fbpx

O que realmente significa “recordá-lo sempre”?

sacramento

Comemos e bebemos “em lembrança” Dele, como um memorial ao sacrifício de Seu corpo e sangue. Naquela semana, eu tinha doado sangue e recebi o e-mail comemorando minha disposição em ajudar.

Um amigo recebeu uma doação de órgãos, alguém doou parte de seu corpo para salvá-lo. Ele nunca vai esquecer aquele ato e trabalha continuamente para criar uma lembrança que pareça adequada ao sacrifício.

Nós também comemoramos semanalmente o sacrifício de nosso amado Salvador, mas também fazemos convênio de “recordá-lo sempre”.

Portanto, hoje talvez fosse natural ser atingido novamente com uma pergunta que vinha amadurecendo em meu coração.

Meu pai

Existe uma diferença entre ‘lembrar de alguém’ e ‘lembrar sobre alguém’? Eu me lembro e “lembro sobre” o meu pai, porque passei um tempo com ele, trabalhei e brinquei com ele, obedeci, amei, etc.

Posso facilmente me perder ao lembrar sobre seus valores e ensinamentos, bem como sobre nossas experiências compartilhadas.

Acampamos juntos, enfrentamos corredeiras perigosas em canoagem, compartilhamos treinamento profissional, cuidamos do jardim, trabalhamos até mal podermos andar juntos, etc.

Eu o vi amar minha mãe e cuidar dela quando não era fácil, eu o vi derrotar meu amigo estrela do futebol do colégio, numa queda de braço. Ele foi meu herói, meu exemplo, meu professor, meu modelo.

Nunca duvidei que Deus pudesse amar ou disciplinar porque meu pai tanto amava quanto disciplinava.

Me lembro de quando era adolescente, o ouvi falar como bispo e, mais tarde, como membro do sumo conselho. Fiquei maravilhado com seu carisma e eloquência no púlpito e me perguntei com que idade aquela habilidade destilaria sobre mim.

Pensei que era apenas uma parte natural de crescer para ser igual a ele. Me lembro de quando ele cresceu em sua responsabilidade profissional, posição e renome, apenas para ser traído, manchado e demitido.

De alguma forma, ele continuou vivendo com sucesso seus valores em vida privada para mais tarde colher os frutos de sua obediência.

Estimo essas memórias com ele, mas também adoro muitas outras memórias sobre ele. É uma alegria para mim e minha posteridade compartilhar suas histórias médicas registradas ou contadas da Segunda Guerra Mundial, suas histórias engraçadas do FBI e seu legado de fé, com filhos e netos.

Estou ansioso para o dia em que nos abraçaremos novamente depois de eu segui-lo na formatura da vida. Ele foi um verdadeiro discípulo cuja vida seguiu o modelo do Salvador, a quem ele serviu e adorou até o fim como um patriarca ordenado.

Recordar sempre do meu Salvador

Ao colocar aquele pão simbolicamente partido em minha boca para renovar meu convênio de “recordá-lo sempre” (de meu Salvador), percebi que, ao longo dos anos, só tinha me recordado Dele.

Talvez seja por isso que às vezes minha mente vagava quando a redundância se tornava um problema.

Para piorar as coisas, me lembro, talvez incorretamente, de ouvir que o Presidente David O. McKay havia dito que era possível determinar o estado atual de preparação para um certo reino de glória pelo que enchia sua mente durante o sacramento.

Entre pensamentos aleatórios e perda de foco, eu teria explosões de reflexão devota, lembrança reverente e busca das escrituras para encontrar versículos pertinentes inspiradores e edificantes.

Com o passar dos anos, descobri que essas explosões são preciosas e renovadoras, com menos pensamentos invasores de dispersão.

Mas então, naquela manhã, quando essas palavras precisas vieram à mente, com a pergunta: “Você está se lembrando Dele ou está se lembrando sobre Ele?” Uma referência na Tradução de Joseph Smith de Marcos 14 chamou minha atenção:

20 E enquanto eles comiam, tomou Jesus pão, e abençou-o, e partiu-o, e deu-lho, e disse: Tomai-o, e comei.

21 Eis que isso fareis em memória de meu corpo; pois todas as vezes que o fizerdes, lembrar-vos-eis desta hora em que estive convosco.

22 E ele tomou o cálice, e tendo dado graças, deu-lho; e todos beberam dele.

23 E disse-lhes: Isto é em memória do meu sangue, que é derramado por muitos, e o novo testamento que vos dou; porque de mim testificareis a todo o mundo.

24 E sempre que realizardes esta ordenança, lembrar-vos-eis de mim nesta hora em que eu estive convosco e bebi convosco deste cálice, a última vez em meu ministério.

25 Em verdade vos digo: Disso prestareis testemunho; porque não beberei mais do fruto da vide convosco, até aquele dia em que o beba novo no reino de Deus. (TJS Marcos 14)

Aprender sobre Ele

Eu queria mais tempo com Ele, mais momentos para estar nos braços de Seu amor, mais momentos de sentir Sua paciência mesmo durante uma correção, eu queria mais daquele néctar divino indescritível que só precisa ser saboreado até a alma está cheio.

Comecei a enumerar e detalhar mentalmente minhas experiências pessoais, aquelas em que provei diretamente de Seu fruto.

Como aconteceu com as memórias de meu pai, quanto mais eu lembrava, com mais detalhes e os efeitos posteriores subsequentes, mais eu queria e mais fervorosamente orava por mais. Em resposta, fui levado a essa passagem nas escrituras:

“Pois como conhece um homem o mestre a quem não serviu e que lhe é estranho e que está longe dos pensamentos e desígnios de seu coração?” (Mosias 5:13)

Essa resposta ampliou minha memória e pude incluir aqueles exemplos da sinergia divina invisível que produziu sucesso em meus anos de serviço, começando com meus milagres no campo missionário, promessas patriarcais, chamados na igreja e dificuldades e alegrias familiares.

Aquele sentimento continuou a se expandir e incluir aqueles momentos privados de agonia por causa da fraqueza pessoal e a ser preenchido pela graça fortalecedora Dele. Ele esteve lá durante tudo, enquanto eu entrava na sinergia de Seu jugo.

O anseio por estar com Ele

Eu queria ser como os nefitas a quem Ele disse: “E isto fareis em lembrança de meu corpo, o qual vos mostrei”(3 Néfi 18:7).

Eu queria provar esse tipo de lembrança real e me unir a Ele. Então me lembrei de ter amado: “E buscai sempre a face do Senhor para que, em paciência, possuais vossa alma; e tereis vida eterna” (D&C 101:38).

Há benefício pessoal apenas no ato de lembrar e depois buscar a fim de experimentar mais plenamente(…) “PARA que, em paciência, possuais vossa alma“.

O autodomínio é o primeiro elemento da espiritualidade, o segundo é “comunhão com o infinito”. Isso é exatamente o que a reunião sacramental deve gerar, pois a promessa “para que possam ter sempre consigo o seu Espírito”, torna-se nossa realidade pessoal.

Uma das reuniões mais marcantes a que já assisti foi com um grupo de mais de oitocentas pessoas a quem foi distribuído o sacramento. Durante a administração, não se ouviu um único som além do tique-taque do relógio. Havia oitocentas almas presentes, e cada uma teve a oportunidade de estar em comunhão com o Senhor.

Não havia distrações, orquestras, cânticos, conversas. Cada pessoa teve a oportunidade de meditar com introspecção e avaliar sua dignidade ou indignidade para tomar o sacramento. Cada uma teve o privilégio de aproximar-se do Pai Celestial. Esse é o ideal!

Ter comunhão com Deus, por meio de Seu Santo Espírito, é uma das aspirações mais nobres da vida”.

Amo essas lembranças com e sobre o meu Salvador e estou determinado a ter mais para que O possa ter sempre comigo… o que, por sua vez, multiplica minha biblioteca de memórias!

Fonte: Meridian Magazine

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *