fbpx

Como tornar o estudo das escrituras menos difícil

Estou muito ocupado.

As escrituras são chatas.

Eu poderia tirar mais proveito de um livro de auto-ajuda.

Você já teve esses pensamentos sobre o estudo das escrituras ou o Vem, e Segue-Me? Tenho a certeza!

Eu li as escrituras durante a maior parte da minha infância e vida adulta jovem porque fazia parte da minha lista de tarefas do evangelho — algo que eu tinha que fazer, não algo que eu queria fazer.

Muitas vezes eu lia um versículo rápido antes de dormir ou mesmo recitava uma escritura que eu havia memorizado antes de adormecer.

Honestamente, eu achava o estudo das escrituras uma tarefa indesejável que eu tinha que encaixar no meu dia corrido.

Mas e se o estudo das escrituras pudesse se encaixar facilmente em sua agenda lotada, tornando-se completamente interessante e mudando sua vida?

Eu descobri que pode.

Mas primeiro, vamos abordar o “porquê.” Sabemos que devemos estudar as escrituras, mas como isso nos beneficia agora?

Por que precisamos das escrituras?

Moisés descobriu a resposta a esta pergunta quando estava a caminho do Egito para libertar os israelitas. E durante suas viagens ele “viu Deus face a face e falou com ele e a glória de Deus estava sobre Moisés”

Moisés falou com Deus e viu a vastidão de Suas criações (ver Moisés 1:8). Quando Deus deixou sua presença, Moisés caiu no chão por horas, completamente sobrecarregado fisicamente pela experiência (Moisés 1:9-10).

Logo, Satanás veio, dizendo: “Moisés, filho do homem, adora-me” (Moisés 1:12).

A resposta de Moisés foi rápida e certa: “Não cessarei de invocar a Deus, porque tenho outras coisas a perguntar-lhe, pois sua glória tem estado sobre mim; portanto, posso discernir entre ele e ti.  Retira-te daqui, Satanás” (Moisés 1: 18).

Diante do adversário, Moisés manteve-se firme. Como? Porque depois de passar tanto tempo na luz, ele podia discernir rápida e claramente a escuridão.

E num mundo onde o mal se chama bem e o bem, o mal, precisamos mais do que nunca desse dom de discernimento espiritual. Precisamos passar o máximo de tempo possível na luz de Deus.

Como fazemos isso?

Bem, como o Élder Timothy J. Dyches ensinou quando servia como membro dos Setenta:

“Assim como a luz solar banha diariamente a terra para renovar e sustentar a vida, você pode iluminar diariamente a luz dentro de você quando escolher segui-Lo – Jesus Cristo.

“Uma gota de sol é adicionada toda vez que você … estuda as escrituras para ‘ouvi-lo”.

Acrescentamos luz às nossas vidas a cada minuto de estudo das escrituras, e essa luz nos ajudará a discernir mais facilmente — e a ficar longe — da escuridão que nos rodeia.

Como faço para arranjar tempo para as escrituras e realmente apreciá-las?

sem celular, estudo das escrituras

Se você está procurando melhorar seu estudo das escrituras, você pode tentar este método simples que me guiou para um estudo mais profundo e agradável que pode ser feito em minutos.

O método que eu gosto de usar ajuda você a encontrar o ponto das escrituras, a aplicação pessoal do que você leu, e o poder que você pode adicionar ao seu estudo, agindo sobre o que você aprendeu, mesmo se você ler apenas um único versículo!

Vamos praticar juntos usando uma das minhas escrituras favoritas.

Em 1 Néfi 18, Néfi acabara de ser libertado por seus irmãos, que o amarraram a um posto no navio que os levava para a terra prometida. Uma tempestade mortal assolava o navio, e a morte parecia iminente, mas assim que Néfi foi solto, ele “orou ao Senhor; e depois de [ele] ter orado, os ventos cessaram, e a tempestade cessou, e houve uma grande calma” (1 Néfi 18:21).

Isso não é incrível? No meio de uma tempestade violenta, Néfi teve tempo para orar. Esta oração acabou por ser a mesma coisa que parou a tempestade mortal.

Três pontos para melhor o seu estudo das escrituras

escrituras em malaio, estudo das escrituras

Agora vamos mergulhar ainda mais neste versículo usando as três partes deste método: ponto, pessoal e poder.

Primeiro, vamos descobrir o ponto. Agora que você leu as palavras de Néfi, é hora de se concentrar no ponto fazendo a si mesmo estas perguntas: Qual é o objetivo desta escritura? O que Deus está tentando me ensinar?

Para mim, o ponto das palavras de Néfi é que Deus pode ajudar a trazer paz às nossas vidas se nos voltarmos para ele em oração.

Em segundo lugar, vamos torná-la pessoal. Agora que descobrimos o ponto da escritura, vamos fazer essas perguntas: O que isso tem a ver com a minha vida pessoal? Estou vivendo este princípio?

Usando a experiência de Néfi, podemos ponderar com que frequência e com que rapidez recorremos a Deus em busca de ajuda em tempos difíceis.

Sei que às vezes recorro ao Google em primeiro lugar e a Deus em segundo quando surgem problemas. Esta escritura me ajuda a perceber que Deus deve sempre vir em primeiro lugar!

Por último, vamos acrescentar algum poder. Podemos fazer-nos esta pergunta: Como posso acrescentar poder e aplicá-lo à minha vida? Esta é uma oportunidade para ser um praticante da palavra e não um apenas um ouvinte (ver Tiago 1:22).

Usando Néfi como nosso exemplo, podemos decidir fazer imediatamente uma oração buscando a orientação de Deus sobre um problema que estamos enfrentando — seja uma tarefa de trabalho difícil, Problemas de relacionamento ou um testemunho difícil.

O estudo das escrituras pode mudar sua vida?

Acrescentaremos poder ao nosso estudo tomando ações pequenas e rápidas com base no que aprendemos.

Viu o que acabamos de fazer? Em questão de minutos, abordamos um único verso, descobrimos o seu ponto de vista, relacionamo-lo com a nossa vida pessoal e acrescentamos-lhe poder ao agir.

Fale sobre adicionar uma explosão de luz espiritual ao seu dia!

Como o Presidente Russell M. Nelson recentemente aconselhou:

“Tornem-se alunos empenhados.  Mergulhem nas escrituras para entender melhor a missão e o ministério de Cristo.  Conheçam a doutrina de Cristo a fim de entenderem o poder dela para sua vida.”

Então, o estudo das escrituras pode mudar sua vida? Sim!

Tem de demorar uma eternidade? Não!

Mesmo que você tenha apenas alguns minutos, você pode criar uma poderosa fonte de luz espiritual a partir das escrituras todos os dias.

Fonte: The Church Of Jesus Christ Of Latter-day Saints

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *