Recentemente, me deparei com algumas definições que mudaram a forma como penso sobre perfeição.

No livro Wrestling with the Restoration, Steven C. Harper fala sobre Efésios 4:12–13, que ensina que o propósito da Igreja é “o aperfeiçoamento dos santos… Até que todos cheguemos à unidade da fé, … a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.”

“Não interpreto a palavra aperfeiçoamento nessa passagem como sendo sem falhas ou livre de erros”, explica Harper. “A palavra grega traduzida como aperfeiçoar transmite a ideia de equipar ou preparar, e não de impecabilidade.”

perfeição na Bíblia

O significado de Katartismós 

Harper faz referência ao Dicionário Grego de James Strong, que traduz καταρτισμός (katartismós) como “fornecimento completo (objetivamente): aperfeiçoamento”. A fonte também cita o Outline of Biblical Usage de Larry Pierce, que define a palavra, no contexto de Efésios 4:12, como “fornecimento completo, capacitação”.

Assim, esse significado ajuda a aliviar a pressão que podemos sentir ao tentar nos tornar perfeitos. Afinal, como humanos, nunca conseguiremos ser impecáveis por conta própria.

O que podemos fazer é permitir que Cristo nos equipe ou nos prepare para nos tornarmos completos Nele. Desse modo, ao fazermos convênios e participarmos ativamente de Sua Igreja, nós nos preparamos espiritualmente para melhorar a cada dia.

Como ensinou a ex-presidente geral da Sociedade de Socorro, Jean B. Bingham:

“Os equipamentos espirituais que nos impedem de nos machucarmos nas rochas da adversidade são: nosso testemunho de Jesus Cristo e os convênios que fazemos. Podemos confiar nesses suportes para nos guiar e nos levar a um lugar seguro.”

futuro

O significado de Téleios

Harper também aponta a diferença entre as palavras gregas para “aperfeiçoamento” e “perfeito”. Esta última — τέλειος (téleios) — é definida como “completo” ou “maduro”.

De forma semelhante, o Presidente Russell M. Nelson explicou o significado de téleios:

“Observem que a pala­vra não impli­ca “estar livre de erros”, mas, sim, “alcan­çar um obje­ti­vo dis­tan­te”. De fato, quan­do os escri­to­res da ver­são grega do Novo Testamento que­riam des­cre­ver a per­fei­ção de com­por­ta­men­to, ou seja, a pre­ci­são ou exce­lên­cia no desem­pe­nho huma­no, uti­li­za­vam outras pala­vras e não o termo teleios.

“A per­fei­ção que o Senhor ima­gi­na para nós, é muito mais do que um sim­ples desem­pe­nho sem erros. É a eter­na expec­ta­ti­va, mani­fes­ta­da pelo Senhor na gran­dio­sa ora­ção que fez ao Pai em nosso favor, de que pudés­se­mos ser aper­fei­çoa­dos e capa­zes de viver com Eles na Eternidade vin­dou­ra.”

Enquanto estamos sendo equipados ou preparados para esse destino espiritual, podemos lembrar de quem, no fim das contas, irá nos aperfeiçoar. Assim, reconhecer nossa necessidade do Salvador nos ajuda a ter mais paciência conosco e com os outros quando inevitavelmente erramos.

“Procuro lembrar de quem é a Igreja — A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, escreve Harper. “Ela é composta pelo Cristo perfeito e por santos imperfeitos trabalhando juntos.”

Portanto, enquanto você continua no processo de aperfeiçoamento, permita que o Salvador te equipe e te prepare. Ele pode te fornecer tudo o que você precisa para um dia voltar a viver com Deus.

Fonte: LDS Living

Veja também