fbpx

3 coisas que todo missionário precisa lembrar se o converso parar de ir à Igreja

Os dias de batismo não foram apenas alguns dos dias mais alegres da minha missão, mas também alguns dos mais esperançosos.

Eu tinha sonhos vívidos de ver meus conversos selados como uma família, servir como bispo ou presidente da Sociedade de Socorro e, em geral, apenas viver o evangelho felizes para sempre.

Mas nem sempre foi esse o caso. Os missionários passam por tumulto emocional e espiritual quando ouvem que alguém que ensinaram, por qualquer razão, afastou-se da Igreja.

É muito fácil para os missionários se culparem e se sentirem como se sua missão fosse um fracasso. No meu caso, algumas das minhas memórias mais felizes da missão rapidamente tornam-se frias e até amargas.

Mas essa linha dura de pensamento não vem do Pai Celestial. Ele ama Seus missionários e quer que eles sintam a calorosa aprovação de seu espírito. Aqui estão três verdades importantes que me ajudaram a navegar pelas emoções difíceis ao ver um recém converso ficar inativo.

1. Seu serviço ainda valeu a pena

É tentador acreditar que, a menos que seu converso seja selado ao cônjuge perfeito no templo exatamente um ano após o batismo e, em seguida, seja prontamente chamado bispo, seu serviço missionário de alguma forma não valeu a pena.

Isso não é verdade. Seu serviço não é manchado aos olhos de Deus quando a história não parece terminar como você queria. Minha frase favorita de Pregar Meu Evangelho está no capítulo nove e diz:

“Ele frequentemente estende a mão para Seus filhos por meio de você.”

A experiência de ser a mão que Deus usa para ajudar alguém, mesmo que mais tarde a pessoa escolha se afastar, tem um significado eterno.

Ver os conversos ficarem inativos me ensinou a valorizar a verdade de que o Pai Celestial sempre estende a mão: ele sabia melhor do que você como Seus filhos responderiam, mas ainda assim escolheu estender a mão a eles.

Ele estava disposto a sentir a decepção de sua rejeição por mostrar a eles que se importa. Devemos aprender a ser ansiosos e gratos por fazer o mesmo. A versão mais antiga de Pregar Meu Evangelho tinha esta citação do Élder Lorenzo Snow:

“Não há homem mortal que esteja tão interessado no sucesso de um élder quando ele está pregando o evangelho como o Senhor, que o enviou para pregar ao povo que são os filhos do Senhor.”

O Pai Celestial quer que seus conversos tenham sucesso ainda mais do que você. Ele ama profundamente Seus filhos, o suficiente para ir até eles, mesmo quando sabe que eles não vão dizer sim.

Embora nem sempre seja um papel fácil de desempenhar no plano de Deus, ser o meio de seu alcance deve ser um papel que reverenciamos e nos orgulhamos de ter desempenhado.

2. Isso não significa que você foi um missionário ruim

futuros missionários

Para ajudar a implementar o foco da transmissão missionária mundial de 2017, minha missão começou a repetir a frase “agiremos para ensinar arrependimento e batizar convertidos” antes de sair do apartamento todos os dias.

Esse mantra nos ajudou a aprender a priorizar nosso tempo, mas, pelo menos para mim, também criou muita pressão.

Senti que, a menos que estivesse batizando um certo número de pessoas e que todas essas pessoas se tornassem membros fortes e ao longo da vida, eu estava perdendo o foco no trabalho missionário, apesar de meus melhores esforços para ser obediente.

Isso não é verdade. O Pregar Meu Evangelho ensina: “Você terá sido bem-sucedido se for obediente, se viver em retidão e fizer o seu melhor para ajudar as pessoas a viver o evangelho”.

Enquanto eu lia essa frase, fui consolado em histórias como esta, adaptadas da vida do Presidente Gordon B. Hinckley:

“Enquanto servia como missionário nas ilhas britânicas, meu companheiro e eu ensinamos, e foi um prazer batizar, um jovem. Ele era bem educado,  culto e estudioso.

Eu estava tão orgulhoso por aquele jovem que havia entrado para a Igreja. Eu senti que ele tinha todas as qualificações para um dia se tornar um líder entre o nosso povo.

Ele recebeu uma pequena responsabilidade em um ramo em Londres. Enão sabia nada do que se esperava dele. Então, ele cometeu um erro.

O líder da organização onde ele serviu era um homem que posso descrever como sendo curto no amor e forte na crítica. De uma forma pouco misericordiosa, ele foi atrás do meu amigo que havia cometido um erro simples.

O jovem saiu do nosso salão alugado naquela noite sofrendo e machucado. Ele disse para si mesmo: ‘se esse é o tipo de pessoa que eles são, então eu não vou voltar”. E ficou inativo.

Pode ser interessante: Missionários Santos dos Últimos Dias: Tudo o que você precisa saber

Os anos se passaram e quando voltei à Inglaterra, tentei desesperadamente encontrá-lo. Cheguei em casa e finalmente, depois de uma longa busca, consegui localizá-lo. Escrevi para ele. Ele respondeu, mas sem mencionar o evangelho.

Os anos passaram. E ambos envelhecemos. Em uma ocasião, quando eu estava na Suíça, saí do minha rota para ir até onde ele morava. Passamos a maior parte do dia juntos, ele, sua esposa, minha esposa, e eu.

Tivemos um dia maravilhoso, mas era evidente que o fogo da fé havia morrido há muito tempo. Tentei de todas as maneiras que conhecia, mas não consegui encontrar uma maneira de reacendê-lo.

Continuei a me corresponder com ele. Enviei-lhe livros, revistas, gravações do Coro do Tabernáculo e outras coisas pelas quais ele expressou apreço. Ele morreu há alguns meses. Sua esposa me escreveu para me informar sobre seu falecimento. Ela disse: ‘Você foi o melhor amigo que ele já teve.'”

Eu amo essa história por dois motivos:

  1. Mesmo um missionário que cresceu para se tornar o presidente da Igreja teve um converso que ficou inativo. Claramente, essa experiência não é um indicador de sua capacidade espiritual atual ou potencial futuro para servir ao Senhor.
  2. A história do Presidente Hinckley mostra como deve ser o verdadeiro amor no trabalho missionário. Ele não ficou zangado com as escolhas de seu converso. O Presidente Hinckley demonstrou amor ao seu amigo e nunca desistiu dele, independentemente da falta de progresso espiritual. Devemos fazer o mesmo.

3. O arbítrio é um presente, não uma maldição

Antes da minha missão, ouvi pais reclamarem que a vida seria muito mais fácil se eles pudessem administrar o arbítrio de seus filhos.

Em minha missão, os missionários expressaram frustrações como: “eu gostaria de poder apenas fazer as pessoas lerem o Livro de Mórmon!” ou “se eu pudesse ganhar um testemunho para eles.”

Lembro-me de desejar poder de alguma forma transplantar a alegria que tive de viver o evangelho nos corações dos meus conversos para motivá-los a voltar ao caminho.

Embora não seja inerentemente ruim, essa linha de pensamento leva a sentimentos negativos em relação ao princípio essencial do arbítrio. Eu costumava pensar comigo mesmo: “não posso sequestrar seu arbítrio por apenas alguns minutos?”

Esta citação do Presidente David O. McKay me ajudou a ver o contrário. Ele disse: “Ao lado da dávida da própria vida, o direito de dirigi-la é o maior presente de Deus para o homem.”

Se o arbítrio é um dos maiores dons de Deus para nós, aprendi que precisava amá-lo, não o ressentir. Todo o plano de salvação seria para nada sem o arbítrio.

Se você se sentir excessivamente frustrado com as escolhas de um converso, tente estudar o princípio do arbítrio para ajudá-lo a lembrar que é um presente, não uma maldição.

Um apreço mais profundo pelo dom do arbítrio também aprofundará seu apreço pelo amor do Pai Celestial.

Lembro-me de orar fervorosamente em minha primeira área para que um pesquisador que estávamos ensinando a um tempo fizesse o que eram, pelo menos em minha mente, as pequenas mudanças que ele precisava para que sua vida começasse a melhorar.

Enquanto ainda orava, tive uma impressão distinta de que é assim que o Pai Celestial deve se sentir toda vez que tomo decisões. Ele pode ver tão claramente os benefícios de eu fazer uma boa escolha, mas Ele nunca vai me forçar a fazê-la.

E, no entanto, não importa quantas vezes eu faça a escolha errada, Ele não deixa de me amar ou tira minha capacidade de escolher. Confie que o Pai Celestial sempre amará ansiosamente aqueles que você ensinou, independentemente das escolhas que eles fizerem.

Seja qual for a sua experiência missionária, saiba que o Pai Celestial ainda tem trabalho pela frente para você fazer. Sua missão foi um investimento espiritual que Ele está ansioso para ver os resultados.

Confie que você tem o potencial de fazer maravilhas para o Senhor durante o resto de sua vida. Não deixe que as decepções do passado enfraqueçam sua fé no futuro.

Estou aprendendo a seguir em frente com Doutrina e Convênios 64:33 como encorajamento: “Portanto, não vos canseis de fazer o bem, porque estais lançando o alicerce de uma grande obra. E de pequenas coisas provém aquilo que é grande.”

Fonte: LDS Living

| Missão

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *