fbpx

Como posso tolerar as crenças políticas dos meus entes queridos?

Pergunta

Como posso deter os meus sentimentos negativos em relação à família, amigos, e conhecidos quando as nossas crenças políticas divergem e aceitam as suas opiniões como um direito, apesar das nossas diferenças? E não apenas pensam que são estúpidos e desinformados?

Resposta

Aprecio a sua curiosidade sobre como eliminar seus sentimentos negativos para que possa manter uma relação saudável com outras pessoas cujas opiniões diferem das suas.

Nem sempre é fácil interagir com outras pessoas que têm crenças políticas e pontos de vista que colidem com os nossos. É preciso coragem para ficar na tensão, em vez de silenciar todos com quem você discorda. Vamos falar sobre como você pode praticar isso.

Ao lidar com diferenças sérias, é fácil restringir nossa visão e perder a perspectiva. Quando priorizamos as ideias em detrimento das pessoas, corremos o risco de nos desligarmos da nossa humanidade partilhada. Essa desconexão pode gerar mais medo, ressentimento, ódio e até violência.

Não estou sugerindo que abandonemos imediatamente as nossas ideias. Em vez disso, nosso trabalho é aprender a viver na tensão de ideias opostas, honrando nossa humanidade comum.

Em outras palavras, podemos ter espaço para os pontos de vista de outra pessoa da mesma forma que esperamos que alguém tenha espaço para os nossos pontos de vista.

Quando valorizamos o direito de outras pessoas a acreditar em coisas que podemos ver como incorretas, tendenciosas ou desinformadas, também criamos o mesmo espaço para nós mesmos.

Seus entes queridos e conhecidos provavelmente pensam coisas semelhantes sobre sua posição, então isso dá a todos o espaço para acreditar que abraçam suas próprias perspectivas.

Aceitar não é o mesmo que concordar. Há uma humildade essencial nesta abordagem que aceita o seu direito de manter pontos de vista opostos, mesmo que você não concorde com eles.

Terry Warner e seus associados no Instituto Arbinger escreveram extensivamente sobre este tema desafiador. Seu trabalho ensina que quando estamos presos em conflito com os outros, temos uma tendência a desumanizar a outra pessoa ou grupo.

Ficamos presos a uma visão ” eu/aquilo” dos outros em vez de uma visão ” eu/você”, que preserva a sua humanidade.

Em vez de ver os outros como objetos que temos de contornar, vemos os outros como merecedores do mesmo respeito que damos aos nossos próprios pontos de vista.

Alguns dos meus livros favoritos baseados no seu trabalho incluem “Dangerous Love”, De Chad Ford, “Leadership and Self-Deception”, do Instituto Arbinger, e “Bonds that Make Us Free”, de C. Terry Warner.

Quando nos colocamos acima das outras pessoas, criamos mais sofrimento para nós e para os outros. Encorajo-vos a rever o sábio conselho do rei Benjamim em Mosias 4, no que se refere a ver uns aos outros através das lentes da humanidade comum.

Recorda-nos que somos todos mendigos no que diz respeito às nossas necessidades físicas, mas creio que isso também inclui deficiências nas nossas perspectivas mentais, emocionais, espirituais e relacionais. Nenhum de nós vê as coisas claramente o tempo todo.

Os nossos líderes também têm repetidamente sublinhado que todos os partidos políticos têm neles elementos de verdade compatíveis com o Evangelho de Jesus Cristo.

A diversidade de opiniões e posições eleva-nos a todos à medida que procuramos soluções para questões complexas que afetam as nossas comunidades e a nossa nação.

É preciso disciplina e humildade para cancelar a “cultura do cancelamento” que nos rodeia e, em vez disso, passar um pouco mais de tempo ouvindo e aprendendo uns com os outros.

amigos

Aqui estão algumas ideias adicionais que podem ajudar você enquanto trabalha para criar espaço nessas discussões desafiadoras:

  • Limite as mídias sociais, que muitas vezes estão cheias de visões polarizadas em ambos os extremos. É raro encontrar discussões ponderadas e equilibradas nas redes sociais.
  • Você ainda pode compartilhar sua voz sem se tornar contencioso. Tem o mesmo direito de contribuir para qualquer discussão, em vez de se ressentir silenciosamente dos outros.
  • Encontre princípios comuns e propósitos compartilhados nos pontos de vista dos outros. Muitas vezes tomamos caminhos diferentes em direção a resultados semelhantes
  • Tenha cuidado com o erro de atribuição fundamental, que é a tendência de atribuir os comportamentos e crenças políticas das pessoas ao seu caráter falho, em vez de considerar influências externas que podem afetar suas ações.
  • Reconheça que seus pontos de vista são informados por uma longa história de experiências e relacionamentos. Quanto mais se pode apreciar a sua história, mais se pode ver a sua humanidade.
  • Mantenha-se fundamentado na verdade de que, na maioria das conversas com outras pessoas, não há nada a resolver. São apenas pessoas que partilham ideias e querem ser vistas e compreendidas.
  • Reconheça que as opiniões das pessoas mudam frequentemente ao longo do tempo, incluindo a sua.
  • Honre a necessidade de diferenças como caminho para encontrar melhores soluções.

Observe quando você começa a desumanizar as pessoas ao seu redor e a honre seus próprios limites. Todos nós temos histórias individuais que nos dificultam a tolerância de certos pontos de vista. Tenha paciência com suas próprias reações e permita aos outros a mesma cortesia.

Fonte: Meridian Magazine 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *