fbpx

4 maneiras de evitar a ansiedade pós conferência

A conferência geral tem muitas mensagens excelentes, por isso às vezes pode ser desafiador aplicar tudo que aprendemos. Como você sabe por onde começar a aplicar o que aprendeu?

A revelação contínua é uma das minhas partes favoritas do evangelho. O fato de Deus querer falar conosco agora tanto quanto tempos bíblicos é um testemunho de que ele realmente nos ama e está interessado em nossas vidas.

E a conferência geral é uma das principais maneiras pelas quais recebemos essa inspiração, é uma oportunidade incrível para ouvirmos profetas e apóstolos vivos.

Mas se você é como eu, você pode sair da conferência sentindo o que a ex-Presidente Geral da Primária, Joy D. Jones, chamou de “ansiedade pós conferência geral.” A grande quantidade de instrução e inspiração, por mais maravilhosa que seja, às vezes pode parecer difícil de digerir e implementar nos seis meses que temos antes da próxima conferência.

Então, o que podemos fazer para nos concentrarmos na inspiração que recebemos sem ficar desanimados ou sobrecarregados? Aqui estão algumas sugestões:

1. Peça ao Senhor para lhe dizer que você está fazendo certo

Homem olhando para o céu

Ao reler as conversas e revisar suas anotações, ore ao Pai Celestial e peça a ele que informe onde você está tendo sucesso. Pode ser fácil ver o Pai Celestial como um juiz, mas lembre-se de seu título preferido: Pai!

Ele é nosso Pai, e enquanto os pais corrigem e disciplinam seus filhos, eles também ensinam, encorajam e celebram suas conquistas. Sentir-se seguro de que você está fazendo algumas coisas corretamente pode ajudá-lo a se sentir esperançoso em mudar outras coisas em sua vida.

A irmã Bonnie D. Parkin, ex-Presidente Geral da Sociedade de Socorro, testemunhou que

“Precisamos saber que Ele vê o que há de bom em nós. Sentir seu amor nos dá ânimo para seguir em frente, dá-nos a certeza de que somos Dele e confirma o sentimento de que Ele tem afeição por nós, mesmo quando cometemos erros e passamos por reveses temporários”.

Permita que o Senhor mostre o que Ele vê de bom em você.

2. Avalie-se honestamente

aproveitar a conferência ao máximo

A autoconsciência pode ser uma ferramenta valiosa para determinar por onde começar quando se trata de aplicar o que você aprendeu na conferência. Aqui estão algumas perguntas para você começar sua autoavaliação:

  • Eu faço um estudo regular e significativo das escrituras que me ajuda a entender melhor o evangelho?
  • As minhas orações ajudam a me sentir mais ligado ao Pai Celestial?
  • Sinto o Espírito regularmente?
  • Estou passando por alguma luta mental, emocional, física ou social que me faz sentir distante do amor de meu Pai Celestial e do Salvador?
  • Estou prestando atenção àqueles ao meu redor que podem estar com dificuldades e precisando da minha ajuda?
  • Existem comportamentos em minha vida que eu preciso de ajuda para começar ou parar?
  • Quais atributos semelhantes a Cristo eu preciso desenvolver ainda mais?

Refletir sobre essas perguntas pode ajudar você a identificar áreas de crescimento pessoal e ajudar a selecionar mensagens de conferência que serão úteis à medida que você procura melhorar. Se você precisar de mais ideias, você pode estudar o capítulo 6 de Pregar Meu Evangelho.

Pode ser interessante: Perguntas e Respostas: Os profetas de Deus cometem erros?

3. Ore para saber em que se concentrar

Homem orando

É importante refletir e avaliar nossas próprias forças e fraquezas, mas o Pai Celestial as conhece ainda melhor do que nós. Além disso, Ele pode nos ajudar a priorizar quando percebermos no que precisamos melhorar. Incluí-Lo neste processo irá ajudar você a saber em que área da sua vida concentrar seus esforços com base nas mensagens da conferência.

Cada conferência tem mensagens valiosas, mas algumas podem ser mais aplicáveis e necessárias para você agora. Como o presidente Dallin H. Oaks, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, explicou:

“O número de coisas boas que poderiam ser realizadas ultrapassa em muito o tempo disponível para sua execução. Algumas coisas são melhores, e são elas que merecem atenção prioritária em nossa vida.”

4. Comece devagar

Mulher estudando as escrituras e marcando os versículos favoritos

Suas chances de implementar mudanças com sucesso são muito maiores se você se concentrar em apenas uma ou duas coisas. Mesmo quando uma grande mudança é necessária, pode ser mais fácil começar aos poucos. O Senhor irá ajuda você a fazer grandes mudanças por meio de seus pequenos e constantes esforços.

O Élder Michael A. Dunn, dos Setenta, ensinou:

“Todo esforço que fazemos para nos arrepender, não importa o quanto nos pareça pequeno, pode fazer uma grande diferença em nossa vida.”

O Senhor vê e valoriza nossos esforços e nos ajudará enquanto tentamos fazer das mensagens da conferência geral parte de nossas vidas.”

Se você entrar em uma conferência com uma intenção real de aprender e melhorar, você irá aprender algo novo. O Élder Robert D. Hales (1932-2017) do Quórum dos Doze Apóstolos disse:

“Prometo que se ouvirem, sentirão o Espírito crescer dentro de vocês. O Senhor lhes dirá o que Ele quer que vocês façam com sua vida. Em conferências podemos receber a palavra do Senhor que significa apenas para nós. …O que é dito não é tão importante quanto o que é ouvido e sentido.”

O Pai Celestial quer ajudar você a se sentir motivado para mudar e progredir. Se você sentir a “euforia da conferência geral”, recorra a Ele para descobrir como você pode aplicar melhor as mensagens da conferência em sua vida.

Fonte: The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *