Encontrar alegria exige prática, trabalho e esforço, ensinou o Élder Patrick Kearon, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, durante um Devocional Mundial para Jovens Adultos, no domingo, 1º de fevereiro de 2026.
“Convidamos vocês a dedicarem uma hora por semana para se concentrarem em encontrar alegria. Aquela hora do sacramento no domingo, vamos fazer com que seja o momento mais alegre da semana que podemos experimentar”, disse ele.
“Não tem como não sentirmos alegria quando aumentamos nossa fé e confiança em Cristo e em Seu plano para nós”, disse a Irmã Jennifer Kearon, que se uniu ao Apóstolo ao convidar jovens adultos a colocar a fé em primeiro plano em sua vida.
Para a transmissão ao vivo, quase 17.000 jovens adultos de todo o estado de Utah se reuniram no Centro de Conferências em Salt Lake City, um ambiente que o Élder Kearon descreveu como “aconchegante, do jeito mais gigantesco e enorme possível”.
“Foi como estar sentado na sala de estar com um apóstolo, quase como se estivesse sentado frente a frente com o Élder e a irmã Kearon”, disse Bryson Newswander, de Hyde Park, Utah, após a devocional. “Foi uma experiência muito legal para mim, e adorei essa sensação.”
Ao longo dos comentários espontâneos dos Kearon, foram intercaladas interações gravadas com grupos menores de jovens adultos dos Estados Unidos, México, Noruega, da ilha caribenha de Curaçao e da República do Congo.
Os temas incluíram superar obstáculos que jovens adultos frequentemente enfrentam, ajudar outras pessoas que estão lutando com a fé, sentir mais paz e alegria no Salvador e compreender melhor e aplicar a Expiação de Jesus Cristo.
Os Kearon frequentemente se referiam a exemplos das escrituras, ensinamentos proféticos e seus próprios testemunhos e experiências.

Superando obstáculos para sentir o amor de Deus
Ao citar um ensinamento do Presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência, o Élder Kearon explicou que a mortalidade não é um teste com nota, mas uma oportunidade de nos esticarmos, aprendermos, crescermos e chegarmos a entender quem somos.
Entre os obstáculos para sentir o amor de Deus estão vozes internas de dúvida, desânimo, desesperança, vergonha e cinismo. Em vez disso, as pessoas devem ouvir a voz do Salvador, o Bom Pastor, “que está sempre encorajando, sempre amando, sempre cheio de esperança”, disse a Irmã Kearon.
“Sua voz é sempre a de um Salvador — alguém que nos ama, que pagou o preço definitivo por nós e que está ligado por convênio a cada um de nós”, disse ela. “Portanto, deleitem-se com as palavras de Cristo.”
Fortalecendo a fé de amigos
Como jovens adultos podem ajudar amigos que talvez estejam enfrentando dificuldades com a fé? “Seus amigos precisam sentir o seu amor”, disse a Irmã Kearon.
“Você pode transmitir a eles a mensagem clara de que você é um porto seguro, alguém que vai amá-los, respeitá-los, cuidar deles e ajudá-los, independentemente do que estiverem passando.” Ela também incentivou “conversas sinceras, de coração para coração, de espírito para espírito”.
Quando possível, “devemos tentar ajudá-los a permanecer engajados” na Igreja, por exemplo, servindo em chamados e ajudando outras pessoas, disse o Élder Kearon. “Nós somos um povo que ‘vai e faz’ (1 Néfi 3:7)”, e há grande poder nisso. Isso mantém nossa fé viva e, se nossa fé tiver se desviado um pouco, pode nos puxar de volta.”
Aly Woodbury, de Riverdale, Utah, disse: “Algo que eu aprendi hoje à noite foi o poder de permanecermos juntos como jovens adultos solteiros. Nós realmente sentimos a alegria de estarmos unidos.”
Encontrando paz e alegria no Salvador
Ao falar sobre como sentir paz e alegria em um mundo de ansiedade e medo diante de um futuro incerto, o Élder Kearon citou o profeta do Livro de Mórmon, Jacó, que estava sempre ansioso por seu povo. “Eu gostaria de ser mais como Jacó e ter minha ansiedade mais voltada para fora”, disse ele.
Ele explicou que saber sobre Jesus Cristo centenas de anos antes de Seu nascimento trouxe alegria ao antigo profeta e a seu povo.
Preocupar-se com o futuro é algo natural, acrescentou a Irmã Kearon. No entanto, é possível aprender a aceitar períodos de incerteza e desconforto como parte da vida mortal. A ansiedade surge porque “nossos espíritos não foram feitos para a contenda”, disse ela, mas sim para “a mansidão, a meekness, o amor, o perdão e a paz”.
Jesus ensinou que, apesar da tribulação, devemos “ter bom ânimo”, disse ela. “Precisamos garantir que nos desconectamos o suficiente dos feeds de notícias das redes sociais para nos conectarmos com nosso Salvador e para nos apoiarmos em Sua paz, que vem porque Ele venceu o mundo e já pagou o preço por toda a injustiça que vemos ao nosso redor.”

Compreendendo e aplicando a Expiação de Jesus Cristo
O Élder Kearon compartilhou que, como um converso de 26 anos na Igreja, ele teve dificuldade para compreender a Expiação de Jesus Cristo.
“Mas quando entendemos que o plano e [que Jesus Cristo, por meio de Sua] Expiação, podem nos ajudar em qualquer provação ou desafio, trazendo paz, amor e alegria, mesmo diante dos erros e pecados de outras pessoas — então estamos no caminho certo”, disse ele. “E depois das lágrimas vem uma alegria explosiva — a gratidão absolutamente avassaladora por Ele ter ousado tirar tudo isso de nós.”
A Irmã Kearon ensinou que o poder e a força de Jesus Cristo fluem por causa de Sua Expiação. “Ele tem o direito e o poder de conceder a você Sua força, Seu amor e Sua esperança”, disse ela.
Frequentar o Instituto — um convite e uma promessa
O devocional também comemorou o centenário dos Institutos de Religião. Junto com os seminários, os programas se aproximam de um marco histórico de 1 milhão de jovens e jovens adultos participando da educação religiosa. (Saiba mais sobre o instituto e encontre uma classe perto de você.)
“Hoje à noite, vocês são um em um milhão”, disse a Irmã Kearon. “Mas, no mundo, vocês são um em 8 bilhões. Ainda assim, vocês são contados por Deus. Vocês são conhecidos e amados, e Ele está ciente de cada detalhe de sua vida.”
Em uma mensagem pré-gravada compartilhada durante o devocional, o Presidente Dallin H. Oaks disse: “Uma das maiores oportunidades de aprender, reunir-se e elevar outras pessoas é encontrada no instituto.”
O profeta continuou: “Meus queridos jovens adultos, em um dia de barulho e confusão, convido vocês a frequentarem o instituto de forma consistente. Também incentivo vocês a convidarem amigos para participarem dessas mesmas bênçãos. Prometo que o tempo de vocês no instituto trará a paz, a alegria e o amor divino do Salvador.”
O Élder Kearon disse que o Presidente Oaks também queria que os jovens adultos considerassem que tipo de mundo desejam deixar para seus filhos.
“Convido vocês a frequentarem o instituto de forma consistente. Também incentivo vocês a convidarem amigos para participarem dessas mesmas bênçãos. Prometo que o tempo de vocês no instituto trará a paz, a alegria e o amor divino do Salvador.” —Presidente Dallin H. Oaks

“Cantem o cântico do amor redentor”
O Élder Kearon refletiu sobre a conversão dramática de Alma, o Filho, e seu desejo de que todos pudessem “cantar o cântico do amor redentor”. Os jovens adultos de hoje, disse ele, conhecem essas verdades fundamentais e têm um profeta vivo que promete a paz, a alegria e o amor divino do Salvador.
“Tragam a compreensão da verdade para o primeiro plano do seu coração e da sua mente”, disse ele. “Pratiquem isso dia após dia.”
Como símbolo de renovar o compromisso de colocar a fé em primeiro plano, o Élder Kearon convidou a congregação a cantar o hino “Trabalhemos hoje” (“Let Us All Press On”) com energia e entusiasmo crescentes.
“Que vocês sejam abençoados ao buscarem colocar a ênfase em sua vida onde ela deve estar”, concluiu o Élder Kearon. “Sou muito grato por ter descoberto minha fé no fim dos meus 20 anos, por poder estar aqui com vocês hoje nesta bela reunião em que falamos de fé, de luz, de alegria e, especificamente, da promessa da paz, da alegria e do amor divino do Salvador.”
O devocional está disponível para assistir sob demanda no YouTube e, por duas semanas, em broadcasts.ChurchofJesusChrist.org. Texto, áudio e vídeo do devocional também serão publicados para estudo e revisão na Biblioteca do Evangelho.
Fonte: Newsroom
Veja também
- Devocional mundial para os jovens adultos com o Élder Kearon
- RootsTech 2026 abre inscrições e anuncia Zico como destaque principal
- A “série extraordinária de experiências milagrosas” que o Élder Bednar compartilhou na Utah State University



