fbpx

As ordenanças de salvação, o caminho do convênio e o poder da divindade

ordenanças

Tenho pesquisado muito sobre as ordenanças de salvação ultimamente porque há algumas coisas que não entendia sobre elas. Por exemplo, é possível a uma pessoa obter a salvação sem as ordenanças de salvação? A salvação não vem por meio da fé (graça) e não das obras? Por que as ordenanças são importantes? Elas são puramente simbólicas? O que eu ganho por participar das ordenanças?

Meu estudo me levou a uma viagem surpreendente pelas escrituras, as palavras dos profetas e a doutrina de Cristo. Encontrei respostas para perguntas que nem sabia que tinha. Então, vamos direto ao assunto. Aqui está uma lista de referência das ordenanças de salvação, de acordo com o site LDS.org:

  • Batismo
  • Confirmação
  • Ordenação ao Sacerdócio de Melquisedeque, para os homens.
  • Investidura no Templo
  • Casamento / Selamento

Agora, vamos abordar algumas dessas questões. Alguém pode ser salvo sem as ordenanças de salvação? Bem, isso depende.

Salvação vs. exaltação

ordenanças

Salvação

A primeira coisa a entender é que, embora muitas vezes usemos as palavras salvação e exaltação como sinônimos, há uma diferença entre as duas. O LDS.org dá seis definições para a palavra salvação, mas vamos focar em apenas um conceito importante. Apostaria (alerta de achismo) que quando alguém que não seja SUD refere-se a ‘ser salvo’ eles estão se referindo a ser salvo da morte e de um inferno eterno. Por implicação, eles falam em, com sorte, encontrar um lugar no céu por toda a eternidade.

Neste sentido da palavra, as ordenanças de salvação são essenciais para a salvação de acordo com a teologia SUD? Não. A ressurreição de Cristo serve como dom gratuito a todos os seres humanos que vem à terra, garantindo que todos serão ressuscitados e receberão a salvação da morte física.

Do mesmo modo, praticamente todos os que já passaram por esta terra com certeza receberão um grau de glória, ou o céu. Apenas  alguns poucos não receberão. Nesse sentido, a salvação (da morte e do inferno tradicional) vem completamente por meio da graça de Deus.

Exaltação

O presidente Russell M. Nelson define exaltação como “o mais alto estado de felicidade e de glória no reino celestial”. Aqueles que recebem a exaltação terão a oportunidade de viver com o Pai Celestial por toda a eternidade e se tornar como Ele. É verdade que a exaltação implica salvação, mas salvação não implica necessariamente a exaltação. Então, as ordenanças de salvação são necessárias para a exaltação? Sim.

O site LDS.org afirma claramente que “algumas ordenanças são essenciais para nossa exaltação”, e que “essas ordenanças são chamadas de ordenanças de salvação”. Mas no contexto das definições descritas acima, fazemos bem em pensar em ‘ordenanças de salvação’ mais como ‘ordenanças de exaltação’ pelo bem da clareza.

Por que as ordenanças de exaltação são importantes?

templos no brasil

(www.flicker.com)

As ordenanças de salvação, ou de exaltação, são muito mais do que itens em uma lista que devemos marcar a fim de desbloquear uma recompensa eterna. Ao fazer e viver de acordo com os convênios associados com cada ordenança, já estamos começando o processo de tornarmo-nos com nosso Pai Celestial. Tornamo-nos “participantes da natureza divina” como as escrituras ensinam.

Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;

Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;

Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

Se você não leu a escritura a fundo, leia de novo.

Certo, então tornamo-nos como Deus por meio das ordenanças. Mas como isso acontece? Qual é o processo? Continue lendo, caro leitor.

Permanecer “no caminho do convênio”

Uma vez que o poder da divindade é manifestado nas ordenanças (e nos convênios associados) do evangelho, pode-se dizer que o caminho do convênio é uma representação do caminho da divindade como conhecemos nesta vida mortal. E, inversamente,

sem suas ordenanças (…) o poder da divindade não se manifesta aos homens na carne;

Claro, permanecemos no caminho ao cumprir a nossa parte do acordo no que se refere aos nossos convênios, mas para quê? Exaltação. Viver com Deus e, por fim, ser como Ele. E mais uma vez, essa transformação divina começa agora, tanto quanto possível em nossas circunstâncias mortais. Começamos o processo agora e,

Qualquer princípio de inteligência que alcançarmos nesta vida, surgirá conosco na ressurreição.

E se nesta vida uma pessoa, por sua diligência e obediência, adquirir mais conhecimento e inteligência do que outra, ela terá tanto mais vantagem no mundo futuro.

Estes versículos mencionam apenas conhecimento e inteligência, mas creio que o mesmo princípio se aplica aos dons, atributos, poderes, competências e habilidades que recebemos por meio das ordenanças e dos convênios.

O poder da divindade

evangelho

Quando falamos sobre tornarmo-nos como Deus, nossa mente, muitas vezes, vai direto para as habilidades exclusivas de Deus. Ele pode mover montanhas, fazer chover fogo do céu e comandar os mares. Isso é tudo fantástico, mas Deus não é Deus, por causa que Ele faz. Deus é Deus por causa de quem Ele é. O que Ele faz é apenas um resultado de quem Ele é. E se Deus deixasse de ser quem Ele é,

(…) as obras da justiça seriam destruídas e Deus deixaria de ser Deus. Deus, porém, não deixa de ser Deus e a misericórdia reclama o penitente; e a misericórdia advém em virtude da expiação.

Então, quando falamos sobre os “poderes da divindade” talvez seja mais do que o acesso à capacidade cósmica sobre-humana. Talvez não seja tanto relacionado ao poder divino para realizar grandes milagres, mas ao poder divino para realizar um milagre mais importante — mudar quem somos. Mudar nossa natureza de carnal para divina. Despojar-se do homem natural.

Em última análise, é por isso que as ordenanças de exaltação são tão importantes. Elas nos colocam no caminho do convênio, o caminho da divindade. Elas nos dão acesso tanto ao poder de mudar circunstâncias externas, se necessário, mas o mais importante, para Deus transformar-nos em seres que se parecem mais como Ele. Cheio de justiça, misericórdia, humildade, pureza, conhecimento e o puro amor de Cristo, assim como o próprio Cristo e nosso Pai Celestial.

Portanto, meus amados irmãos, rogai ao Pai, com toda a energia de vosso coração, que sejais cheios desse amor que ele concedeu a todos os que são verdadeiros seguidores de seu Filho, Jesus Cristo; que vos torneis os filhos de Deus; que quando ele aparecer, sejamos como ele, porque o veremos como ele é; que tenhamos esta esperança; que sejamos  purificados, como ele é puro.  Amém. 

 

Fonte: Mormonhub

Relacionado:

https://mormonsud.net/profetas/formula-do-presidente-monson/

| Para refletir
Publicado por: Luciana Fiallo
Tradutora e intérprete de formação e paixão. Escolheu essa profissão para, no futuro, poder fazer lição de casa com os filhos e continuar trabalhando.
santíssimo
O que a Igreja já falou sobre o lugar santíssimo (ou santo dos...
presidente nelson assina chamados missionários discurso
O líder religioso de 93 anos que viaja pelo mundo levando uma...

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *