fbpx

Élder Rasband reúne-se com o presidente de Moçambique Filipe Nyusi

Na quinta-feira, 19 de Maio de 2011, o Élder Ronald A. Rasband, Apóstolo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, inclinou a cabeça em oração com o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.

O encontro em Maputo foi o primeiro realizado entre um líder da Igreja e um chefe de Estado moçambicano

A convite de Sua Excelência, o Élder Rasband orou pelo país, para que a orientação do Senhor chegasse a todos os líderes da nação, e para que a paz de Jesus Cristo fosse levada aos conflitos existentes na terra.

Esta oração abriu o primeiro encontro entre um líder sênior da Igreja e um chefe de estado em Moçambique.

O Élder Rasband agradeceu ao presidente por permitir a liberdade religiosa no país.

“É importante para nós que você e o seu governo tenham criado um espírito tão maravilhoso de liberdade de religião”, disse o Apóstolo.

Graças a essa liberdade, a Igreja cresceu de 50 membros desde que foi aberta em 1991 para mais de 15 mil membros hoje. Recentemente, esses membros receberam a notícia de que um templo será construído em Beira, uma cidade a meio caminho da fronteira leste do país.

“Valores de solidariedade, paz, perdão e trabalho”

Com apenas cinco templos atualmente operando no continente africano, o Élder Rasband explicou ao presidente o significado desse anúncio. Ele explicou que os membros fazem selamentos familiares e “ordenanças e investiduras sagradas” dentro dos templos.

“É um grande presente ao seu país que nosso profeta edifique um de nossos edifícios mais sagrados em Moçambique”, disse ele ao presidente.

O presidente Nyusi respondeu que aguardavam o templo com curiosidade. “Acrescentará beleza física, mas acima de tudo, será um lugar de paz, humildade e convivência entre culturas, entre pessoas e entre gerações”, disse ele.

O anúncio do templo é um farol de esperança para as pessoas em Moçambique, que nos últimos anos sofreram com agitação política, devastação por tempestades tropicais, desemprego e os desafios inerentes à COVID-19.

O Élder Rasband indicou o compromisso da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para ajudar a aliviar o sofrimento no país. A Igreja gastou US$17 milhões (1,1 bilhão de meticais) em projetos humanitários no país nos últimos 10 anos.

Seus esforços incluíram ajuda em resposta às tempestades tropicais e agitação social, a construção de salas de aula e escolas para apoiar a educação e um programa de treinamento para apoiar e treinar 3 mil agricultores em áreas rurais, entre outras coisas.

O presidente Nyusi observou que a Igreja poderia agregar um valor particular nessa arena. “Dar competências às pessoas, proporcionar valores morais e incutir esses valores no contexto moçambicano, e também no contexto da sua Igreja e educar o homem – esta é a base”, disse. “Isso nos permite capacitar o indivíduo.”

Mas também significativo, disse o Presidente Nyusi, é o que a Igreja pode adicionar à sociedade. Em seus esforços humanitários, a Igreja pode contribuir com “valores de solidariedade, valores de paz, tolerância, perdão e valores de trabalho“, explicou.

Veja também: Confira fotos inéditas do Templo de Cabo Verde Praia

A visita do Apóstolo é ‘uma grande bênção ao país como um todo’

Samo Paulo Gonçalves, que trabalha como conselheiro técnico do Presidente Nyusi e atua como conselheiro na missão Maputo de Moçambique, disse após a reunião: “Há muitos líderes em Moçambique, e o presidente não conhece todos eles, mas decidiu encontrar-se conosco. Esta é uma grande honra para a nossa Igreja. É um momento histórico para nós.”

Sua esposa, irmã Albertina Gonçalves, concordou. “Vamos trabalhar duro como membros da Igreja para garantir que os compromissos que o Élder Rasband fez com o presidente aconteçam como ele prometeu”, disse ela.

Também estiveram presentes na reunião o Élder S. Mark Palmer, da Presidência dos Setenta, o Élder Edward Dube, da Presidência da África do Sul, a irmã Melanie Rasband e a irmã Jacqui Palmer, e outros representantes locais da Igreja.

Em um evento separado, os líderes também se reuniram com quase 3 mil membros pessoalmente e virtualmente de todo o país, e realizaram um ‘Meet and Greet’ com dignitários e líderes de opinião.

O Élder Palmer observou: “Os apóstolos são chamados a sair em nome do Senhor, sob a direção da Primeira Presidência, e a edificar a Igreja, e também a pregar o evangelho como testemunhas especiais do Senhor Jesus Cristo. Ter o Élder Rasband em Moçambique… é uma grande bênção para este país, não só para os nossos membros, mas para o país como um todo.”

O Élder Dube disse que a visita marcou várias ocasiões históricas: aquelas em que o Espírito foi fortemente sentido. “Foi-me confirmado repetidamente durante esta viagem que somos liderados por profetas, videntes e reveladores”, disse ele.

Fonte: Newsroom – Moçambique

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *