fbpx

Por que usamos água no Sacramento em vez de vinho?

O sacramento é a Ceia do Senhor. É uma ordenança sagrada, instituída por Cristo antes Dele padecer e ressuscitar. Quando ele a estabeleceu, partiu o pão e deu vinho aos discipulos. O pão representava sua carne, e o vinho seu sangue. Contudo, hoje, a Igreja usa água em vez de vinho. Por que houve essa mudança?

Doutrina e Convênios 27 é uma revelação dada a Joseph Smith, o Profeta, em Harmony, Pensilvânia, em agosto de 1830. Em preparação para um serviço religioso em que o sacramento do pão e do vinho seria administrado, Joseph saiu à procura de vinho. Encontrou um mensageiro celestial e recebeu esta revelação, parte da qual foi escrita na ocasião; o restante foi escrito no mês de setembro seguinte. Agora se usa água em vez de vinho nos serviços sacramentais da Igreja. Parte da revelação diz:

“Ouvi a voz de Jesus Cristo, vosso Senhor, vosso Deus e vosso Redentor, cuja palavra é viva e poderosa.

Pois eis que vos digo que não importa o que se come ou o que se bebe ao participar do sacramento, se o fizerdes com os olhos fitos na minha glória — lembrando perante o Pai o meu corpo, que foi sacrificado por vós, e o meu sangue, que foi derramado para a remissão de vossos pecados.

Portanto, um mandamento vos dou, que não compreis vinho nem bebida forte de vossos inimigos;

Portanto, nenhum tomareis, a não ser que seja novo, feito por vós, sim, neste reino de meu Pai que será edificado na Terra.” (D&C 27:1-4)

O Élder Orson F. Whitney (1855–1931) respondeu essa pergunta. Ele contou o seguinte:

“Há muitos anos, um ministro de outra igreja (…) visitou Utah. (…) Ele participara certa vez de uma reunião sacramental “mórmon” e tinha muitas críticas sobre nossa maneira de administrar a Ceia do Senhor, principalmente por usarmos água em vez de vinho nessas ocasiões. Admitiu ter ficado incomodado ao ver as pessoas tomando água e salientou o fato — irrefutável — de a Bíblia indicar que o Salvador usou vinho ao instituir o sacramento entre os judeus e declarou tratar-se de Seu sangue — ou um símbolo dele. Acrescentei que o Livro de Mórmon também ensina que o Salvador usou vinho ao introduzir o sacramento entre os nefitas (…)

Tudo o que se faz [oficialmente] nesta Igreja é porque Deus, falando dos céus em nossa época, ordenou a esta Igreja. (…) Essa é a constituição da Igreja de Cristo. Se usamos água em vez de vinho no sacramento da Ceia do Senhor é porque Cristo assim nos ordenou (ver D&C 27:1–4).

A revelação divina adapta-se às circunstâncias e condições dos homens, e mudanças diversas sucedem-se à medida que a obra de Deus, pouco a pouco, segue avante rumo a seu destino. Não há livro grande ou bom o bastante para presidir esta Igreja.

(…)

O que o Senhor disse aos judeus e aos nefitas há 2 mil anos ou aos santos dos últimos dias há 50 ou 60 anos não tem validade alguma nesta época a menos que esteja de acordo com as revelações modernas, as instruções mais recentes do Senhor a Seu povo por meio de Seu servo ou Seus servos escolhidos ou designados. Quem ignorar esse fato estará sujeito a sérios problemas.” (Élder Orson F. Whitney, Do Quórum dos Doze Apóstolos, Extraído de um discurso proferido na conferência geral de 7 de outubro de 1916, reimpresso em “Edificados sobre a Rocha”, A Liahona, junho de 2010, p. 12)

Assim, por cremos em revelação moderna e autoridade divida, estamos dispostos a seguir aqueles que detém as chaves de liderança. Quando, por instrução divina, a Igreja passou a usar água, isto esta de acordo com a vontade de Deus. A melhor maneira de compreender a aceitar isso é procurando saber, por revelação, se Deus chama ou não profetas em nossos dias. O Espírito Santo pode falar a todas as pessoas, dando respostas sobre a verdade divina.

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Élder Ulisses Soares e sua esposa
O Élder Ulisses Soares fez um pedido especial aos jovens adultos
Conheça o Instituto Online - Brasil

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *