Pergunta:
Embora a doutrina da Igreja ensine que fomos gerados por “Pais Celestiais,” ainda ouvimos muito pouco a respeito da Mãe Celestial. Ouvi na Igreja que Ela é tão sagrada que jamais devemos falar sobre sua identidade. O que a Igreja ensina sobre o assunto?
Caíque, Brasília
Resposta:
Olá Caíque,
É absolutamente verdade que devemos nos referir com reverência a qualquer assunto do Evangelho que tenha natureza sagrada, mas isso não significa que de fato existam tópicos no Evangelho Restaurado que são “tão sagrados” a ponto de ser inapropriado a menção a eles. Tal conceito, que normalmente é aplicado à Mãe Celestial, simplesmente não é verdadeiro.
A escritora Amy Irvine em sua publicação de 2008 ressalta esse conhecido argumento através da história de uma fictícia visitante do Templo que pergunta sobre os aspectos femininos da Deidade e recebe como resposta “que a Mãe Celestial é tão especial que Deus nos declarou que jamais devemos falar sobre ela—que o Senhor a tem como no topo de um pedestal e que jamais deveria ser vista ou que falassem sobre Ela, com temor de que sua pureza fosse manchada“[3]
Tais tipos de registros e citações, tem por muitas décadas moldado o entendimento da imensa maioria dos Santos dos Últimos Dias a respeito da identidade e natureza da Mãe Celestial e criado um forte impacto em nossa cultura, fortalecendo a percepção de que de fato falar sobre Ela é “inapropriado” ou “desencorajado”. Curiosamente, nenhum dos adeptos de tal ponto de vista longamente perpetuado em nossa cultura parecem ser capazes de indicar a origem desse ensinamento.
Pesquisas históricas e uma análise cuidadosa a tudo o que já foi oficialmente dito por oficiais autorizados da Igreja, indicam de maneira praticamente conclusiva que a ideia de “Silêncio sagrado com relação à Mãe Celestial” é falsa, não possuindo origem em qualquer revelação a líderes da Igreja.
Líderes da Igreja de diferenres épocas frequentemente se referiram à natureza da Mãe Celestial, sua identidade, propósito e papel no desenvolvimento do Plano de Salvação. Uma análise detalhada de tais referências pode ser encontrada nos seguintes artigos:
Um Estudo dos Ensinamentos Históricos Sobre a Mãe Celestial
Artigo Oficial no Site Lds.org
Dessa forma, a ideia de “silêncio sagrado” em relação à identidade e propósito da Mãe Celestial não se sustenta seja sob a ótica histórica ou doutrinária. A questão realmente relevante é… Se o papel Dela é importante no Plano de Salvação, por que ouvimos tão pouco sobre Ela? Essa entretanto é aparentemente uma pergunta ainda sem resposta clara ou definida.
Abraço!
Artigo originalmente publicado no Intérprete Nefita.
5
claro que nao devemos atribuir poderes milagrosos a ela, como fazem por ai. mas é evidente que temos que ter um respeito por ela, pois entre todas as mulheres da epoca, ela foi a mais digniga de conceber o salvador. e sem falar no carinho que cristo tinha por ela, afinal, mãe é mãe.
Ola Osvaldecir,
A Mãe Celestial a quem nos referimos no artigo não se trata de Maria. Maria foi a mãe de Cristo, mas ainda assim foi uma mortal. A mãe a quem nos referimos no artigo é um ser exaltado.
Sugiro que confira os links no final do artigo para maior esclarecimento.
Abraço
Luiz será que tem alguma escritura que a mencione ou algum discurso oficial que fale pelo menos um pouco sobre ela ? Desde já muito obrigado pela atençao.
Henrique,
Os artigos “Perguntas e Respostas” são abordagens rápidas a questões do dia a dia no universo Mórmon. No final do artigo mencionei dois links que estão repletos de informações documentadas a respeito da Mãe Celestial, sendo o primeiro uma pesquisa que publiquei há algum tempo atrás. Você pode conferir o artigo completo aqui:
http://www.interpretenefita.com/artigo/um-estudo-dos-ensinamentos-historicos-sobre-a-mae-celestial/26/
E a versão em áudio do mesmo artigo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=bfbMguK8Tyw
Abraço!
Isso aí joven testifico
4.5