Durante um devocional realizado em 9 de janeiro de 2026, líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias apresentaram uma nova abordagem para o serviço das missionárias da Praça do Templo, em Salt Lake City.
O ajuste tem como objetivo melhorar a experiência dos visitantes e ampliar as oportunidades missionárias, em preparação para o open house do Templo de Salt Lake, em 2027.
Com a mudança, as missionárias continuarão servindo na Praça do Templo, mas passarão a ser designadas para missões ao redor da área, dividindo seu tempo entre uma área de ensino e o serviço no centro de visitantes. Essa abordagem já é utilizada com sucesso nos 13 centros de visitantes de templos ao redor do mundo.
O anúncio foi feito durante um devocional matinal com as 128 missionárias da Missão Utah Salt Lake City Temple Square, realizado no Joseph Smith Memorial Building.

Missionárias e pioneiras
O Élder Ronald A. Rasband, do Quórum dos Doze Apóstolos e presidente do Conselho Executivo Missionário, falou diretamente às missionárias sobre a mudança. Ao ouvirem a notícia, muitas reagiram com surpresa. O Élder Rasband reconheceu que elas estavam sentindo emoções variadas e prestou um testemunho pessoal:
“Testifico que o Pai Celestial e Jesus Cristo conhecem vocês e as amam.”
Ele também afirmou que o Senhor está acelerando Sua obra. “Esta é a obra do Senhor. Vocês fazem parte dela”, disse o apóstolo.
“Vocês são as missionárias pioneiras que começarão isso agora. Outras seguirão vocês por muitos anos nesse novo modelo, mas vocês são as primeiras.”
O apóstolo concedeu ainda uma bênção apostólica, prometendo que o Pai Celestial as abençoaria e que elas seriam capazes de compartilhar não apenas a notícia da mudança, mas também seu testemunho e sua fé.

Durante o devocional, o Élder Rasband relembrou sua própria experiência servindo como guia voluntário em meio período na Praça do Templo entre 1972 e 1976, após seu serviço missionário de tempo integral. Ele destacou o papel fundamental das missionárias no local.
“As missionárias da Praça do Templo desempenham um papel importante ao compartilhar o evangelho de Jesus Cristo, ao receber milhões de visitantes de todo o mundo”, afirmou.
“A Igreja expressa gratidão por essas irmãs fiéis que serviram nessa missão ao longo dos anos. Daqui para frente, o serviço dedicado das missionárias continuará sendo uma bênção e permitirá que a Praça do Templo seja um lugar de inspiração para pessoas de todas as crenças e origens.”
O Élder W. Mark Bassett, Setenta Autoridade Geral e diretor executivo do Departamento Missionário, também falou às missionárias e explicou melhor o ajuste. Ele descreveu a mudança como “uma oportunidade maravilhosa”.
Com experiência como presidente da Missão Arizona Mesa, que inclui um centro de visitantes do templo, o Élder Bassett disse ter visto de perto as bênçãos de missionárias que servem tanto em áreas de ensino quanto em centros de visitantes. Segundo ele, embora o ajuste esteja sendo planejado há bastante tempo, a decisão tem origem divina. “Isso nos foi dado do céu”, disse.
“Quero que saibam que esta obra é dirigida pelo Salvador, Jesus Cristo. … Isso vem do Senhor, e posso prometer que será uma experiência incrível.”

Como funcionará a mudança
Nos próximos meses, as missionárias atualmente designadas para a Missão Utah Salt Lake City Temple Square serão redistribuídas por um membro do Quórum dos Doze Apóstolos para missões próximas. A transição deve ser concluída até julho de 2026, quando a Missão Utah Salt Lake City Temple Square será oficialmente descontinuada.
As missões que receberão essas missionárias incluem: Utah Salt Lake City, Utah Salt Lake City East, Utah Salt Lake City West, Utah Salt Lake City South, Utah Layton, Utah Ogden e Utah Saratoga Springs.
Mesmo com a mudança, as designações de novas missionárias para servir na Praça do Templo continuarão sendo feitas por um membro do Quórum dos Doze Apóstolos. Além disso, alguns missionários retornados serão contratados como guias em meio período, ajudando a aprimorar a experiência dos visitantes.
Com missionárias vindas de várias missões, haverá maior disponibilidade durante períodos de grande movimento, como o verão e a época do Natal. Já em períodos de menor fluxo, elas poderão dedicar mais tempo ao serviço em suas áreas de ensino.
Fonte: Church News



