A Primeira Presidência anunciou que W. Christopher Waddell é o novo Bispo Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. L. Todd Budge servirá como Primeiro Conselheiro e Sean Douglas como Segundo Conselheiro.

Esta nomeação preenche a vaga deixada pelo Élder Gérald Caussé, chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos em 6 de novembro de 2025. O Élder Caussé serviu como Bispo Presidente por mais de 10 anos. O Bispo Waddell e o Bispo Budge eram seus conselheiros.

O Bispado Presidente atua sob a direção da Primeira Presidência. Entre suas responsabilidades estão: ajuda humanitária, programas de bem-estar, dízimo e ofertas de jejum, administração de propriedades físicas e organização dos registros de membros, entre outras funções. Eles também viajam frequentemente para ministrar aos membros da Igreja ao redor do mundo.

A seguir, detalhes biográficos breves sobre cada membro do bispado.

Bispo W. Christopher Waddell (Bispo Presidente)

Quando foi chamado pela primeira vez para o Bispado Presidente, em 2016, o Bispo Waddell destacou que todo aspecto da obra da Igreja, incluindo o trabalho mais imediato do Bispado Presidente voltado a ajudar pessoas em necessidades, tem como propósito final ajudar os filhos de Deus a retornarem à Sua presença.

“Se fizermos tudo pensando, no fim das contas, em exaltar os filhos de Deus — seja partindo de um aspecto temporal ou eclesiástico — tudo nos levará ao mesmo ponto”, disse ele. “É isso que estamos construindo.”

Ao cuidar dos filhos de Deus, o Bispado Presidente também tem dado atenção especial ao cuidado das criações de Deus. Um exemplo disso são as prioridades importantes que a Igreja estabeleceu para promover sustentabilidade ambiental, incentivando os santos a serem mordomos sábios da Terra.

Em 2023, o Bispo Waddell falou sobre uma dessas prioridades, conservar água, no contexto do Grande Lago Salgado:

“Devemos reconhecer a mão de Deus ao nos dar essa bênção [da água] e lembrar que nosso trabalho ainda não terminou”, disse ele. “Precisamos continuar com toda diligência se quisermos fazer a diferença necessária. Que o Senhor nos conceda fé e perseverança para sermos mordomos sábios de nossa água, da terra e dos recursos que fluem por ela.”

Assim como outros líderes gerais, os discursos do novo Bispo Presidente têm como foco Jesus Cristo.

“Nenhum líder demonstrou mais coragem, nenhum humanitário mostrou mais bondade, nenhum médico curou mais doenças e nenhum artista foi mais criativo do que Jesus Cristo”, afirmou o Bispo Waddell em outubro de 2023, em seu discurso mais recente na conferência geral. “Em um mundo de heróis, com monumentos dedicados a feitos de homens e mulheres mortais, há Um que está acima de todos.”

O Bispo Waddell nasceu em Los Angeles, Califórnia, em 28 de junho de 1959. Casou-se com Carol Stansel em julho de 1984. Eles são pais de quatro filhos.

Ele formou-se em 1984 pela San Diego State University. A partir de 1984, trabalhou na Merrill Lynch em diversas funções, inclusive como vice-presidente sênior de investimentos.

Antes de ser chamado como Bispo Presidente, serviu por cinco anos como Primeiro Conselheiro no Bispado Presidente (2020–2025), cinco anos como Segundo Conselheiro (2015–2020) e quatro anos como Setenta Autoridade Geral (2011–2015). Também serviu como missionário de tempo integral na Espanha, bispo, sumo conselheiro, conselheiro de presidente de missão, presidente de estaca, presidente da Missão Espanha Barcelona e Setenta de Área.

Bispo L. Todd Budge (Primeiro Conselheiro)

O Bispo Budge foi chamado como Setenta Autoridade Geral em 2019. Em 2020, foi chamado como conselheiro no Bispado Presidente. Em um discurso na conferência geral um ano depois, ele explicou o papel do bispado para os santos no mundo todo:

“Entre muitas outras responsabilidades, o Bispado Presidente supervisiona a obra de bem-estar e ajuda humanitária da Igreja”, disse ele. “Essa obra agora alcança todo o planeta e abençoa mais filhos de Deus do que nunca.”

Um exemplo desse trabalho internacional ocorreu em 2022, quando o Bispo Budge apresentou uma doação de US$ 32 milhões ao Programa Mundial de Alimentos para ajudar a enfrentar o que a organização chamou de “crise sísmica de fome”.

“Somos gratos por colaborar com o Programa Mundial de Alimentos, pois sabemos que eles farão o alimento chegar àqueles que mais precisam”, disse ele. “E agradecemos aos santos e amigos da fé cujos sacrifícios financeiros tornaram esse presente possível. Esse tipo de doação torna os filhos de Deus um pouco mais felizes e todos nós um pouco mais santos.”

Além de seu chamado como Autoridade Geral, o Bispo Budge serviu em vários chamados da Igreja, incluindo missionário de tempo integral na Missão Japão Fukuoka, presidente dos Rapazes da estaca, presidente do quórum de élderes, secretário executivo de estaca, conselheiro no bispado, presidente de estaca, presidente da Missão Japão Tóquio, Setenta de Área e membro do Quórum dos Setenta na Área Utah.

O Bispo Budge nasceu em Pittsburg, Califórnia, em 29 de dezembro de 1959. Casou-se com Lori Capener em 1981. Eles são pais de seis filhos.

Ele possui bacharelado em economia pela Universidade Brigham Young (1984). Trabalhou para Bain & Company Japan, Citibank N.A. e GE Capital nos EUA e no Japão. Em 2003, tornou-se presidente e CEO do Tokyo Star Bank. De 2008 a 2011, atuou como presidente do conselho da instituição. Nesse período, também integrou o conselho de diretores da Hawaiian Airlines.

Bispo Sean Douglas (Segundo Conselheiro)

O Bispo Douglas foi chamado como Setenta Autoridade Geral em 2021. No momento de seu chamado para o Bispado Presidente, ele servia como Presidente da Área México da Igreja.

Em 28 de agosto de 2025, falou em um congresso nacional sobre liberdade religiosa em León, uma importante cidade do centro do México.

“A liberdade religiosa”, disse ele, “dignifica o ser humano e, quando respeitada e protegida, torna-se uma ferramenta poderosa para construir paz”. Ele também observou que “a liberdade religiosa e a paz estão profundamente entrelaçadas” e convidou outras religiões a se unirem para ajudar os mais necessitados, incluindo migrantes, vítimas de violência e pessoas em situação de pobreza.

Como Autoridade Geral, o Bispo Douglas também serviu na sede da Igreja como assistente de área da Área América do Norte Nordeste e como Diretor Executivo Adjunto no Departamento de História da Família. Antes de servir em tempo integral, foi Setenta de Área na América do Norte Sudoeste.

Em seus discursos, costuma ensinar que a melhor maneira de enfrentar as dificuldades da vida é por meio da fé em Jesus Cristo e da obediência a Seus mandamentos.

“Nossa crença e obediência nos conectam a um poder maior do que o nosso, capaz de nos ajudar a superar ‘o que quer que esteja acontecendo, ou deixando de acontecer, em nossa vida”, citou ele, referindo-se ao Presidente Russell M. Nelson. “E sim,” continuou, citando profetas do Livro de Mórmon, “Deus ‘nos abençoa imediatamente’ quando acreditamos e obedecemos. Com o tempo, nosso estado de ser muda para felicidade, e ‘somos vivificados em Cristo’ ao exercermos fé Nele e guardarmos Seus mandamentos.”

O mais novo membro do Bispado Presidente, o Bispo Douglas, é bacharel em contabilidade pela Universidade de Utah (1988). Trabalhou como contador público certificado na Price Waterhouse. De 1990 até seu chamado como Setenta Autoridade Geral em 2021, atuou na Huntsman Corporation em diversas funções, incluindo controlador de divisão, tesoureiro, vice-presidente de administração, vice-presidente de desenvolvimento corporativo, vice-presidente executivo e diretor financeiro.

O Bispo Douglas nasceu em Salt Lake City, Utah, em 1º de maio de 1964. Casou-se com Ann Dickson em 1985. Eles são pais de quatro filhos.

Fonte: Newsroom

Veja também