fbpx

O castigo e a correção do Senhor é um sinal de amor Dele por nós

O castigo ou a correção ou disciplina do Senhor é aplicada a indivíduos ou a grupos de pessoas com o fim de ajudá-los a aperfeiçoarem-se ou a fortalecerem-se. O Senhor disse:

“Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te” (Apocalipse 3:19).

O Élder D. Todd Christofferson ensinou:

“A repreensão divina tem, no mínimo, três propósitos: (1) persuadir-nos a arrepender-nos, (2) aperfeiçoar-nos e santificar-nos, e (3) às vezes, redirecionar o curso de nossa vida para um caminho que Deus sabe ser melhor.” (“Eu Repreendo e Castigo a Todos Quantos Amo“, Conferência Geral abril de 2011)

A correção pode vir pela voz do Espírito, por pais amorosos ou por líderes justos.

Durante seus primeiros anos como Setenta, o Élder Christofferson contou que teve como companheiro o Élder Russell M. Nelson, que hoje é o Presidente da Igreja. Depois de uma conferência de estaca em que tiveram juntos uma experiência maravilhosa, o Élder Christofferson contou:

“Élder Nelson, espero que, se alguma vez o senhor vir um erro em mim ou algum engano ou fraqueza, que possa me dizer.” Ele respondeu: “Eu o farei.” Fiquei um pouco nervoso por sua aparente ansiedade em atender a meu pedido, mas logo em seguida ele comentou : “Esse é o único meio pelo qual nós demonstramos amor uns pelos outros.” E eu creio que este é realmente um princípio verdadeiro.” (Devocional, BYU em 26 de março de 2005)

O Presidente Boyd K. Packer, que serviu no Quórum dos Doze Apóstolos, comentou certa ocasião que, quando alguém com responsabilidade de corrigir deixa de fazer isso, ele está pensando em si mesmo. Essa repreensão deve vir no momento certo, com clareza e firmeza, “quando movido pelo Espírito Santo; e depois, mostrando então um amor maior por aquele que repreendeste, para que ele não te julgue seu inimigo” (D&C 121:43).

Ao recebermos a correção devemos agir prontamente. O Élder Dieter F. Uchtdorf, quando servia na Primeira Presidência nos alertou:

“Quanto mais demorarmos para tomar medidas corretivas, maiores serão as mudanças e o tempo necessários para voltarmos ao caminho certo, até o ponto de o desastre se tornar iminente. (…)

O pronto reconhecimento do perigo e um claro curso de correção os manterão na luz do evangelho. As pequenas decisões podem ter sérias conseqüências. (…)

Vale todo o sacrifício de fazermos correções decisivas agora e permanecermos no curso!

Lembrem-se: o céu não estará repleto de pessoas que nunca cometeram erros, mas, sim, de pessoas que reconheceram que estavam fora do curso e corrigiram o rumo para voltarem a andar na luz da verdade do evangelho.” (“Uma Questão de Poucos Graus“, Conferência Geral abril de 2018)

Se nos submetermos aos castigos do Pai Celestial, vamos nos tornar mais semelhantes a Ele e sentir a paz que resulta da retidão. O Élder Christofferson disse:

“Todos podemos satisfazer as elevadas expectativas de Deus, por maiores ou menores que sejam nossa capacidade e talentos. Morôni afirma: “Se vos negardes a toda iniquidade e amardes a Deus com todo o vosso poder, mente e força, então [a graça de Deus] vos será suficiente; e por sua graça podeis ser perfeitos em Cristo” (Morôni 10:32). É o esforço diligente e dedicado da nossa parte que suscita essa graça que nos capacita e nos dá forças, um esforço que certamente inclui a submissão à mão disciplinadora de Deus e um arrependimento sincero e incondicional. Oremos para receber Sua correção inspirada pelo amor.

Que Deus os ajude em seu empenho de atender às expectativas Dele e lhes conceda a medida plena de felicidade e paz que naturalmente se seguem. Sei que todos podemos tornar-nos um com Deus e com Cristo. De nosso Pai Celestial e Seu Filho Amado e do feliz potencial que temos por causa Deles.” (“Eu Repreendo e Castigo a Todos Quantos Amo“, Conferência Geral abril de 2011).

Relacionado:

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Tenho medo da segunda vinda sempre que ouço falar dela
defender a verdade
Os três frutos da Expiação de Jesus Cristo segundo um apóstolo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *