fbpx

Como Joseph Smith aprendeu hebraico bíblico

Joseph Smith, o primeiro presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, estudou línguas antigas.

De acordo com Stephen O. Smoot e Stephen Ricks, “evidências históricas indicam que Joseph estudou, ou pelo menos manifestou interesse em estudar, hebraico, grego, egípcio, latim e alemão.”

Embora o Profeta Joseph não tenha estudado hebraico por muito tempo, isso o influenciou. Entre o outono de 1835 e a primavera de 1836, Joseph começou a estudar o idioma em Kirtland.

Matthew Gray explicou que as razões de Joseph para estudar hebraico eram semelhantes às que os protestantes diziam naquela época. Os protestantes estudavam hebraico e grego para ler a Bíblia em suas línguas originais.

Em 1835, Joseph e outros decidiram que aprenderiam hebraico juntos na Escola de Profetas. Oliver Cowdery escreveu: “temos aqueles que poderiam nos ensinar os rudimentos do hebraico, mas desejamos um estudioso.”

De acordo com Gray, Joseph pediu ao Dr. Peixotto que ensinasse hebraico a ele e a outros. Depois de adquirir livros didáticos sobre o idioma, o acordo com o Dr. Peixotto não deu certo e eles precisaram procurar outro professor.

De acordo com a Agência Telegráfica Judaica, Joshua Seixas, um homem judeu, começou a ensinar Joseph e outros na escola de profetas. Sexias só iria ensinar por cerca de seis meses.

A influência de seu conhecimento de hebraico

Mesmo seguindo essas lições, Joseph demonstrava continuamente amor e interesse pelo hebraico. Smoot e Ricks observaram:

“Por exemplo, o estudo de Joseph do hebraico de Gênesis 1:1, que usa o substantivo plural masculino “Deus”, levou-o a revelar e formular seu ensinamento de que o conselho pré-mortal era composto por uma assembléia de divindades presidida por Deus o Pai (cf. Abraão 3-4).”

Joseph até nomeou uma cidade com uma palavra hebraica. De acordo com o Central do Livro de Mórmon, Joseph renomeou Commerce, Illinois, como “Nauvoo.”

O site Central do Livro de Mórmon afirmou: “No entanto, é uma palavra bastante rara: um dos únicos lugares em que a palavra hebraica completa ‘nauvoo’ aparece em todo o Velho Testamento é em Isaías 52:7.”

Eles explicam como a passagem que contém essa palavra é uma das passagens mais citadas no Livro de Mórmon e elaboram ainda mais como isso dá um significado mais profundo à decisão de Joseph de renomear a cidade de Nauvoo.

O período relativamente curto em que Joseph aprendeu hebraico deixou muitas marcas em seu tempo como profeta.

Fonte: Deseret News

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *