos nefitas e vêem alguém vindo de fora da organização da Igreja na época, mas eu quero que você veja o que os nefitas convertidos fizeram em Helamã 16:1:

“…todos os que acreditaram em suas palavras saíram à procura de Néfi; e quando o encontraram, confessaram-lhe seus pecados e não os negaram, desejando ser batizados no Senhor”.

O fato de os nefitas convertidos terem ido ter com o líder da Igreja designado e ordenado por Deus diz-me que sabiam onde estava a autoridade do sacerdócio.

Além disso, não importa como os profetas foram ou não enviados em dispensações anteriores, o Senhor nos deu o padrão de como os profetas são enviados hoje. Dê uma olhada em Doutrina e Convênios 42:11 e 43:2-7.

“E também vos digo que a ninguém será permitido sair a pregar meu evangelho ou estabelecer minha igreja, a não ser que tenha sido ordenado por alguém que tenha autoridade; e que a igreja saiba que tem autoridade e foi apropriadamente ordenado pelos dirigentes da igreja.”

“Pois eis que em verdade, em verdade vos digo que recebestes um mandamento como lei para minha igreja, por meio daquele que designei para receber mandamentos e revelações de minha mão.

E isto sabereis com certeza — que não há qualquer outro designado para receber mandamentos e revelações para vós, até que ele seja levado, se ele permanecer em mim.

Mas em verdade, em verdade vos digo que nenhum outro será designado para receber esse dom, a menos que seja por meio dele; pois, se esse dom for dele tirado, ele não terá poder, a não ser para designar outro em seu lugar.

E isto vos será por lei: Não recebereis os ensinamentos de qualquer pessoa que os apresente a vós como revelações ou como mandamentos. 

E isto vos dou para que não sejais enganados, para que saibais que não vêm de mim.

Pois em verdade vos digo que aquele que for ordenado por mim entrará pela porta e deverá ser ordenado como eu antes vos disse, para ensinar as revelações que recebestes e que recebereis por meio daquele que designei.”

Uma única porta, um único caminho

Hoje, aqueles que tentam entrar por qualquer outra via que não seja a porta (e há aqueles que, sabendo que não podem ultrapassar esta exigência, tentam desacreditar ou destruir a porta) o padrão que o Senhor nos deu para esta dispensação podem ser contados como falsos profetas e impostores. Joseph F. Smith disse:

“Não é da minha conta nem da de qualquer outro indivíduo levantar-se como revelador, como profeta, como vidente, como homem inspirado, dar revelação para a orientação da Igreja, ou assumir para ditar às autoridades presidentes da Igreja…  “Não cabe a nenhuma pessoa erguer-se como revelador, como profeta, como vidente, como homem inspirado para dar revelações para a orientação da Igreja ou pretender dar instruções às autoridades presidentes da Igreja em nenhuma parte do mundo…

“…no momento em que os indivíduos olham para qualquer outra fonte, no momento em que se abrem às influências sedutoras de Satanás, e se tornam passíveis de se tornarem servos do diabo; perdem de vista a verdadeira ordem através da qual as bênçãos do sacerdócio devem ser desfrutadas; eles saem do campo do reino de Deus e estão em terreno perigoso. Sempre que vês um homem se levantar alegando ter recebido revelação direta do Senhor para a Igreja, independente da ordem e do canal do sacerdócio, podes colocá-lo como um impostor”. (In Journal of Discourses, 24:188-90.)

Nosso profeta e apóstolos modernos são aqueles que o Senhor designou para nos liderar. Embora sejam apenas homens, são homens que foram chamados e ordenados por Deus, através dos canais que Ele estabeleceu, para liderar a Igreja e o seu povo. Eles são os atalaias na torre, tal como os nossos líderes locais.

Os sinais nos últimos dias

No que diz respeito aos sinais e linhas do tempo, temos algo que os nefitas e lamanitas não tinham: as escrituras relativas aos tempos específicos. Embora os nefitas tivessem escrituras que os alertavam a se arrependerem e que deveriam esperar que o Salvador viesse entre eles, eles precisavam de alguns sinais para procurar.

Nós, por outro lado, temos tantas escrituras relativas aos nossos tempos e à Segunda Vinda de nosso Salvador, que até que tenhamos investigado esses escritos sagrados, não temos o direito de esperar por mais. Harold B. Lee deu-nos grandes recursos para começar.

Há entre nós muitos escritos vagos prevendo as calamidades que estão prestes a nos atingir. Alguns deles foram publicados como se fossem necessários para despertar o mundo para os horrores que nos estão prestes a atingir. Muitos deles provêm de fontes sobre as quais não pode haver confiança inquestionável.

Vocês, portadores do sacerdócio, estão cientes do fato de que não precisamos que tais publicações sejam avisadas, se estivéssemos apenas familiarizados com o que as escrituras já nos falaram com clareza?

Deixe-me dar-lhe a palavra certa de profecia na qual você deve confiar como seu guia, em vez dessas fontes estranhas que podem ter grandes implicações políticas.

Leia o Capítulo 24 de Mateus, particularmente a versão inspirada contida na Pérola de Grande Valor. (JS-M 1.)

Em seguida, leia a seção 45 de Doutrina e Convênios, onde o Senhor, não o homem, documentou os sinais dos tempos. (D&C 45)

Agora, consulte a seção 101 e a seção 133 de Doutrina e Convênios e ouça o relato passo a passo dos eventos que levaram à vinda do Salvador. (D&C 101; D&C 133)

Finalmente, volte-se para as promessas que o Senhor faz àqueles que guardam os mandamentos quando esses julgamentos são feitos sobre os ímpios, conforme estabelecido em Doutrina e Convênios, seção 38. (D&C 38)

Irmãos, estes são alguns dos escritos com os quais deveis preocupar-vos, em vez de comentários que podem vir daqueles cujas informações podem não ser as mais confiáveis e cujos motivos podem ser questionáveis. E posso dizer, entre parênteses, que a maioria desses escritores não é prejudicada por ter qualquer informação autêntica em seus escritos.

Trecho retirado do discurso “Admoestações para o Sacerdócio de Deus“. Recomendo a leitura de todo o discurso (em inglês).

Quero adverti-los a manter a palavra revelada de Deus e a não procurar as teorias mirabolantes ou novas e que existem por aí. Procurai, como advertiu o Presidente Nelson e outros entre a Primeira Presidência e os Doze, o dom do discernimento e a orientação do Espírito Santo em seu estudo.

Fonte: Ask Gramps

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *