Às vezes, quem deveria te levantar acaba sendo quem mais te machuca. Essa é uma verdade que, embora doa aceitar, é real. Um único comentário fora de lugar ou um conselho mal compreendido pode nos fazer sentir invisíveis ou julgados.

Mas, e se quem te machuca é o seu líder na Igreja? Nesse caso, a dor é ainda maior devido à decepção. Os líderes não estão isentos de erros, mas isso não significa que a dor deixe de existir.

Embora não seja o ideal, muitos membros d’A Igreja de Jesus Cristo passam por isso. Mas, nesses momentos, sempre haverá alguém disposto a te consolar e a te lembrar de que você não está sozinho nessa jornada.

Conselhos mal colocados, doem
Imagem: Unsplash

Reconhecendo a armadilha do inimigo

Às vezes, um conselho que dói pode parecer uma traição. Afinal, buscamos um líder, um bispo, uma presidente da Sociedade de Socorro ou um professor esperando compreensão, não uma repreensão.

Às vezes, o conselho não tem má intenção, ele simplesmente não chega no tom que precisávamos. No entanto, o inimigo aproveita esses momentos para sussurrar: “Viu? Nem na Igreja alguém te entende.”

Isso não é verdade. Devemos lembrar que Jesus Cristo sofreu até mesmo por aqueles que deveriam ter sido um apoio. É por isso que Ele não minimiza a sua dor, mas te convida a lembrar:

“E se há erros, são erros dos homens… Contudo, Deus sabe todas as coisas.”
(Mórmon 8:17)

Embora os líderes cometam erros, isso não deveria afetar sua fé nem seu desejo de renovar seus convênios todas as semanas. Se você se esforçar para ser fiel, o Salvador te consolará e te curará.

A voz dos líderes, a voz do Senhor
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Discernir a voz de Deus nas palavras dos líderes

Por outro lado, pode trazer alívio lembrar que nem todo conselho de um líder é revelação. Às vezes, eles compartilham um ponto de vista pessoal que não representa necessariamente a vontade do Senhor.

O próprio Senhor nos ensinou a buscar nossa própria confirmação:

“E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras” (Morôni 10:4)

Agora, muitos podem se perguntar: então, por que obedecer aos meus líderes se, às vezes, suas palavras podem não ser as de Deus?

Não se trata de desconfiar dos seus líderes, mas de desenvolver discernimento, porque, no fim das contas, Deus os escolheu para trabalhar em Sua Obra. Como declarou o Élder Uchtdorf:

“E para ser perfeitamente honesto, houve ocasiões em que membros ou líderes da Igreja simplesmente cometeram erros. Suponho que a Igreja só seria perfeita se fosse administrada por seres perfeitos (..) Suponho que a Igreja seria perfeita somente se nela só houvesse pessoas perfeitas. Deus é perfeito, e Sua doutrina é pura; Mas ele trabalha por nosso intermédio — Seus filhos imperfeitos (…)”

Conselho de líderes, como perdoar
Imagem: de Liza Summer, Pexels.

É possível curar sem se afastar

É possível reconhecer o serviço dos líderes e, ao mesmo tempo, manter um relacionamento direto com o Senhor. Mas, às vezes, a situação se torna tão insustentável que muitos escolhem a difícil decisão de se afastar.

Essa decisão parece lógica porque — quem gostaria de permanecer onde sente dor? Porém, por mais debatível que pareça, é melhor permanecer e sentir o Salvador no meio da dor do que dar um passo para longe apenas para evitá-la.

Se você ainda tem dúvidas, aqui está uma mensagem do Élder Uchtdorf para você:

“Para os que se afastaram da Igreja, digo, meus queridos amigos, que há lugar para vocês aqui. Venham e acrescentem seus talentos, dons e sua energia aos nossos. Todos nos tornaremos pessoas melhores com isso.”

Seu sofrimento pode não desaparecer de imediato, mas a diferença é que você começará a curar ao permitir que Cristo julgue e te conceda paz. Em contraste, afastar-se nunca trará cura — pois não há alívio na negação.

Se um líder te feriu e você se afastou, este é o seu convite para voltar. No fim das contas, os líderes mudam, mas o amor do Senhor por você jamais mudará.

Fonte: Masfe

Veja mais