Como Santos dos Últimos Dias, somos um povo que canta, com hinos sagrados desempenhando um papel central em nossa adoração na igreja e pessoal. Há versículos das escrituras que falam sobre o canto como uma forma de adoração em cada livro das escrituras padrão. No entanto, muitos de nós não abrem o hinário quando chega a hora de cantar durante a reunião sacramental.
As desculpas são muitas, mas talvez a mais comum seja: “Não canto bem”. Adivinhe o quê? Ser um bom cantor não é um requisito para elevar a voz em louvor ao Senhor.
Yunga Webb, que minsitra aulas de canto focadas em adoração, compartilha:
“Independentemente do seu nível de conforto ao cantar, você pode encontrar alegria, paz e estabelecer um relacionamento mais próximo com Deus usando sua voz para adorar por meio do canto. Elevar nossas vozes juntas em canção é uma maneira de fortalecer nossos testemunhos”.
Quando cantamos juntos, Yunga descreve como uma parede de som onde “cada voz se junta ao coro e é como se o Espírito fosse amplificado”.

Yunga diz que frequentemente os hinos respondem às suas orações e falam à sua alma quando ela se concentra em internalizar as letras dos hinos.
Uma prática que ela adotou é ler as palavras dos hinos que serão cantados durante o serviço antes do início da reunião do sacramento.
“Quando você entra na capela e ouve a música de prelúdio, pense em como a música pode nos elevar a um nível espiritual mais elevado”, diz ela.
Isso também pode ser feito, Yunga ensina, contemplando o significado das palavras dos hinos enquanto os canta e participando simplesmente da parte de adoração pelo canto na reunião.
Para cantar com mais confiança, uma das estratégias sobre as quais Yunga fala é aprender a cantar à primeira vista, ou seja, cantar uma música conforme está escrita que você nunca viu ou ouviu antes.
O canto à primeira vista será útil para todos nós com o lançamento do hinário atualizado, “Hinos – Para o Lar e a Igreja“.
A partir do primeiro semestre de 2024, algumas das novas músicas planejadas para o hinário serão lançadas digitalmente. Um anúncio da Igreja afirma:
“Isso incluirá músicas amadas da Igreja compostas após 1985 (como “Fé em Cada Passo”), músicas emprestadas de outras religiões e algumas das 17 mil novas músicas apresentadas pelos membros da Igreja.”
Kalo Latu, pianista que acompanha Yunga em suas aulas de canto, compartilhou que uma de suas amigas na ala é desafinada, então a maioria das notas que ela canta não estão corretas, mas isso não a impede de se juntar aos hinos. “Acho que ela é um exemplo perfeito de participar na adoração que ocorre com os hinos”.
“Apenas cante porque é uma forma de adoração, e não se preocupe se está cantando as notas certas ou se acha que sua voz não tem um timbre bonito. Se envolver com o hino de alguma forma é estar em adoração.”
Independentemente de sua habilidade vocal, Yunga explica: “A música é uma ferramenta poderosa e é um presente de nosso Pai Celestial que podemos usar para nos conectar com Ele.”
Fonte: LDS Living
Veja também: 4 bênçãos de tornamos nossa ala em uma grande família