fbpx

Como podemos saber o que é doutrina e o que não é?

O Senhor Jesus Cristo nos ordenou que ensinássemos uns aos outros a doutrina de Sua Igreja (D&C 88:77) e, no entanto, todos nós estivemos em aulas e reuniões onde nos perguntamos se o que estávamos ouvindo era verdade. Então, o que é doutrina? E como podemos reconhece-la?

A palavra “doutrina” significa simplesmente ensinar. As doutrinas da Igreja são os ensinamentos oficiais da Igreja que se espera que estudemos e aprendamos em nossos lares e na Igreja (Manual Geral 17.1.3).

No entanto, a experiência nos ensinou que nem tudo o que é ensinado na Igreja constitui a doutrina da Igreja. Por isso devemos aprender a discernir a verdade do erro e doutrina de opinião.

O Presidente Ezra Taft Benson propôs um teste simples para discernir o que é doutrina. Consiste em três perguntas que podemos fazer sobre qualquer ensinamento que ouvimos ou lemos.

1) O que dizem as escrituras?

2) O que dizem os profetas modernos, especialmente os nossos profetas vivos?

3) O que diz o Espírito? (Ezra Taft Benson, BYU Speeches, 1966).

Responder a estas três perguntas nos permite triangular a verdade e discernir a doutrina da Igreja. Vamos examinar cada uma delas.

O que dizem as escrituras

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias aceita quatro livros como escrituras oficiais: o Livro de Mórmon, a Bíblia, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor.

A importância das escrituras para discernir a doutrina foi explicada pelo Presidente Joseph Fielding Smith, quando ele ensinou:

“Não faz nenhuma diferença o que está escrito ou o que alguém disse, se o que foi dito está em conflito com o que o Senhor tem revelado, podemos deixa-lo de lado. Minhas palavras, e os ensinamentos de qualquer outro membro da Igreja… se não coincidem com as revelações, não precisamos aceitá-las. Vamos esclarecer esta questão. Nós aceitamos as quatro obras padrão como os critérios de medição, ou contrapesos, pelos quais medimos a doutrina de cada homem” (Doutrina da Salvação 3:203).

Como uma segunda testemunha a este princípio, o Presidente Harold B. Lee ensinou:

“Não me importo com a sua posição, se escreve algo ou fala algo que vai além de qualquer coisa que você pode encontrar nas obras-padrão da igreja, a menos que seja um profeta, vidente e revelador—por favor, observe que é uma exceção—você pode imediatamente dizer, ‘Bem, que é a sua própria ideia.”E se ele diz algo que contradiz o que se encontra nas obras padrão da Igreja (eu acho que é por isso que nós as chamamos de “padrão”, é a medida padrão de tudo o que os homens ensinam), você pode saber por esse mesmo sinal que é falso, independentemente da posição do homem que o diz.” (The Place of the Living Prophet, Seer, and Revelator, CES talk, 8 July 1964, p. 14).

Ambas estas declarações proféticas transmitem a ideia de que a razão pela qual chamamos as nossas escrituras oficiais de “obras padrão” é porque elas servem como um padrão para medir a verdadeira doutrina.

As escrituras carregam a Doutrina de Cristo

Outra maneira de dizer isso é que esses livros são o nosso “cânone” bíblico que literalmente significa “uma vara para testar a retidão”.

Se alguém ensina algo além do que está nas escrituras, então essa é a sua “opinião pessoal, embora bem ponderada” (Élder Christofferson, Ensign, maio de 2012).

Se o que ensinam contradiz as escrituras, então é errado. Isto é mesmo verdade para as próprias escrituras. Se um versículo isolado é usado para ensinar algo que contradiz o resto das obras padrão, então não é aceito como doutrina.

Claramente, nossa doutrina é encontrada nas Sagradas Escrituras e medida por elas.

O único problema com o uso das escrituras para discernir a doutrina é que a escritura pode ser interpretada de forma diferente.

O Profeta Joseph Smith aprendeu isso no início de sua vida quando observou que a questão de qual igreja era verdadeira não poderia ser claramente respondida pela Bíblia.

Porque todos “interpretavam as mesmas passagens de escritura de maneira tão diferente” (Joseph Smith – História 1:12).

É por isso que a escritura não é suficiente para discernir a doutrina. Precisamos de profetas vivos para as interpretar.

Os profetas vivos

Recentemente eu estava ensinando aos alunos do Seminário sobre o papel do Livro de Mórmon. Fiz uma analogia de geometria para mostrar como o Livro de Mórmon nos ajuda a interpretar e entender a Bíblia.

Ensinei que assim como um único ponto pode ter linhas infinitas que se convergem, para que a Bíblia sozinha possa ter interpretações infinitas levando a milhares de igrejas cristãs e sistemas de crenças.

Porém, se tivermos outro ponto, representado pelo Livro de Mórmon, então pode haver apenas uma linha que converge para ambos os pontos. É assim que o Livro de Mórmon estabelece e confirma doutrinas bíblicas.

Quando terminei, um estudante atencioso levantou a mão e perguntou: “o que nos impede de fazer a mesma coisa com o Livro de Mórmon e a Bíblia? Por que não interpretamos as escrituras de mil maneiras diferentes? “

Nunca tinha pensado nisso antes, mas instantaneamente a resposta veio à minha mente e ao meu coração.

“É porque temos profetas e apóstolos vivos. Eles têm o direito de interpretar as escrituras e a Igreja se une por trás de seus ensinamentos”.

Como tenho refletido sobre essa lição inspirada que aprendi, percebi que este é exatamente o ponto que o Apóstolo Paulo estava fazendo quando ele ensinou:

“E [Cristo] deu uns para apóstolos, e outros para profetas… Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina” (Efésios. 4:11-14).

“Todo vento de Doutrina” inclui todas as potenciais interpretações das escrituras.

Um dos propósitos dos profetas e apóstolos vivos é fornecer o padrão para a verdade para que não sejamos enganados por todas as diferentes opiniões e filosofias do mundo.

Nenhuma “nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação” ensinou o apóstolo Pedro, porque as escrituras foram originalmente reveladas aos “homens santos de Deus [que] falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:20-21).

Isto significa que precisamos de profetas para entender profetas. Precisamos de profetas vivos que possam ler e interpretar as escrituras pelo mesmo espírito de revelação pelo qual os profetas antigos as receberam originalmente.

Também pode ser interessante: 14 verdades sobre revelação pessoal compartilhadas pelo Élder Renlund

Profetas, videntes e reveladores

Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, apoiamos 15 homens como profetas, videntes e reveladores.

É sua vocação interpretar as escrituras e ensinar a doutrina à Igreja, sob a direção do Presidente da Igreja.

É nosso chamado ecoar suas palavras e estar em harmonia com seus ensinamentos e interpretações das escrituras.

O presidente J. Reuben Clark explicou:

“Devemos ter em mente que algumas Autoridades Gerais foram designadas a um chamado especial. Eles possuem um dom especial. Foram apoiados profetas, videntes e reveladores, isso lhes concede uma investidura espiritual especial em relação ao que ensinam às pessoas. Eles têm o direito, o poder e a autoridade para declarar a mente e a vontade de Deus a seu povo, estando sujeitos ao poder e à autoridade suprema do presidente da Igreja. As outras Autoridades Gerais não receberam essa autoridade e investidura espiritual especial em relação a seus ensinamentos. Consequentemente, estão limitados e a resultante limitação de seu poder e de sua autoridade para ensinar se aplica a todos os outros líderes e membros da Igreja, porque nenhum deles foi espiritualmente investido como profeta, vidente e revelador. Além disso, conforme acabamos de explicar, o presidente da Igreja tem uma investidura espiritual especial a mais no tocante a isso, porque ele é o Profeta, Vidente e Revelador para toda a Igreja” (Notícias da Igreja, 31 de julho de 1954; ver também Élder Christofferson, Conferência Geral, maio de 2012).

Como resultado, talvez a maneira mais simples de definir a doutrina da Igreja seja: é o que está sendo ensinado atualmente por nossos profetas vivos.

Todos os outros ensinamentos na Igreja devem estar em harmonia com isso. Este padrão aplica-se mesmo aos ensinamentos de profetas individuais, que devem estar em harmonia com os outros profetas da nossa época.

O Espírito Santo

O caminho final para discernir a doutrina é pela confirmação espiritual do Espírito Santo.

Morôni concluiu o Livro de Mórmon com a promessa de que “pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5).

Isto significa que cada um de nós pode receber uma confirmação espiritual da veracidade de qualquer ensinamento que ouvimos ou lemos, se formos fiéis e buscarmos por ele.

O Presidente Harold B. Lee prometeu:

“Podemos saber que eles [profetas vivos] estão falando sob inspiração se nós assim vivemos que podemos ter um testemunho de que o que eles estão falando é a palavra do Senhor”.

Esse testemunho pode vir no momento em que os ouvirmos falar. Pelos sussurros pacíficos de sua voz mansa, podemos saber por nós mesmos que a doutrina das escrituras e dos profetas vivos é verdadeira. É por isso que o Espírito é sempre o verdadeiro mestre de toda a doutrina (D&C 50:17-21).

Mas há uma cautela com isso. O Presidente Ezra Taft Benson explicou que “este teste só pode ser plenamente eficaz se os canais de comunicação com Deus são limpos e virtuosos e sem cortes” (Ezra Taft Benson, BYU Speeches 10 de Maio de 1966).

Isso porque é fácil confundir a confirmação do Espírito Santo com nossa própria emoção e sentimentos.

Como resultado, podemos ser tentados a rejeitar a verdadeira doutrina simplesmente porque não gostamos dela e afirmamos que isto vem do Espírito.

A Primeira Presidência nos advertiu: “quando [a revelação pessoal] transmite algo fora de harmonia com as revelações aceitas pela Igreja ou contrária às decisões de suas autoridades constituídas, os santos dos últimos dias podem saber que não é de Deus, por mais plausível que possa parecer” (Uma voz de advertência, 1913).

Conclusão

O ex-professor de religião da BYU Robert L. Millet, resumiu como discernir a verdadeira doutrina de uma forma simples e prática quando ensinou:

“Ao determinar se algo faz parte da doutrina da Igreja, podemos perguntar, ela é encontrada dentro das quatro obras padrão? Em declarações oficiais ou proclamações? É discutida na conferência geral ou em outras reuniões oficiais pelos líderes gerais da Igreja hoje? Encontra-se nos manuais gerais ou no currículo aprovado da Igreja hoje? Se ela cumprir pelo menos um desses critérios, podemos nos sentir seguros e apropriados para ensiná-la”.

Em um mundo que fala de “sua verdade” e “minha verdade”, devemos a conhecer “a verdade de Deus”. Sua verdade leva à salvação e é encontrada nas doutrinas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Amo a doutrina desta Igreja. Eu sei que o que o Presidente Boyd K. Packer ensinou é verdade, que “a verdadeira doutrina, quando compreendida, modifica atitudes e comportamentos”.

Aprender as doutrinas do evangelho restaurado mudou minha vida e eu sei que tem o poder de mudar todos os que sinceramente a estudam.

Fonte: Meridian Magazine

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *