fbpx

Perguntas e Respostas: Dizer “Graças a Deus” é usar o nome do Senhor em vão?

Pergunta

Dizer “Graças a Deus” é usar o nome do Senhor em vão? Eu tentei pesquisar sobre isso e descobri que “em vão” significa falar sem um motivo aparente ou sem pensar no Senhor, como em “Ai meu Deus”, ou usá-lo para promover algo profano “em seu nome”. Mas não encontrei detalhes sobre o uso do termo “Graças a Deus”. Então, alguém que o usa no contexto de ser grato por uma situação – algo que está sempre relacionado a Deus, – desde que tenha o Senhor em mente, está tudo bem?

Resposta

O uso da frase “em vão” (neste contexto) tem dois significados.

  • Não ter nenhum significado ou intenção — especialmente não ter nenhuma intenção “sagrada” ou significado ao tomar o nome do Senhor em vão.
  • Não ter autoridade para fundamentar o pedido

A sua pergunta está mais relacionada com o primeiro significado, por isso vou abordar isso aqui.

A frase “Graças a Deus”, infelizmente, é usada em vão com demasiada frequência. O que eu quero dizer com isso é que a pessoa que diz a frase não está realmente falando com Deus ou sobre Ele. Assim, “não tem significado ou intenção de invocar pensamentos sobre o Todo-Poderoso.” Se alguém está realmente, realmente, literalmente, dando graças a Deus ao proferir essa frase, então não está tomando Seu nome em vão. Então, a intenção por trás da frase é o fator determinante.

Você pode imaginar a situação quando uma família está esperando por resultados de exames médicos e eles descobrem que o paciente vai sobreviver?  Certamente, aqueles que se importam estariam dando graças ao Senhor por tal bênção. Isso não é em vão. Na verdade, é uma oração curta.

Mas, muitas vezes, as pessoas dizem essa frase para coisas triviais, só por dizer, sem pensar sobre o Senhor. Isso é em vão.

Fonte: Ask Gramps

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *