fbpx

Conheça o santo dos últimos dias que concorre à presidência no Mali

Era o verão de 2020, e Yeah Samaké estava a quase 10 mil quilômetros de sua terra natal. Em seu telefone e sua televisão, ele viu: milhares de manifestantes inundando as ruas de Bamako, Mali, exigindo a renúncia do presidente do país.

Este foi o momento pelo qual Samaké ansiava. Mas Samaké, duas vezes candidato a presidente do Mali, ficou preso, do outro lado do oceano.

Ele trouxe sua família para Utah durante a pandemia. Mas quanto mais ele acompanhava os acontecimentos no Mali, mais inquieto ficava. “Não posso ficar aqui”, pensou.

Devido ao COVID-19, não houve voos para o Mali, então ele traçou um plano: voar para a Costa do Marfim, vizinho do Mali a oeste, e alugar um carro para dirigir até a fronteira.

De lá, ele contrataria dois motoristas de motocicleta para atravessá-lo, um para si mesmo, um para sua bagagem. Uma vez no Mali, ele alugaria outro carro e dirigiria para Bamako.

Enquanto Samaké me conta essa história, seus olhos se arregalam. Estamos sentados na casa de seu amigo em Highland, Utah. Ele está na cidade por algumas semanas para trabalhar com sua organização sem fins lucrativos sediada no estado.

Ele levanta a mão e vejo suas abotoaduras da Universidade Brigham Young; preso ao seu tradicional manto kaftan está o logotipo do partido político que ele formou no Mali: Parti Pour L’Action Civique et Patriotique, o Partido Pela Ação Cívica e Patriótica.

Um novo despertar para a nação do Mali

O plano de Samaké em 2020 funcionou e ele viajou de Utah para se juntar aos protestos locais do Mali. Mais tarde naquele ano, um golpe militar forçou o controverso presidente do Mali a renunciar.

Mas a estabilidade política durou pouco. Vários dos líderes mais fortes do país fugiram após o golpe e outro morreu de COVID-19.

Logo, o domínio militar nomeou um novo líder. Foi o terceiro golpe em uma década, o quinto desde que o Mali conquistou sua independência da França em 1960.

Para observadores externos, o Mali é um país repleto de potencial, mas atormentado pela corrupção. Possui vastos recursos naturais, mas muitas vezes o governo instável e a influência colonial persistente impedem o progresso.

Mesmo assim, alguns especialistas prevêem “um novo despertar”, liderado por jovens malianos. Armados com tecnologia e perspectivas globais, as gerações mais jovens estão demonstrando e pedindo mudanças.

Uma eleição presidencial democrata está marcada para o início de 2024, e Samaké, pai de três filhos, graduado pela BYU e membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, está dando um passo à frente. Ele anunciou sua candidatura no mês passado.

Se o país predominantemente muçulmano o eleger, ele será o primeiro presidente cristão do Mali. Ele também será o primeiro chefe de estado praticante santo dos últimos dias, não apenas no Mali, mas em todo o mundo.

Ele foi prefeito e embaixador, e suas duas campanhas presidenciais, em 2013 e 2018, o levaram a este momento, diz ele.

Um golpe interrompeu sua primeira campanha e ataques militantes às assembleias de voto a segunda. Mas a eleição de 2024 oferece um novo começo tanto para Samaké quanto para o país que ele espera liderar.

“As pessoas estão buscando um líder que possa ajudar a proporcionar estabilidade no país, que possa trazer prosperidade para o povo”, diz Samaké. “Eles buscam uma trajetória. E é isso que eu apresento a eles”.

A vida da família Samaké

Quando Yeah Samaké nasceu, 4 a cada 10 crianças do Mali morriam antes de atingir a idade 5 anos. Na casa de Samaké não era diferente, cinco dos irmãos de Yeah morreram jovens.

Mesmo assim, Yeah Samaké sobreviveu, e também 17 de seus irmãos e irmãs. Seu pai nunca teve oportunidade de educação, mas jurou que seus filhos teriam.

O dinheiro era escasso na casa de Samaké, e a família às vezes tinha que escolher entre comida e educação. Nem sempre foi uma escolha, e nas longas noites em que a fome impedia Yeah de dormir, sua mãe apertava uma bandana em torno de seu torso para aliviar a dor em seu estômago.

Quando a manhã chegava, as crianças Samaké se levantavam e iam para a escola, enquanto a maioria de seus amigos ia para os campos trabalhar.

Quando os vizinhos criticaram Tiecourafing Samaké, o pai de Yeah, por matar seus filhos de fome, ele disse que preferia que sua família passasse fome do que conhecesse a escuridão do analfabetismo.

“Nós acreditamos em sua visão para acabar com a pobreza em nossa família, e ele estava certo”, lembrou Yeah. “Mas os vizinhos também não estavam errados”.

As crianças Samaké acabaram seguindo vários caminhos ilustres: dois doutorados, um químico, um veterinário, um professor de física do ensino médio.

Samaké aprendeu bambara em casa e francês na escola; seus pais queriam que ele fosse advogado e ele queria ser professor de inglês. Eles disseram que ele iria para a faculdade de direito, porque pagava melhor. Samaké respondeu que se eles o forçassem, ele não estudaria e seria reprovado.

“Foi a primeira vez que fui uma criança desobediente”, disse Yeah. O rebelde prevaleceu, e Samaké mudou-se para a capital e se formou em inglês.

Uma pilha de livros

Ele se envolveu em trabalhos sem fins lucrativos e, quando uma amiga voluntária do Peace Corps estava se preparando para deixar o Mali, ela lhe deu uma pilha de livros que havia colecionado durante suas viagens. Enterrado na pilha estava um Livro de Mórmon

Samaké leu o livro e ficou impressionado com sua mensagem, mas não havia missionários ou membros da Igreja no Mali na época. Seu primeiro contato ocorreu quando turistas santos dos últimos dias chegaram ao Mali e contrataram Samaké como intérprete.

Um casal do Colorado ficou tão impressionado com ele que o patrocinou para ir aos EUA; Lá, ele se encontrou com missionários, no Colorado, em Utah e em Nova York.

Ele marca como sua primeira experiência espiritual transformadora quando participou de um jogo de futebol americano em Provo e sentiu uma paz transcendente durante a oração de abertura.

Depois de navegar na política cuidadosa da Igreja em relação aos cidadãos de nações de maioria muçulmana, por preocupação com sua segurança, Samaké se filiou à Igreja.

O próximo passo de Samaké foi uma educação secundária em Provo. Ele teve muito sucesso na BYU, onde serviu como presidente do Sindicato dos Estudantes Negros e obteve um mestrado em políticas públicas.

Ele também conheceu sua esposa, Marissa Coutinho, uma estudante da Índia. A primeira vez que se conheceram, Marissa estava sentada no Wilkinson Student Center.

“Foi como se tivesse sido atingido por um raio”, diz Samaké. Ele se aproximou dela e disse: “Você é a mulher mais bonita que eu já vi.” Ela recusou seu convite para um encontro. Tempos depois, Marissa acabou aceitando o convite e eles se casaram.

Veja também: Cristo visitou a África depois de Sua ressurreição?

“A América não precisa de mim”

Eles começaram uma vida confortável juntos em Utah, e Samaké foi contratado como diretor executivo de uma organização sem fins lucrativos agora chamada Mali Rising.

Mas ele não conseguia abalar a sensação de que Utah não era o lugar para ele. “A América é um ótimo lugar, muitas liberdades, um ótimo lugar para criar uma família”, disse ele. “A América não precisa de mim.”

O primeiro passo para retornar ao seu país foi virtual. Em 2009, Samaké, ainda em Utah, fez campanha para ser prefeito de sua cidade natal, Oulessee.

É uma cidade pequena, com cerca de 12 mil habitantes, pequena o suficiente para que o site da cidade tenha uma lista das famílias mais proeminentes da cidade e suas origens. Samaké venceu a eleição, concorrendo em uma plataforma anticorrupção.

O governo da cidade era impotente, disse ele, porque menos de 10% de seus moradores pagavam impostos. Poucos pagavam impostos porque os líderes corruptos estavam tratando as finanças do governo como seus fundos de depósito pessoal.

No início de seu mandato, diz Samaké, Oulessee foi classificada como uma das 10 cidades mais mal administradas do Mali, de cerca de 700. No final, de acordo com uma história, estava no top 10.

Demorou algum tempo para que a família Samaké se convencessem de que o Mali era o lugar certo para sua família, especialmente em meio a crises políticas e conflitos armados. A escolha de deixar os EUA significaria deixar conforto e segurança. Mas eles sentiram que foram chamados, e eles foram.

Como cristãos, os Samaké também estariam na vasta minoria, cerca de 95% dos malianos são muçulmanos, e na época a Igreja de Jesus Cristo ainda não tinha reconhecimento formal no país. Cristãos foram alvejados e mortos em algumas partes do Mali.

O Mali que o Samaké quer liderar

Mali já foi a capital de seu continente, a jóia da coroa da África. No século 14, o imperador Mansa Musa aproveitou os recursos naturais da área — ouro, sal, marfim — e construiu uma rota comercial que revolucionou a região.

Diz-se que quando Musa viajou pelo Cairo com uma comitiva de dezenas de milhares, ele trouxe tanto ouro que diminuiu o valor da moeda egípcia por uma década.

Quando os franceses chegaram em 1800, o Mali não era mais um segredo. Mas um século e meio de domínio colonial fraturou o estado, e o conflito regional interno — os Mandés ao sul, os Tuaregs ao norte — sobreviveu à libertação do Mali do domínio francês em 1960. As tensões ainda existem.

Grupos extremistas islâmicos aterrorizam o norte, e o número anual de vítimas civis nas mãos desses grupos é de centenas.

Embora a influência da França no país esteja diminuindo, os malianos ainda veem seu ex-colonizador como uma lixiviação econômica.

Nas últimas semanas, surgiram relatos sobre um grupo paramilitar russo liderando execuções em todo o país. Cerca de 15 mil forças de paz das Nações Unidas patrulham o país, embora ataques frequentes a tornem a missão de paz mais mortal do mundo.

Este é o Mali que o Samaké quer liderar, e ele é ambicioso o suficiente para acreditar que pode ter sucesso. “Audacioso” é o termo que ele prefere, é assim que ele descreve sua campanha de 2018, e a de 2024 não será diferente.

Nos Estados Unidos, ele tem um grupo eclético de apoiadores. Matthew McConaughey, o ator e ativista político, fez doações para seu trabalho humanitário. Assim como John Paul DeJoria, co-fundador da empresa de produtos capilares Paul Mitchell.

O magnata da tecnologia de Utah, Josh Coates, é um apoiador, e quando o ex-governador de Utah Gary Herbert endossou Samaké em 2013, ele o descreveu com palavras como “maravilhoso” e “inspirado”.

Herbert foi governador quando Samaké ajudou a intermediar um acordo entre as escolas de Utah e a principal universidade do Mali.

Samaké aprendeu com sua primeira campanha que o combate à corrupção não está no topo da lista de preocupações do Mali.

“Isso não coloca comida na mesa”, ele me diz. Eles querem soluções que o façam. Ele destaca os recursos naturais do Mali — “urânio, cobalto, lítio, ouro, gás natural” — como a chave para tirar o país da pobreza.

“O Mali se tornou o campo de batalha das superpotências”, diz ele, referindo-se às empresas e potências estrangeiras que roubam o Mali de sua capital.

“E, portanto, essa incrível riqueza natural não está sendo usada para melhorar a vida das pessoas”, diz Samake. “O Mali é uma das nações mais pobres, apesar de tudo o que Deus nos deu”.

O plano de Yeah Samaké

Qual é o plano de Samaké? Abandonar os acordos coloniais, aproveitar a riqueza natural do Mali e tornar-se autossuficiente. Dentro de três anos de sua administração, ele quer que o Mali seja completamente independente da ajuda externa.

“Nós temos o que é preciso para ser uma nação emergente”, diz Samaké. “É claro que precisamos de liderança. O ingrediente mais importante é alguém que não será beligerante com nossos parceiros, mas que criará uma dinâmica pela qual temos uma situação de ganho para os dois lados”.

Alguns desses parceiros certamente incluem a Índia, Cingapura e os outros oito países asiáticos para os quais Samaké atuou como embaixador de 2015 a 2018.

Como embaixador, Samaké trouxe o vice-presidente indiano para o Mali, a primeira visita de um líder indiano, formou programas de bolsas de estudo para os malianos estudarem na Índia e Bangladesh, negociou um acordo de US $100 milhões para fornecer energia às comunidades rurais no sul do Mali.

Depois dois anos e meio em seu cargo de embaixador, Samaké novamente se sentiu inquieto. O presidente que o nomeou, Ibrahim Boubacar Keïta, tinha quatro anos de mandato, mas não conseguiu promulgar as mudanças que Samaké esperava.

Samaké viu uma oportunidade de voltar ao Mali e disputar contra ele. A decisão foi árdua. “Ser embaixador é um privilégio, é um conforto”, disse Samaké. “Abandonar isso por algo desconhecido foi difícil.”

Quando ele contou seu plano a Keïta, o presidente não acreditou. Mas Samaké foi implacável. “Não é sobre mim”, disse Samaké ao presidente. “Se fosse sobre mim, eu não teria deixado a América em primeiro lugar para voltar para casa”.

Os laços de Samaké com Utah permanecem fortes. Ele e Marissa agora trabalham na Empower Mali, outra organização sem fins lucrativos com sede em Utah que constrói escolas e bombas de água em todo o Mali.

Veja também: Os santos dos últimos dias são cristãos?

“Você é um homem de verdade”

James Arrington e Yeah Samaké em Utah.

O filho de Samaké, um adolescente, joga basquete na Wasatch Academy em Mount Pleasant. Quando os Samaké e suas duas filhas vêm para Utah, eles ficam com James Arrington, o presidente do Conselho da organização sem fins lucrativos.

“Nós o tratamos como um irmão, porque ele é um irmão”, disse Arrington. Ele é um dos amigos mais próximos de Samaké, e tem muitas histórias para contar.

Vários meses atrás, Arrington conta, Samaké recebeu um convite único dos líderes Tuareg, um grupo minoritário étnico de pele mais clara que controla grande parte do norte do Mali.

Eles ouviram falar de seu trabalho humanitário e queriam saber mais sobre seu partido político. Os arranjos foram feitos e, na noite decidida, o juiz Tuareg e seu conselheiro chegaram ao quarto de hotel de Samaké no norte do Mali.

Os líderes Tuareg estavam vestidos com vestes escuras e seus rostos obscurecidos com seus tradicionais turbantes tagelmust; Samaké, sozinho, estava à sua mercê.

O juiz, chamado qadi, deu a Samaké um ultimato. “Vamos apoiá-lo em sua presidência”, disse o Tuareg qadi, “se você nos permitir implementar a lei da Sharia em todo o país”.

Samaké, que, se aceitasse sua oferta, seria forçado a desistir do cristianismo para praticar o Islã, imediatamente ofereceu sua mão ao qadi. Mas, em vez de aceitar o acordo, ele girou o punho de forma que as costas da mão do qadi ficassem voltadas para cima.

“A maioria dos malianos é muçulmana”, disse Samaké, “e eles votaram em um governo secular”. “A maioria dos malianos são de pele escura, como eu”, continuou ele. “Como você se sentiria se, como seu presidente, eu atendesse às necessidades da maioria de pele escura sobre a minoria de pele clara?”

“Isso seria inaceitável”, disse o qadi.

Samaké concordou. “Da mesma forma, não posso atender às demandas da maioria muçulmana com exclusão da minoria não muçulmana. Como presidente, devo ser presidente de todos”.

O qadi entendeu imediatamente. “Você é um homem de verdade”, disse ele, prometendo apoiar Samaké nas eleições presidenciais. O partido político de Samaké está agora ativo e crescendo no norte do Mali, graças ao Tuareg qadi e seu conselheiro.

Um presidente cristão no Mali

O resto do Mali, um país predominantemente muçulmano que enfrenta a constante ameaça de extremistas islâmicos, aceitará um presidente Cristão? Samaké acredita que sim.

Sua fé foi um enredo em ambas as suas corridas presidenciais anteriores. Em 2012, quando Jon Huntsman Jr. e Mitt Romney clamaram por apoio nos EUA, um veículo de notícias americano perfilou Samaké com a manchete, “O outro candidato Mórmon”.

“Para Yeah, sua fé é tudo”, disse Kirk Jowers, um amigo de longa data de Samaké e conselheiro geral do comitê de ação política de Romney em 2012. “Sua conversão à fé, e então essas conexões e essa visão, mudaram completamente sua vida”.

Nem todo mundo compartilha dessa perspectiva. Clérigos malianos proeminentes disseram a Samaké, durante suas duas campanhas anteriores, que o país não estava pronto para um chefe de estado não muçulmano.

“Eu não acredito nisso”, diz Samaké. “Eu nunca fiz da minha fé um segredo. Eu a vivo. Os malianos querem liderança”, diz Samaké, “não qualquer religião em particular”.

Mali precisa de alguém, Samaké destaca, com um histórico de sucesso comprovado, com um plano para tirar o país da pobreza. Ele acredita em suas chances. Seu nome, depois de duas campanhas, é bem conhecido, e ele tem um total 20 meses para se preparar.

“Eu sei que o desafio é grande”, diz Samaké. “Eu entendo a complexidade da situação”. E então, com a voz ligeiramente baixa, ele diz: “Temos que buscar inspiração. Temos que buscar orientação de um poder superior”.

Fonte: Deseret News

| Inspiração, Vida dos Santos dos Últimos Dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *