O novo hinário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias incluirá um clássico muito querido pelos santos latino-americanos: “Placentero nos es trabajar“. Agora, o hino é oficialmente intitulado em português como “Oh, que grande alegria é servir“.
Composto em 1910 por Andrés Carlos González Rodríguez, o hino nasceu na prisão. González estava preso por pregar o evangelho.
Apesar disso, ele escreveu uma mensagem de esperança e fé: “Oh, quão grande é a nossa alegria a cada dia, ao servirmos na obra do Senhor”. Este hino latino-americano da Igreja de Jesus Cristo canta um testemunho de resiliência e dedicação.
A origem inspiradora e a mensagem de esperança do hino
Naquela época de instabilidade, durante a Revolução Mexicana, autoridades prenderam González e seu companheiro. Eles cantaram o hino cristão “In the sweet by and by” em público. No entanto, acusaram os missionários de cantar algo que ‘não lhes pertencia’ e os prenderam.
Encarcerado, ele não sabia se voltaria a ver sua esposa e filho pequeno. Mesmo assim, escreveu uma nova letra. Esta, original, expressava profunda esperança e alegria no serviço ao Senhor: “Oh, quão grande é a nossa alegria a cada dia, ao servirmos na obra do Senhor.”
Assim, o novo texto deu aos missionários liberdade. Eles podiam continuar pregando com música. No dia seguinte, munidos da letra própria, foram libertos.
A Igreja publicou o hino, conhecido como ‘Despedida’. Isso aconteceu no hinário espanhol da Igreja em 1912. Mais tarde, ele recebeu o título atual em espanhol, “Placentero nos es trabajar”. O primeiro verso da canção inspirou o nome atual.

Um legado global no novo hinário mundial da Igreja
A inclusão deste hino ao novo hinário Igreja de Jesus Cristo, intitulado “Hinos — Para o Lar e a Igreja”, é um marco para a música de adoração latino-americana. Trata-se da primeira música originalmente publicada no hinário espanhol a integrar a coletânea mundial.
Além disso, a inclusão do hino coincide com o centenário da chegada do Evangelho Restaurado na América Latina. É um momento simbólico para as raízes e a dedicação dos membros latino-americanos. Isso também demonstra a força da música na adoração da Igreja de Jesus Cristo.
Andrés Carlos González Rodríguez teve um papel pioneiro na história da Igreja no México. Além de missionário, foi o primeiro mexicano a servir em um sumo conselho e o primeiro a receber o chamado de patriarca.
Adicionalmente, ele traduziu diversos hinos da Igreja de Jesus Cristo para o espanhol. Cantou como solista em inúmeras ocasiões. Assim, ele enriqueceu a música de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
A melodia envolvente e as letras que exaltam a alegria de servir a Cristo fazem com que ‘Que grande alegria é servir’ conquiste o mundo. Ele reforça a mensagem universal de fé, dedicação e união entre os santos em todos os idiomas.
Fonte: Church News
Veja também
- O novo hinário terá cerca de 375 hinos: Saiba sobre seu lançamento em 2027
- 11 novos hinos são adicionados ao hinário “Hinos – Para o Lar e para a Igreja”