fbpx

Entenda o simbolismo do novo logo do Coro do Tabernáculo

O Coro do Tabernáculo na Praça do Templo apresenta uma aparência mais moderna, tornando-o ainda mais significativo aos ouvintes e aos espectadores de todo o mundo.

O anúncio foi feito na quinta-feira, 23 de abril de 2020, durante uma coletiva de imprensa virtual que contou com a participação remota de Ron Jarrett, presidente do coral e o diretor musical, Mack Wilberg.

Jarrett revelou a nova identidade visual, que usa tubos de órgãos simplificados de uma maneira moderna e original.

“O novo logotipo homenageia visualmente a herança do coro e da orquestra ao usar os tubos de órgãos contemporâneos”, disse ele. “A curvatura presente na metade inferior dos tubos dos órgãos lembra a forma do telhado do Tabernáculo, e os tubos verticais proeminentes nos apontam em direção a Deus. Nós amamos como este novo logo representa visualmente o trabalho do coro e da orquestra para aproximar as pessoas do Divino por meio da música.”

  1. Os diferentes comprimentos dos tubos fazem alusão ao ritmo da música.
  2. Os fortes pontos verticais dos tubos nos apontam para Deus.
  3. A curva nos lembra do formato de domo do Tabernáculo.
  4. Os tubos repousam sobre uma fundação clara e firme.
  5. Há sete tubos, número que nas escrituras simboliza inteiro ou completo.
  6. O texto em negrito destaca o nome pelo qual a maioria das pessoas nos conhecem…
  7. Mas esta parte conecta firmemente nossa localização como parte de nosso nome completo.

O logotipo foi criado para um ambiente digital e foi projetado para ser animado, alavancando os aspectos de vídeo da tecnologia atual. O logotipo animado também foi mostrado durante a coletiva virtual. Este tipo de pensamento mais digital permite que o coro se adapte às atuais e às futuras plataformas de mídia social, onde um número crescente de seus ouvintes e  espectadores consomem seu conteúdo.

Wilberg disse que ele particularmente gosta do movimento ascendente e descendente dos tubos no logotipo, porque remetem ao ritmo da música enquanto ainda sustentada por uma base clara e firme—uma base que foi construída por inúmeros voluntários e músicos talentosos ao longo de um século e meio de coro.

Ao mesmo tempo, Wilberg disse:

“Eu acho que é importante notar que o logotipo foi projetado para permitir que as pessoas adicionem seu próprio significado a ele. Queremos que aqueles que ouvem a nossa música sintam esperança, conforto, alegria e paz.”

O novo logotipo faz parte de um plano estratégico que começou quando o coro mudou de nome em 2018. Desde então, o coro passou por uma revisão abrangente por um ano para determinar como poderia apoiar melhor o trabalho de seu patrocinador, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, bem como aumentar a relevância do coro e a sua capacidade de evoluir em um ambiente de mídia que está em constante mudança.

coro

O Coro do Tabernáculo se apresenta em Weill Hall, no Green Music Center, em Rohnert Park, Califórnia, na quarta-feira, 27 de junho de 2018.
Crédito: Kristin Murphy, Deseret News

Consistente com a nova estratégia, a identidade visual atualizada do coro foi lançada primeiramente de forma digital, com mudanças no site do coro. Mudanças em outros canais de mídia social ocorrerão em breve e o programa “Música e Palavras de Inspiração” sofrerá as mudanças quando o coro e a orquestra retornarem às transmissões ao vivo após o fim das restrições por conta da COVID-19.

Fonte: Newsroom

Relacionado:

O que o Livro de Mórmon nos ensina sobre o novo símbolo da Igreja

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *