fbpx

Divórcio: Como Jesus Cristo pode me ajudar?

Divórcio. Uma palavra pequena que está sempre carregada de muita dor e tristeza. Afinal, quem se casa um dia não espera se separar.

Mas, infelizmente, essa é uma realidade que vem se tornando comum no Brasil e também no mundo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de divórcios tem aumentado nos últimos anos, principalmente em 2021, quando bateu o número recorde de 387 mil no ano.

A santidade do casamento e das famílias é repetidamente ensinada nas escrituras e reafirmada pelos apóstolos e profetas vivos. A família é o ponto central do plano de Deus para Seus filhos e por isso, faz muito sentido que essa seja a instituição mais atacada pelos dardos inflamados do inimigo. Ele não quer que as famílias sejam eternas, ele não quer que os casamentos durem para sempre.

Mas mesmo sabendo dessas verdades, os divórcios continuam acontecendo. E os seus motivos são os mais variados. 

Não estamos aqui para dizer quem deve se divorciar ou não, fazer uma lista de motivos para justificar o divórcio ou mesmo julgar culpados. Temos certeza de que Deus está ciente de tudo, e Ele sabe de todas as coisas. Entretanto, precisamos entender que quando o divórcio ocorre, as pessoas têm a obrigação de perdoar, elevar e ajudar ao invés de apontar o dedo.

Manual Geral

Sobre o divórcio, o Manual da Igreja diz:

“Os líderes da Igreja não devem aconselhar uma pessoa sobre com quem ela deve se casar. Tampouco deve aconselhar uma pessoa a se divorciar ou não do cônjuge. Embora o divórcio seja uma opção adequada em algumas situações, essas decisões devem permanecer com a pessoa.

Seguindo a orientação do Espírito, os líderes da Igreja geralmente se reúnem com casais e pessoas que estão se separando ou se divorciando. Os líderes também podem procurar ajudar um casal a fortalecer seu casamento. Eles ensinam sobre a força e a cura que vêm do cumprimento dos convênios que fizeram com o Senhor e de viver Seus ensinamentos. Esses ensinamentos incluem fé, arrependimento, perdão, amor e oração.”

Os traumas causados pelo divórcio

Ao falar sobre as consequências do divórcio, o Élder James E. Faust ensinou:

“O divórcio destroça as pessoas e destrói a felicidade familiar. Freqüentemente, perde-se muito mais do que se ganha com ele. Poucos entendem — e talvez menos ainda levem em consideração — as experiências traumáticas por que passam os que se divorciam. Não há dúvida de que todos os que o fazem e não podem voltar atrás necessitam muito mais de nossa solidariedade e compreensão.”

Aqueles que passam por essa experiência, podem encontrar consolo e esperança em Cristo. Ele está de braços abertos para ajudá-los e os convida a achegarem-se a Ele. Em momentos de extrema dor e fragilidade, Jesus Cristo deve ser a fonte de cura.

Nesse mesmo discurso, o Élder Faust ensina que:

Os que se divorciam ainda podem esperar muito, em termos de realização e de felicidade na vida, principalmente procurando esquecer-se de si mesmos e prestando serviço ao próximo.

homem pensando sendado em uma passarela

Perdão, compreensão e ajuda

Encontrar culpados, guardar rancor ou alimentar sentimentos negativos não muda os acontecimentos, mas encontrar uma maneira de perdoar os que nos magoaram, nos esforçar para tentar entender como a outra pessoa está se sentindo e oferecer ajuda sempre que possível muda nossas mentes e corações.

Ficamos mais leves, a dor demora menos para passar e acabamos sentindo o poder capacitador de Cristo nos fortalecendo a cada momento.

Ao ensinar sobre o caminho de cura para o perdão, a irmã Kristin M. Yee ensinou:

“Não somos deixados sozinhos para lidar com as consequências das ações das outras pessoas; nós também podemos ser curados e salvos do peso de um coração hostil e de quaisquer ações que venham a seguir.”

Ao falar sobre perdão, o Élder Richard G. Scott ensinou:

“Você não pode apagar o que foi feito, mas pode perdoar. O perdão cura feridas terríveis e trágicas, pois permite que o amor de Deus purifique seu coração e sua mente do veneno do ódio. Ele limpa de sua consciência o desejo de vingança. Abre espaço para o amor do Senhor, que purifica, cura e restaura”.

A Expiação e a Graça

Quando estava no Getsêmani, Jesus Cristo sentiu tudo o que nós já sentimos e que ainda vamos sentir, e por causa disso, Ele nos entende completamente e perfeitamente. Ele sabe quão difícil as coisas estão e ao mesmo tempo, Ele sabe exatamente como nos socorrer.

Podemos encontrar paz em Cristo e esperança de que algo melhor está a caminho. Sobre isso, o Presidente Russell M. Nelson ensinou:

“Geralmente é fácil perdoar alguém que sincera e humildemente busca seu perdão. Mas o Salvador concederá a vocês a capacidade de perdoar qualquer pessoa que os tenha maltratado de alguma maneira. Assim, os atos ofensivos delas não podem mais prejudicar sua alma”.

E o próprio Salvador nos lembra quando diz, “vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mateus 11: 28-29)”.

| Fé em Jesus Cristo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *