fbpx

Pres. Oaks fala sobre liberdade religiosa em Roma

Na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na quarta-feira, 20 de julho de 2022, a apenas alguns quilômetros do Vaticano, o presidente Dallin H. Oaks, da Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pediu um esforço global para proteger a liberdade religiosa para todas as pessoas.

Esta foi a segunda vez em muitos anos que um líder da Igreja de Jesus Cristo foi convidado a falar na Cúpula da Liberdade Religiosa de Notre Dame. O Élder Quentin L. Cook participou no ano passado da conferência em Indiana.

O Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência disse que a liberdade religiosa enfrenta sérios desafios em todo o mundo. Isso inclui secularismo, autoritarismo, correção política e deterioração das atitudes em relação à religião.

A liberdade religiosa exige unidade entre as denominações, disse o presidente Oaks.

“Quando os líderes unem forças para enfrentar os desafios da liberdade religiosa, eles não precisam examinar as diferenças doutrinárias ou identificar seus muitos elementos comuns de crença”, disse ele durante a palestra no dia de abertura.

“Tudo o que é necessário para a unidade é a nossa convicção comum de que Deus ordenou que amássemos uns aos outros e nos concedeu liberdade em questão de fé”.

O presidente Oaks disse que a liberdade religiosa está no DNA da Igreja de Jesus Cristo. Ele citou a famosa declaração de Joseph Smith de 1843 de que ele estava “pronto para morrer em defesa dos direitos de um presbiteriano, um batista ou um bom homem de qualquer outra denominação; porque o mesmo princípio que destruiria os direitos dos santos dos últimos dias também destruiria os direitos dos católicos romanos ou de qualquer outra denominação”.

“Com o amor e o respeito mútuo ensinados pelos mandamentos divinos”, disse o presidente Oaks, “precisamos encontrar maneiras de aprender uns com os outros e reforçar os compromissos comuns que nos mantêm unidos e promovem sociedades pluralistas estáveis.

Devemos caminhar ombro a ombro ao longo do caminho da liberdade religiosa para todos, enquanto ainda exercemos essa liberdade para perseguir nossas crenças distintas.”

O presidente Oaks ofereceu quatro sugestões para ajudar a fazer isso acontecer.

1. Reconhecer que precisamos uns dos outros e estamos todos sujeitos à lei

“Em resposta ao governo, devemos nos lembrar da acusação de Jesus de ‘[dar] pois, a César o que é de César”, disse o presidente Oaks.

“Mesmo os direitos religiosos não podem ser absolutos. Em uma nação com cidadãos de diferentes crenças religiosas ou descrenças, o governo às vezes deve limitar os direitos de alguns de agir de acordo com suas crenças quando isso é necessário para proteger a saúde, segurança e bem-estar de todos”.

Quando não estamos de acordo com os outros, devemos procurar entender suas preocupações e experiências, disse ele.

“Nada disso requer qualquer compromisso de nossos princípios religiosos fundamentais, mas sim um exame cuidadoso do que é realmente essencial para o nosso livre exercício da religião, em contraste com o que outros religiosos consideram realmente essencial para suas crenças”, disse o presidente Oaks.

Veja também: Élder Cook participa de congresso sobre promover a liberdade religiosa

2. Exortar a tolerância religiosa

Muitas vezes, as violações mais graves da liberdade religiosa vêm da perseguição religiosa. Às vezes, esta é uma religião perseguindo outra.

Mas a experiência, como a influência da importante declaração de liberdade religiosa da Igreja Católica de 1965 “Dignitatis Humanae”, mostra que líderes e instituições podem ajudar a evitar a perseguição religiosa.

“Esperamos e oramos para que os deveres religiosos dos líderes religiosos os inclinem a se opor ao uso da coerção apoiada pelo estado ou pela religião nos assuntos sagrados de escolha e atividade religiosa”, disse o presidente Oaks.

“Além disso, nós que vivemos sob leis que promovem a liberdade religiosa precisamos usar nossos poderes persuasivos para encorajar a liberdade religiosa para aqueles que não são tão favorecidos”.

3. Permitir que o mundo sabia do bem que a religião faz

As pessoas são mais propensas a apoiar a liberdade religiosa se souberem como a religião beneficia a sociedade.

“Como Jesus ensinou: ‘Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”, disse o presidente Oaks.

“À medida que mais do nosso serviço realmente beneficia a sociedade e é claramente motivado por nossas crenças religiosas, isso será reconhecido pela população em geral”.

Então, ele mencionou parte das boas ações feitas pela Igreja de Jesus Cristo em 2021 — incluindo voluntariado por 6,8 milhões de horas e doação de 80 milhões de libras de comida para necessitados.

“Tais esforços pessoais são uma importante manifestação pública da motivação religiosa que impulsiona a assistência humanitária, uma oferta voluntária, nascida do amor a Deus e ao próximo”, disse o presidente Oaks.

4. Unir-se e encontrar algo em comum para defender e promover a liberdade religiosa

“Este não é um apelo a compromissos doutrinários”, disse o presidente Oaks. “Mas sim, um apelo por unidade e cooperação na estratégia e defesa em direção ao nosso objetivo comum de liberdade religiosa para todos”.

“Este não é um apelo a compromissos doutrinários”, disse o presidente Oaks. “Mas sim, um apelo por unidade e cooperação na estratégia e defesa em direção ao nosso objetivo comum de liberdade religiosa para todos”.

Citando o Élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos, o presidente Oaks disse:

“A liberdade religiosa é tanto um dever para com os outros quanto um direito para si mesmo. Ganhamos liberdade apoiando a liberdade daqueles que consideramos nossos adversários. Quando vemos que nossos interesses estão ligados aos interesses de todos os outros, então começa o verdadeiro trabalho da liberdade religiosa.”

Fonte: Newsroom

| Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *