Domingo

Talvez você tenha um amigo ou um familiar que seja santo dos últimos dias (ou mórmon) e se pergunte por que o domingo é um dia tão importante para nós. De fato, para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o domingo, é o dia mais importante e esperado da semana.

Em todo o mundo, membros da Igreja se reúnem em reuniões que duram 3 horas e em sua maioria, acontecem pela manhã. Muitos consideram o tempo longo para estarem em uma Igreja, sentados e ouvindo pregações, mas o que acontece lá é bem interessante e você pode participar também.

Em grande parte das unidades da Igreja, as reuniões de domingo se iniciam com uma Sacramental. Na Sacramental, cantamos hinos, oramos, partilhamos o sacramento e ouvimos oradores falarem dos mais diferentes assuntos. O sacramento que partilhamos todos os domingos é o pão e a água em lembrança do sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Membros e visitantes são convidados a partilharem do sacramento e recordarem da Expiação de Cristo. É um momento bem especial para nós. A sacramental é o ponto principal de nosso domingo. Preparamos-nos para ela, durante toda a semana.

Depois da sacramental, temos encontros, algo que chamamos de aulas. Há várias organizações para que cada um possa aprender um pouco mais sobre Jesus Cristo e seu Evangelho.

Porque o Domingo

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar”. (Êxodo 20:8)

domingo

Ressureição de jesus Cristo – Domingo.

A lei de guardar o sábado foi observada durante um longo período. Muitos judeus acusavam Jesus Cristo de transgressor da lei por curar aos sábados. Há relatos bíblicos que registram sete curas realizadas por Cristo no sábado. (Lucas 4:33, 38-39; 6:6-10; 13:10-17, 14:2-4; João 5:5-10; 9:1-14).

Surge então uma grande dúvida: por que uns guardam o sábado e outros guardam o domingo? Por que o domingo é tão importante para os mórmons?

A lei do sábado era guardada antes da Ressurreição de Jesus Cristo. Após a sua Ressurreição, cristãos de várias denominações, inclusive, mórmons, guardam o domingo em lembrança da Ressurreição e do Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo.

Depois de Sua ressurreição, Cristo se mostrou a Maria de Madalena e outros, no primeiro dia da semana (Marcos 16:9). Em outra ocasião, o Cristo ressurreto se mostrou aos apóstolos no primeiro dia da semana (João 20:19). Ele apareceu uma semana depois, de novo no primeiro dia da semana (João 20:26). O dia de pentecoste aconteceu 50 dias (7 semanas) depois de Sua ressurreição, então aconteceu no primeiro dia da semana (Atos 1:9).

Em Trôade, lemos que os cristãos se reuniram no primeiro dia da semana para ouvir sermões (Atos 20:7).
Na igreja primitiva, de fato, praticamente não houve debate nesta questão. É por isso que a maioria dos cristãos hoje em dia guarda o Domingo como o Dia do Senhor. Em nossos dias, profetas e apóstolos modernos também têm ensinado que o dia do Senhor deve ser o primeiro dia da semana.

Como fazer do domingo um dia diferente

domingo

O domingo pode ser diferente se você vai a igreja.

É comum muitas pessoas perguntarem se os mórmons não gastam aos domingos, fazem atividade física ou assistem jogos por exemplo. De fato, os membros da Igreja, são aconselhados a fazer do domingo, um dia diferente dos demais. Temos outros seis dias para assistir jogos, participar de jogos e fazer compras por exemplo.

Seguimos o que lemos em Deuteronômio 5:14 “não farás nenhum trabalho nele(no dia santificado), nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu.”

Fazemos do domingo, um dia de descanso de nossos labores e desejamos o mesmo descanso a todas as pessoas. Vamos a Igreja e relembramos do Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo e expressamos nossa gratidão a Ele.

E para que mais plenamente te conserves limpo das manchas do mundo, irás à casa de oração e oferecerás teus sacramentos no meu dia santificado. Porque em verdade esse é um dia designado para descansares de teus labores e prestares tua devoção ao Altíssimo. (D&C 59:9-10)

Você pode participar conosco de nossas reuniões dominicais. Neste link, pode encontrar a capela mais próxima de você… Visitantes são bem-vindos.