fbpx

Entenda por que a Igreja foi multada pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos

Este artigo foi publicado pela Public Square Magazine em 23 de fevereiro de 2023.

Nota do Editor: a resposta à pergunta sobre o que os líderes da Igreja sabiam foi atualizada para incluir citações específicas do Gabinete de Assuntos Públicos da Igreja.

Hoje, a Securities and Exchange Commission (SEC) (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos), anunciou uma multa contra a Ensign Peak Advisors (EPA) e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, dos quais o capital EPA é um auxiliar integrado.

Esta notícia tem sido amplamente compartilhada e pode ser deturpada pelos críticos da Igreja. Para entender melhor o caso, entramos em contato com vários advogados de Valores Mobiliários, incluindo um dos principais especialistas jurídicos em valores mobiliários do Ocidente, que concordou em falar sobre o caso. 

Abaixo está um rápido Perguntas e Respostas para aqueles curiosos sobre a história e suas implicações mais amplas:

O que é a Ensign Peak Advisors?

A EPA é uma empresa de gestão de investimentos que gere a carteira de investimentos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A empresa foi fundada em 1997 e tem sede em Salt Lake City, Utah. A EPA administra uma carteira de investimentos diversificada que inclui ações negociadas publicamente, títulos e outros ativos. A EPA foi reorganizada em 2000 e dividida em várias LLCs subsidiárias.

Por que uma igreja precisa de uma empresa de gestão de investimentos?

Como qualquer organização, uma igreja tem despesas e receitas que precisam ser geridas. Esta empresa ajuda a gerir os seus recursos financeiros e a garantir a sustentabilidade a longo prazo da sua missão e programas, ajudando a Igreja a criar e gerir uma carteira de investimentos que maximize os seus recursos financeiros e para ajudar, em última análise, a promover os seus propósitos de caridade e de isenção.

A EPA tem sido eficaz em ajudar a Igreja de Jesus Cristo a manter um alto grau de independência financeira e autossuficiência, ao mesmo tempo em que planeja com antecedência metas de longo prazo. Esta abordagem permitiu à Igreja apoiar os seus membros e comunidades em todo o mundo, mantendo ao mesmo tempo uma forte posição financeira para o futuro.

Quanto dinheiro é investido na Ensign Peak?

Em sua declaração mais recente (Q4 2022), a EPA relatou ter investido US $44,4 bilhões em ações e títulos. A EPA também detém outros investimentos, e o valor total foi reivindicado em mais de US $100 bilhões.

Em que a Ensign Peak Advisors investe?

A EPA tem uma reputação de práticas de investimento sólidas e conservadoras. Investe em grande parte em ações blue-chip. Nos seus mais recentes registos, alguns dos seus maiores investimentos foram em empresas como a Apple, a UnitedHealth e a Johnson & Johnson.

Tony Semerad relata para o Salt Lake Tribune que “eles (EPA) evitam dívidas de acordo com os princípios da fé e evitam investimentos que os Santos dos Últimos Dias consideram questionáveis, como tabaco ou ações de jogos de azar.”

Qual é o papel da SEC?

A SEC (Securities and Exchange Commission) é uma agência do governo federal dos EUA encarregada de supervisionar os mercados financeiros, incluindo ações, títulos e outros investimentos semelhantes. O seu papel é assegurar mercados justos, ordenados e eficientes, a fim de proteger os investidores.

Por que a SEC estava investigando a Ensign Peak Advisors?

Em 2019, a SEC contatou a EPA com preocupações sobre as práticas de relatórios de divulgação da EPA. Com base no conselho de seus advogados, entre 2000-2019, cada subsidiária LLC estava preenchendo seu próprio formulário 13F em vez de preencher um formulário agregado. A investigação da SEC centrou-se nesta prática anterior de comunicação separada.

Com base na orientação da SEC, a EPA começou a se reportar por meio de um relatório agregado em 2020.

O que é o formulário 13F e por que é importante divulgar?

O formulário 13F é um relatório trimestral que deve ser apresentado por gestores de investimentos institucionais com mais de US $100 milhões em ações, títulos e outros títulos. As informações divulgadas no formulário 13F são utilizadas pelos reguladores e outros participantes no mercado para monitorar as atividades do mercado.

É incomum a SEC investigar uma empresa de gestão de investimentos?

Não. Investigações deste tipo são bastante comuns, especialmente para grandes fundos de investimento.

Será que a Ensign Peak Advisors alguma vez escondeu as suas participações em ações?

Não há alegações de que o tenham feito. Cada uma das filiais da EPA comunicou as suas participações. Assim, todas as participações do fundo foram divulgadas por meio do formulário 13F para cada entidade afiliada. A EPA e a Igreja declararam que acreditam que todas as suas explorações foram relatadas.

As “empresas de fachada” utilizadas pelo EPA eram ilegais?

Não há nenhuma alegação de que elas eram. Estas empresas são as filiais LLCs que a EPA utilizou para se reorganizar em 2000. A maioria das empresas de fachada é utilizada para fins legítimos, particularmente no setor financeiro. Elas podem ser usadas para manter legitimamente a privacidade dos investidores ou organizar melhor os ativos financeiros. A alegação da SEC não é que o esquema organizacional da EPA fosse fraudulento, mas que, usando essa organização, a EPA deveria ter relatado de forma diferente do que fez.

Se nada estava escondido e a organização era legal, por que a SEC estava preocupada?

Uma vez que as filiais estavam todas sob o controle da EPA, a SEC considerou necessário apresentar um formulário comum 13F.

Não foram feitas acusações de que a EPA abusou dos documentos separados para obter vantagem, mas os documentos separados poderiam, em teoria, tornar isto possível.

Os consultores da Ensign Peak beneficiaram financeiramente da apresentação de relatórios separados de qualquer outra forma?

Não houve alegações da SEC de abuso de informação privilegiada, fraude contabilística, manipulação de mercado ou outras práticas relacionadas com a empresa de gestão de investimentos da Igreja.

Qual foi a conclusão do inquérito?

A SEC multou a EPA e a Igreja em 5 milhões de dólares.

Como se compara essa sanção a outras sanções? Foi muito alto ou muito baixo?

No ano fiscal de 2022, a SEC recuperou US $4,19 bilhões em multas. A penalidade média foi de US $ 5,51 milhões.

Ser multado pela SEC é um grande problema para um fundo de investimento ou relativamente comum?

Obviamente, um fundo nunca quer ser multado. Mas multas como esta são comuns. Cerca de 5% dos fundos de investimento são multados anualmente pela SEC. Especialistas comparam isso a uma multa de trânsito.

Estes tipos de investigações também são especialmente comuns quando estão envolvidas múltiplas entidades, como no caso do EPA.

Os líderes seniores da Igreja sabiam dessa abordagem de relatórios?

Esta pergunta foi respondida por meio da declaração da Igreja e da FAQs.  “A liderança sênior da Igreja recebeu e contou com assessoria jurídica quando aprovou o uso das empresas externas para fazer as declarações. A alferes Peak lidou com a mecânica do processo de declaração. A liderança sênior da Igreja nunca preparou ou apresentou os relatórios específicos em causa.”

É incomum que uma organização sem fins lucrativos ou religiosa seja penalizada pela SEC?

Organizações sem fins lucrativos, como organizações com fins lucrativos, vêm em muitas variedades diferentes. Não é incomum que a SEC monitore a atividade do fundo, quer esse fundo seja gerido por uma entidade com ou sem fins lucrativos.

A Igreja está contestando a pena?

Não. A Igreja de Jesus Cristo declarou repetidamente seu desejo de trabalhar com os reguladores para garantir que eles estejam em conformidade com a lei e cooperem com a investigação. Eles chegaram a um acordo em comum ao negociar com a SEC.

As evidências sugerem que a Ensign Peak Advisors violou propositadamente os requisitos de divulgação da SEC? A  Ensign Peak Advisors e/ou a Igreja de Jesus Cristo são culpados por infringir a lei?

O anúncio da SEC não incluiu nada disso. E esses regulamentos realmente não funcionam dessa maneira. Como este mesmo advogado disse:

“Sim, existem regras que ditam como os gestores de dinheiro divulgam a existência de fundos. Mas não há qualquer exigência de culpabilidade para desencadear uma sanção ou uma violação destas regras. Por vezes, são cometidos erros, e muitas vezes inadvertidamente, mas isso não significa que tenha havido qualquer intenção na violação e, certamente, não significa que tenha sido cometido um crime. A maioria das sanções impostas pela SEC são o resultado de violações não intencionais.”

Os sistemas regulatórios em vigor pela SEC são muito complexos. De acordo com um advogado, “alguns dos regimes de divulgação mais complexos encontrados em qualquer lugar do planeta.” Mesmo os profissionais financeiros muito sofisticados nem sempre compreendem plenamente as nuances dessas regulamentações. Um grande número de multas ocorre simplesmente devido a um mal-entendido de várias regras sobrepostas. 

A Igreja e a EPA contratam, obviamente, especialistas e têm de contar com estes para dar conselhos sobre o cumprimento de todas as leis e regulamentos aplicáveis, incluindo os regulamentos da SEC.

Isso prejudicará o estatuto sem fins lucrativos da Igreja?

Não. O estatuto de uma organização sem fins lucrativos baseia-se na missão da organização e em fatores relacionados.

Os Santos dos Últimos Dias deveriam estar preocupados com o fato do fundo não estar sendo devidamente gerido?

A EPA tem uma reputação de forte gestão de fundos. Embora qualquer multa seja obviamente decepcionante para os envolvidos, os especialistas observam que é mais surpreendente que a SEC não tenha auditado e encontrado erros nas práticas de relatórios da EPA até agora. Isso sugere um forte histórico de conformidade.

O dinheiro do dízimo será usado para pagar a penalidade?

Não. A penalidade será paga a partir de retornos de investimento.

Será que esta pena terá impacto na capacidade da Igreja para financiar a sua missão?

Não. Como esses fundos são provenientes de retornos de investimento, eles não terão nenhum efeito sobre a capacidade da Igreja de financiar sua missão.

Devemos esperar novas investigações sobre os assessores da Ensign Peak Advisors?

É certamente possível. O fundo da EPA em causa é um grande fundo. Como tal, continuará a ser objeto de controle minucioso.

Além disso, houve esforços dos detratores para que a EPA fosse investigada tanto pelo IRS como pela Comissão de Finanças do Senado. Mas os peritos sugerem que estas queixas carecem de mérito jurídico e não são suscetíveis de serem postas em prática.

A questão atual da SEC contra a EPA está completamente resolvida, e a prática atual de relatórios da EPA é considerada pela SEC como estando em total conformidade.

Se estes tipos de multas são tão comuns, porque é que houve tanta cobertura midiática?

Só podemos especular por que razão as redações decidiram reportar a matéria, mas, como profissionais dos meios de comunicação, vemos que este caso tem vários elementos que seriam atraentes para os jornalistas que nada têm a ver com a gravidade ou a singularidade da questão.

A Igreja de Jesus Cristo ainda é uma curiosidade para muitos americanos e, como resultado, os artigos que podem se referir à Igreja em suas manchetes geram mais tráfego. E por causa da posição da Igreja sobre questões morais, ela pode ser usada como um pára-raios em debates de guerra cultural, o que pode motivar jornalistas e seus leitores. Além disso, A EPA é considerada um grande fundo e gere uma grande soma de dinheiro.  Todas estas razões, tomadas em conjunto, poderiam gerar suficiente noticiabilidade.

Que mudanças os consultores da Ensign Peak fizeram para evitar essas questões no futuro?

Trata-se de uma questão restrita. E a questão foi corrigida há mais de três anos. Embora seja lamentável que alguma vez tenha havido um mal-entendido sobre os requisitos de divulgação com base no parecer de um advogado, também é provavelmente inevitável que, nos seus mais de 25 anos de história, a EPA cometesse algum erro nos seus requisitos de divulgação. Mais uma vez, o seu histórico em geral no quesito conformidade é impecável.

O que esta investigação e pena dizem sobre as prioridades e os valores da Igreja?

Nada demais. A Igreja investe seu fundo para cumprir a sua missão, que para além da sua missão religiosa, inclui ajuda humanitária que totalizou quase um bilhão de dólares no ano passado.

Embora seja apropriado que a Igreja se arrependa dos erros cometidos, estes tipos de multas são comuns, mesmo entre as organizações que fazem o seu melhor para estar em conformidade devido à natureza extraordinariamente complicada dos regulamentos.

Fonte: Public Square Magazine

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *