fbpx

O que a Igreja disse sobre os mitos e as doutrinas falsas em torno das raças e o sacerdócio

missões e o sacerdócio

Com a celebração da revelação de 1978 sobre o sacerdócio, no dia 1 de junho, nós gostaríamos de compartilhar esse artigo baseado nos Tópicos do Evangelho, no site oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Sobre esses artigos, o site oficial da Igreja, lds.org  diz:

“Reconhecendo que atualmente muita informação a respeito de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pode ser obtida em fontes duvidosas e muitas vezes imprecisas, as autoridades da Igreja começaram, desde 2013, a publicar textos objetivos e detalhados sobre uma série de temas. O propósito desses textos é reunir informações precisas de diversas fontes e publicações diferentes para inseri-las na seção Tópicos do Evangelho do site LDS.org, onde o material pode ser acessado com mais facilidade e estudado pelos membros da Igreja e por outras pessoas que se interessarem.”

Os trechos a seguir são tirados do artigo chamado “As Etnias e o Sacerdócio” nos tópicos do evangelho no site lds.org:

As Etnias e o Sacerdócio

Na teologia e na prática, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias abraça a família humana universal. Os ensinamentos e as escrituras dos santos dos últimos dias afirmam que Deus ama todos os seus filhos e torna a salvação disponível a todos. Deus criou muitas etnias e raças diversas e ama-os igualmente. Como o Livro de Mórmon sempre o coloca, “todos são iguais perante Deus.”

A estrutura e a organização da Igreja incentivam a integração racial. Os santos dos últimos dias frequentam as reuniões da Igreja de acordo com os limites geográficos da sua ala local ou congregação. Por definição, isso significa que a composição racial, econômica e demográfica de congregações Mórmons geralmente refletem a comunidade local mais ampla. O ministério leigo da Igreja a também tende a facilitar a integração: um bispo negro pode presidir uma congregação em sua maioria branca; uma mulher latino-americana pode ser acompanhada de uma mulher asiática para visitar os lares de membros racialmente diversos. Os membros da Igreja de outras raças e etnias regularmente servirem de uns aos outros lar e servir ao lado de uns aos outros como professores, como líderes dos jovens e em uma infinidade de outras designações em suas congregações locais. Tais práticas torna A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias uma fé totalmente integrada.

Presidente Nelson chega ao Quênia

O Sacerdócio

“Por muito tempo — desde meados dos anos 1800 até 1978 — a Igreja não ordenava ao sacerdócio os homens que tivessem antepassados afrodescendentes e nem permitia que homens ou mulheres negras participassem da investidura do templo ou das ordenanças de selamento.

Ao longo do tempo, os membros e líderes da Igreja indicaram muitas teorias para explicar a restrição ao sacerdócio e ao templo. Nenhuma dessas explicações é aceita atualmente como a doutrina oficial da Igreja.

Hoje, a Igreja nega as teorias do passado para que a pele escura é um sinal de desagrado divino ou maldição, ou que ela reflete as ações de uma vida pré-mortal; que casamentos interraciais são um pecado; ou que os negros ou as pessoas de qualquer outra raça ou origem étnica são inferiores de qualquer forma a qualquer outra pessoa. Os líderes da Igreja hoje inequivocamente condenam todo racismo, passado e presente, sob qualquer forma.

Desde aquele dia, em 1978, a Igreja olhou para o futuro, enquanto os membros entre africanos, afro-americanos e outras pessoas de ascendência africana continua a crescer rapidamente. Enquanto os registros da Igreja para os membros não indicam raça de uma pessoa ou origem étnica, o número de membros da Igreja de descendência africana chega agora a centenas de milhares de pessoas.

A Igreja que proclama essa redenção por meio de Jesus Cristo está disponível para toda a família humana sobre as condições que Deus determinou. Ela afirma que Deus “não faz acepção de pessoas” e declara enfaticamente que qualquer pessoa que é justa — independente de raça — é favorecida por Ele. Os ensinamentos da Igreja em relação aos filhos de Deus são abrangidos por um versículo no segundo livro de Néfi: “[O Senhor] não repudia quem quer que o procure, negro e branco, escravo e livre, homem e mulher; (…) todos são iguais perante Deus, seja judeu ou gentio.”

Continue lendo em lds.org

Relacionado:

https://mormonsud.net/noticias/40-anos-da-revelacao-sobre-o-sacerdocio/

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *