fbpx

Encontrar a Felicidade Não é a Mesma Coisa Que Encontrar Entretenimento

Estou muito feliz em escrever hoje sobre a felicidade, porque eu não estou me sentindo muito feliz. É verdade. Eu tenho o melhor marido do mundo, filhos maravilhosos, um lugar quente para dormir e alimento para a minha família Mórmon. Eu conheço meu Salvador, Jesus Cristo e meu Pai Celestial. Eu sei que eles me amam além da minha compreensão. Tudo o que uma pessoa poderia desejar, eu possuo. Não existem desculpas para que eu não me sinta feliz a cada instante. Entretanto, eu sei porque não estou me sentindo feliz. Eu vou explicar.

mormon-oraçãoNos últimos meses tenho me preocupado muito comigo mesma. Tenho sido bem egoísta. Eu acho que minha vida esta um pouco monótona e estou procurando algo divertido para fazer. Neste mundo existem pessoas que estão internadas, famintas, lutando em uma guerra e eu estou aqui sentada com um belo vestido, e com a cara amarrada, porque não estou me divertindo. Eu deveria ter vergonha de mim mesmo. A medida que escrevo este artigo começo a sentir duas coisas: mais grata pelas minhas bênçãos e envergonhada por preocupar-me somente comigo durante os últimos meses.

Enquanto tento enumerar minhas muitas bênçãos, dons e habilidades que o Senhor me deu, eu começo a sentir-me menos egoísta e mais interessada em fazer algo de bom por alguém. Talvez eu devesse contatar o hospital local e oferecer-me como voluntaria. Talvez eu deveria fazer uma sobremesa especial para a minha família, ao invés, de preparar qualquer coisa no ultimo minuto. Existem um monte de coisas que eu poderia fazer aqui e agora a fim de fazer melhor a vida de alguém. Eu sei, por experiência própria, que quando servimos ao próximo começamos a nos sentir melhor… e mais feliz.

Ao pensar sobre isso, hoje, um dia escuro e frio de inverno, eu ponderei sobre a natureza da felicidade. Alguém que só pensa em suas necessidades jamais será feliz. Quando somos egocêntricos, perdemos a referencia de quem somos e nossa posição no grande esquema da vida. Todos fazemos parte da grande família humana. Não somos o centro do universo. Temos um papel a desempenhar. Podemos tanto tomar nosso script e participar da peça, quanto ficar nos bastidores se preocupando consigo mesmo. Este é um sinal de orgulho; e o orgulho é um inimigo.

A Felicidade é uma Parte Central do Significado da Vida

A felicidade não se compra. Todos sabemos que gastar dinheiro para comprar coisas que tolamente acreditamos nos farão felizes é uma falácia. No meu caso, eu tenho tudo o que o dinheiro pode comprar e isso não me faz feliz. Além disso, desperdiçar nosso tempo em coisas que são divertidas pode parecer legal por um tempo, mas não nos trarão uma felicidade duradoura. Eu sei que parece que isto não faz sentido. Certamente acreditamos que comprar aquele carro novo ou um maravilhoso par de sapatos nos trará felicidade. É muito bom ter algo novo, mas a medida que nos habituamos com aquilo saímos a procura da próxima moda para nos sentirmos felizes de novo.

Verdadeiramente, o único modo de garantir um fluxo contínuo de felicidade é nos perder a serviço do próximo. Isto não significa ignorar a nós mesmos. Significa que fazemos o que devemos fazer para sermos saudáveis; e então, nos voltamos para os outros e suas necessidades.

Os Pais Cristãos Devem Procurar a Felicidade

mormon-MocasProvavelmente, são os membros de nossa família que mais precisam de nossa ajuda. Devemos nos preocupar com eles, tanto individualmente como em grupo. Um antigo profeta Mórmon, chamado, Harold B. Lee, disse: “A mais importante obra de Deus que você jamais fará, será dentro das paredes de seus próprios lares.”

Uma das mais importantes questões relacionadas ao serviço familiar pode ser: “Estamos orando juntos como uma família?” Se oramos juntos, temos a oportunidade de ouvir o que um membro da família pensa. Podemos ouvir o que ele esta pedindo e pelo o que ele é grato. Podemos ouvir seu doce tom de voz a medida que ele se dirige diretamente ao Pai Celestial. Quando eles terminam suas orações dizendo “em nome de Jesus Cristo, Amém.” Podemos perceber o quanto respeitam nosso Salvador.

Uma outra questão sobre o serviço familiar: Estamos aprendendo em como criar uma criança? Ouvimos quando elas falam a respeito de seu dia? Olhamos para bem dentro de seus olhos e dizemos o quanto as amamos? A adolescência é um período critico para qualquer membro da família. Ouvimos suas preocupações? Estamos reservando tempo para compreender as necessidades particulares de cada membro da família. Temos nos preocupado com aqueles que já são considerados anciões. Existem muitas maneiras que podemos prover serviço cristão aos membros da família. Eles merecem somente o nosso melhor.

O Serviço Cristão nos traz Felicidade

Voltando para a questão discutida no inicio deste artigo, eu comecei a me sentir melhor a medida que comecei a pensar nos modos em que posso servir minha família e a comunidade.

Gordon B. Hinckley, um ex-profeta Mórmon disse:

President-Gordon-B-Hinckley-mormon“Você deseja ser feliz? Esqueça de si mesmo e se perca nesta grande causa. Doe de seus esforços para ajudar as pessoas… Permaneça em lugares santos, e levante os joelhos enfraquecidos, segure os braços cansados. Viva o evangelho de Jesus Cristo.”

O evangelho são as boas novas da ação. É algo que fazemos, e não que ficamos pensando. Deixemos os outros discutirem religião e falarem sobre teologia. Devemos ser aqueles que fazem algo pelos outros e sermos o exemplo.

Eu vi algo que alguém postou no Twitter hoje, que dizia: Nossa felicidade é nossa responsabilidade.” Eu concordo com esta pessoa. Devemos ser responsáveis em como vivemos, servindo ao próximo atraímos felicidade para nos mesmos. É claro que muitos nos dirão para ir viajar e comprar coisas para si mesmos, pois isso trará felicidade. Tudo isto parece tão divertido!

Uma lição que aprendi com o prefeito Sim Samake de Ouelesseebougou em Mali, na África me fez sentir muito humilde. Ele explicou que seu pai teve uma visão do modo que sua família poderia quebrar o ciclo da pobreza. A família deste homem abdicou de algumas refeições para que frequentassem a escola e recebessem uma educação. À noite, quando as crianças estavam indo para a cama com fome, a mãe amarrava um pano em torno de suas barrigas para aliviar a dor. Mesmo enfrentando estas terríveis circunstâncias, o bom prefeito explicou que eles foram muito felizes. Eles não sabiam que eram pobres. Eles gostavam da companhia uns dos outros. Ele e seus irmãos tiveram uma infância feliz.

A felicidade não se compra. A felicidade não deve ser confundida com entretenimento. Obtemos a verdadeira e duradoura felicidade quando servimos aos outros e participamos como um fio na grande tapeçaria da vida.

Susan Escalante é um Santo dos Últimos Dias que vive em Pleasant Grove, Utah.

Recursos Adicionais

Saiba mais sobre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

| Vida dos Santos dos Últimos Dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *