fbpx

5 Coisas que todo Solteiro da Igreja gostaria que os Casados compreendessem

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem como doutrina principal a fé no Senhor Jesus Cristo que leva às famílias a serem unidas para toda eternidade. Uma das características mais marcantes da Igreja é a defesa da família tradicional e a proteção do casamento entre homem e mulher. Mas nem todos adultos da Igreja são casados, e nem todos possuem uma família ideal. Ser adulto solteiro na Igreja, de fato, não é uma condição estranha ou incomum.

Certamente Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34), e as divisões e classificações, que rotulam e diferenciam, pouco importam para Ele. Portanto, Ele não vê, primeiramente, as pessoas como solteiras ou casadas, mas como seus filhos e filhas amados [1]. Ele quer que, casados ou solteiros, seus filhos voltem à Sua presença no Reino Celestial. Ele fará tudo o que pode para que sejamos herdeiros do mais alto grau de glória.

Os membros da Igreja não são perfeitos – mas podem se esforçar para adquirir a perspectiva esperançosa do Pai Celestial, de modo a verem às pessoas além de sua condição atual. Neste aspecto os membros casados – particularmente os que casaram cedo, e tiveram pouca ou nenhuma dificuldade para encontrar “o eleito” ou “a eleita” – precisam se esforçar para entender como é a vida e os anseios de um adulto solteiro numa Igreja que foca na família, e não aumentar-lhes o fardo, com indiretas, brincadeiras e julgamentos. Por outro lado, os casados não podem deixar de prestar testemunho das bênçãos que lhes advém de uma família e, se estiverem na posição de líderes, tem o direito de aconselhar e abençoar os solteiros para que alcancem o ideal.

Por outro lado, os solteiros não podem se ofender. Eles precisam reforçar a fé no Plano Eterno – sabendo que todo fiel vai se casar e ter uma família eterna, seja aqui ou na eternidade[2]. Eles precisam continuar a estudar, trabalhar e servir no Reino, sem ficar obcecados em casar logo [3]. Eles precisam compreender que os membros casados falam tanto de casamento, pois casar é bom – e eles querem que desfrutemos tal bênção.

Dito isto, listamos cinco coisas que todo solteiro na Igreja gostaria que os casados soubessem (ou lembrassem):

  1. NÃO É FÁCIL SER SOLTEIRO. Já falamos isso. Ser solteiro em uma Igreja que prega tanto sobre família não é fácil, pois os solteiros desejam ardentemente ter um companheiro ou campainheira eterno e filhos. Eles desejam aplicar o que aprenderam e ensinaram. Além disso o compromisso da castidade é um fardo que pode ser pesado, pois os sentimentos sexuais são muito fortes nos jovens adultos solteiros. Os casados sabem disso, e talvez, por este mesmo motivo desejam tanto que seus amigos solteiros se casem – mas acabam cometendo excessos nesta iniciativa, como fazer comparações, acusações e procurar forçar situações. Toda ajuda é bem-vinda, claro, mas toda manipulação é prejudicial. Os casados ajudam muito simplesmente entendendo as dificuldades dos amigos e membros solteiros e zelando por eles, sem extrema ansiedade ou desespero.
  2. NÃO SOU SOLTEIRO POR QUE QUERO. A maioria dos solteiros da Igreja não é solteiro porque deseja. Alguns supõem que se o desejo de casar fosse realmente forte, o solteiro se casaria rapidamente. Não é tão simples, pois o casamento envolve a liberdade de escolha de outrem. O missionário que deseja ardentemente batizar sempre batiza? Não, certamente. Mas o Senhor olha para o coração e vê os desejos sinceros dos solteiros. Quanto mais forte for o desejo do solteiro de se casar, tanto mais o Senhor se regozijará, pois este é um desejo celestial. O Senhor antederá este desejo, talvez não agora ou amanhã – mas temos Sua promessa – e Ele não mente. Os casados podem fortalecer a fé dos solteiros, sem imposições fracas, mas com testemunho e alegria sinceros, de que os desejos justos serão atendidos na hora certa e no lugar certo.
  3. SOLTEIROS ENTENDEM A IMPORTÂNCIA DO CASAMENTO E DA FAMÍLIA. E talvez por isso o desejo de casar-se, que é natural e forte para um membro adulto solteiro fiel da Igreja, seja muitas vezes um fardo. Muitos solteiros tem dificuldade de fazer e manter relacionamentos com o sexo oposto, alguns tem medo de assumir um compromisso tão sério como o casamento, alguns não são bonitos e interessantes no padrão do mundo, outros sentem atração por pessoas do mesmo sexo, alguns tiveram traumas no passado (como divórcio dos pais, abuso sexual, etc.). Há muitos motivos que levam uma pessoa a ter dificuldade para casar, mesmo com um desejo ardente para fazê-lo. Mas poucas vezes este motivo é a falta de entendimento sobre a importância do matrimonio. Muitos e muitos solteiros desejam casar – jejuam todo mês e oram todos os dias para que esta bênção lhes seja dada – eles frequentam todas as atividades e procuram fazer todas as mudanças necessárias para se colocarem em uma condição em que encontrem e sejam encontrados. Os casados podem abordar os solteiros de maneira otimista, sabendo que eles entendem a doutrina do casamento celestial e desejam casar. Podem transmitir paz, segurança.
  4. É POSSÍVEL PROGREDIR MESMO SOLTEIRO. Uma das abordagens mais comuns – e falsas – é a de que o progresso de um solteiro é limitado – e que ele nunca progredirá tanto e tão rápido quanto um casado. Não é verdade. Embora casar-se cedo seja o ideal – e que o casamento proporcione um refinamento e um avanço enorme no carácter, na fé, nos atributos para o trabalho e estudo, etc., o Senhor não impede que os solteiros progridam. Neste sentido, os solteiros podem crescer [3] tanto ou mais que os casados no emprego, no trabalho, na sociedade, nos estudos e na espiritualidade.  Todos os chamados na Igreja podem ser exercidos por membros adultos solteiros, exceto uns poucos – como bispo, presidente de Estaca, etc. Até apóstolos podem ser solteiros (quando a esposa falece).
  5. CONTINUEM A PREGAR SOBRE FAMÍLIA E CASAMENTO. Os solteiros da Igreja precisam ouvir sobre casamento e família, por mais que digam que estão cansados de ouvir sobre esse tema. Eles gostam de ouvir experiências de como os casados encontraram e conquistaram seu cônjuge, gostam de saber como é criar os filhos e como é conduzir uma família. eles não se ofendem com a doutrina da família, pois é a doutrina da eternidade. Eles desejam participar da defesa e luta pelos padrões da família  e podem falar sem temor sobre as bênçãos de participar de uma Igreja cuja doutrina se centraliza no fortalecimento de famílias eternas.

VOCÊ É SOLTEIRO E QUER CASAR ENTE ANO? VEJA UM ARTIGO SOBRE ISSO AQUI.

___________

NOTAS

[1] “A pergunta mais frequente recebida foi: “com a ênfase da Igreja no casamento e na família, não importa quão centrada em Cristo minha vida seja, nunca vou vivenciar a alegria. Como posso ser solteira e feliz ao mesmo tempo?” A Sister Stephens respondeu, dizendo que somos definidos como filhos e filhas do Pai Celestial. Se conhecermos o plano do Senhor e buscarmos outras pessoas e famílias que podemos ajudar, encontraremos alegria.” (Leia mais sobre o programa Face to Face para Adultos Solteiros aqui)

[2] “Quando falamos do casamento e da vida em família, inevitavelmente pensamos: “E quanto às exceções?” Alguns nascem com limitações e não podem gerar filhos. Algumas pessoas inocentes veem seu casamento ser destruído devido à infidelidade do cônjuge. Outras não se casam e vivem solteiras em retidão. Por enquanto, ofereço este consolo: Deus é nosso Pai! Todo o amor e toda a generosidade manifestados no pai terreno ideal são magnificados Nele que é nosso Pai e nosso Deus, muito além da capacidade de compreensão da mente humana. Seus julgamentos são justos; Sua misericórdia, sem limites. Seu poder para compensar está além de qualquer comparação terrena. “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (I Coríntios 15:19). [12]

[3] “Para vocês, mulheres e homens solteiros que desejam se casar, eu digo, não desista. E não desista de tentar. Mas desista de ficar obcecado com isso. As chances são de que se você esquecer-se disso e ocupar-se zelosamente em outras atividades, as perspectivas vão se iluminar imensamente.” (Presidente Gordon B. Hinckley, Ensign, Março de 1997)

[4] “A vida não começa só no casamento. Existem coisas importantes para fazerdes agora mesmo.” (Ezra Taft Benson, Às Irmãs Adultas Solteiras da Igreja, Conferência de Outubro de 1988)

| Fortalecendo as Famílias
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Todas as famílias são importantes para o Senhor, inclusive as não tradicionais
10 Formas de Ajudar Famílias Não Tradicionais
Mórmon pintando um quadro
11º Concurso Internacional de Arte da Igreja abre Inscrições

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *