fbpx

Conexões no LinkedIn ajudam missionário que servia na Europa Ocidental

Jacob Fisher - Geórgia

Nota do Editor: todos os nomes Georgianos foram alterados para fins de privacidade.

Em março de 2022, um homem chamado Irakli Tsuladze enviou-me esta mensagem via LinkedIn no idioma da Geórgia: მოგესალმებით ბატონო ბრენტ, იაკობი თუ საქართველოშია დავურეკავ ან მივწერ, მისვლა მინდა ეკლესიაში.

Aquela mensagem traduz-se em: “Olá, Sr. Brent, se Jacob estiver na Geórgia, irei ligar e escrever para ele. Quero ir à Igreja”. Embora esta não seja a primeira mensagem que recebi de alguém no país da Europa Oriental da Geórgia perguntando sobre o evangelho, é sempre bom e emocionante.

Quando o meu filho, Jacob, foi chamado para a missão Arménia/Geórgia em janeiro de 2019, a minha mulher e eu ficamos curiosos sobre esta parte desconhecida do mundo.

Eu tinha vivido no exterior por oito anos no Japão, Alemanha e Brasil e sempre fui muito curioso sobre outras culturas desde muito novo.

Também queríamos ajudar a apoiar Jacob e compartilhar com ele esta experiência única de missão. Minha esposa e eu ouvimos o treinamento de idioma do CTM online de Jacob em casa e achamos o idioma fascinante.

Conexões no LinkedIn e a obra missionária

Por curiosidade, procurei cidadãos da Geórgia no LinkedIn, o site de mídia social focado no emprego, e logo comecei a me conectar com muitos deles.

Eu tinha ocupado um cargo de Professor Adjunto trabalhando com estudantes de pós-graduação em negócios e saúde por vários anos, então comecei a convidar professores universitários e administradores da Geórgia para se conectarem comigo.

A cada introdução aos Georgianos no LinkedIn, eu dizia-lhes que o meu filho estava a se mudando para a Geórgia e que queria saber mais sobre o seu país.

Pedi recomendações de livros em inglês que me ajudassem a aprender a história, a cultura e a língua Georgiana. Recebi recomendações para muitos livros, bem como para vários filmes clássicos georgianos que me ajudariam a compreender o povo naquele país.

Li a maioria dos livros que recomendaram e encontrei os filmes online e os assisti com legendas em inglês. Estes recursos foram muito úteis para aumentar a minha compreensão das experiências de Jacob na Geórgia.

Pouco a pouco, durante um período de 18 meses, me conectei a mais de 560 pessoas na Geórgia de várias origens, a maioria das quais tinha conhecimentos de Inglês. Aprendi a amar as pessoas e a sua herança histórica e cristã, de que tanto se orgulham, talvez tanto quanto Jacob.

Embora minha intenção fosse aprender sobre a Geórgia e ajudar Jacob a fazer a transição para uma nova cultura, as pessoas estavam naturalmente curiosas sobre por que Jacob gostaria de vir para a Geórgia e aprender seu difícil idioma.

Durante um período de semanas e meses, tornou-se muito natural que minhas explicações levassem a um convite individual para assistir a um evento como a conferência geral ou a RootsTech, participar da campanha Seja a Luz do Mundo, assistir a uma entrevista de missionários na TV ou ler uma cópia digital do Livro de Mórmon.

Informei aos meus contatos Georgianos do LinkedIn que, se assim o desejarem, Jacob ficaria feliz em encontrá-los depois de chegar ao seu país. Vi estes convites como uma forma natural de manter o meu convênio de coligar Israel.

Eu não tinha ideia de que entrar em contato com o LinkedIn a partir de minha casa em Anchorage, Alasca, levaria ao que considero experiências significativas com o povo da Georgia.

O que passamos juntos deu-me um testemunho pessoal mais forte de que Jesus Cristo é o Senhor da Messe de uma forma muito pessoal. É incrível para mim que o Senhor tenha conseguido usar minha pequena oferta e transformá-la em oportunidades sem precedentes para Jacob e seus companheiros ensinarem o evangelho. Como disse o Senhor: “de pequenas coisas provém aquilo que é grande”.

Aqui estão alguns exemplos do Senhor usando pequenas coisas para realizar grandes obras.

Encontro com acadêmicos e profissionais

Nino Korkotadze

Nino Korkotadze é professor de engenharia da computação e pesquisador Fulbright com reconhecimento internacional por modelar redes neurais para diagnóstico de AVC.

Ela e eu nos conectamos no LinkedIn em setembro de 2019, e ela conheceu Jacob em novembro de 2019, logo convidando-o para ensinar em sua classe universitária. Jacob escreve sobre sua visita à classe:

“Algumas semanas antes do Natal, meu companheiro e eu visitamos pessoalmente a classe capstone sênior de Nino. Depois de algumas apresentações dos alunos, fizemos uma breve apresentação sobre por que estávamos na Geórgia e os fundamentos da Igreja. Respondemos a várias perguntas que poderiam ter sido consideradas hostis num ambiente fora da sala de aula, mas estávamos preparados com respostas e todas as tensões foram neutralizadas. Terminamos convidando a turma para vir ao programa de Natal do ramo. Nino encorajou todos a irem e, embora nenhum deles tenha aparecido, foi uma experiência valiosa para nós como novos missionários.”

Um único contato no LinkedIn levou toda uma turma da faculdade a ouvir sobre a restauração do evangelho de Jesus Cristo. Como eu poderia ter sabido que esta professora universitária não só se reuniria com os missionários, mas também os convidaria a falar sobre o evangelho com toda a sua turma.

Eu não poderia saber, mas o Senhor da Vinha sabia. E como o Presidente Russell M. Nelson ensinou, “o Senhor ama o esforço, e o esforço traz recompensas.”

Maia Gorgadze

Maia Gorgadze é também professora e pesquisadora Fulbright. Nos conectamos em novembro de 2019 e, em maio de 2021, ela convidou Jacob e seu companheiro para lecionar em sua aula sobre estudos americanos na universidade.

Jacob escreve sobre essa experiência: “Maia tinha essencialmente pedido ao meu companheiro e a mim para sermos palestrantes convidados durante todo o seu período de aula de duas horas no Zoom.

Nós pensamos por um tempo sobre a melhor forma de encaixar o evangelho em uma aula sobre o governo americano. Inicialmente começamos a nossa apresentação falando sobre os estados em que morávamos (Alasca e Utah) e respondemos a perguntas.

Em seguida, passamos a falar sobre o discurso do presidente Dallin H. Oaks na conferência geral de abril de 2021 sobre a Constituição dos EUA. Isso levou muito bem a falar sobre a liberdade religiosa sem precedentes desfrutada pelos primeiros americanos, o que permitiu a restauração do evangelho.

Alguns estudantes fizeram perguntas maravilhosas. Eles eram jovens e tinham ouvido falar muito mais sobre a Igreja do que a maioria dos georgianos que conhecíamos anteriormente.

Corrigimos várias noções falsas sobre a Igreja, e eles pareciam aceitar incrivelmente bem as nossas explicações. Ter conexão direta com estudantes universitários que estão ativamente interessados em expandir seus horizontes e aprender ideias verdadeiras é um milagre para os missionários na Geórgia”.

Maia enviou uma carta de agradecimento aos missionários, elogiando-os e a sua mensagem. Em parte, ela escreveu:

“Sua apresentação sobre a história, tradições e crenças de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi impressionante. Obrigado pelo seu trabalho maravilhoso, por estar conosco e compartilhar o seu conhecimento, experiência e valores. Obrigado por estudar bem a língua georgiana e por seu imenso esforço para entender mais sobre a cultura, as tradições, as crenças e as pessoas na Georgia. Deus os abençoe”.

Ela também pediu aos missionários que mantivessem em contato com ela e convidou-os a voltarem.

A Sister Abigail Black e a Sister Sydnei Wright mantiveram contato com Maia e ministraram seu curso universitário alguns meses depois.

Além disso, no início de 2023, Maia compartilhou comigo que quer que a irmã Wright, sua companheira e todos os missionários participem de uma apresentação de um professor americano de História Religiosa.

O Senhor abençoou uma simples amizade na Internet para se tornar múltiplas oportunidades para vários missionários representarem a Igreja de Jesus Cristo para muitos jovens na Geórgia.

Tais experiências tornaram-se testemunho após testemunho para mim de que o Senhor dirige a sua obra e apressará a sua obra, enquanto fazemos um pequeno esforço para compartilhar o Seu evangelho com os outros.

Ketevan Khutsishvili

Ketevan Khutsishvili é curador do Museu Nacional da Geórgia. Nos conectamos em janeiro de 2020 e ela conheceu Jacob em março de 2020. Jacob escreve: “Foi um prazer conhecer Ketevan. Sua experiência foi usada em um artigo de pesquisa sobre a dispersão das dez tribos de Israel.

Meu companheiro e eu apresentamos o Livro de Mórmon a ela como um registro de um remanescente da tribo de Manassés. Ela nos guiou em uma visita ao museu e mostrou-nos alguns artefatos judaicos encontrados na Geórgia. Enquanto ela nos guiava, tivemos uma boa discussão sobre a dispersão e a coligação de Israel”.

Embora todas essas experiências tenham apresentado o evangelho a pessoas que sabiam pouco ou nada sobre a Igreja, o LinkedIn também deu a Jacó e a mim oportunidades de nos conectarmos com membros na Geórgia que não estavam em contato com a Igreja há algum tempo.

Pode ser interessante: Jovem com pernas amputadas serve missão de tempo integral

Encontrando membros perdidos

Rezo Ormotsadze

Rezo Ormotsadze é um jovem de vinte e poucos anos. Ele filiou-se à Igreja em Tbilisi, Geórgia, em 2016. Quando nos conectamos em dezembro de 2019, ele me escreveu com carinho sobre sua experiência na Igreja:

“Meus missionários foram o Élder V. e o Élder M. Eu até vivi uma vida missionária de uma semana com dois outros missionários e os ajudei a fazer proseletismo na área de Ortachala. Também batizei um dos nossos membros na Igreja. …Sim, eu [recebi o] Sacerdócio de Melquisedeque e realizei ordenanças do sacerdócio, como abençoar e confortar os membros que sentiam dúvidas e queriam sentir mais a presença do Espírito Santo em suas vidas.”

Desde então, Rezo mudou-se para a cidade de Gori e não pôde frequentar a Igreja devido à distância.

Durante uma chamada de Jacob para nossa família, ele e outros missionários estavam no prédio da igreja fazendo pesquisas sobre membros que não conseguiram localizar. Enquanto conversavam, ouvi o nome Rezo Ormotsadze. Perguntei a Jacob se tinha ouvido o nome corretamente. Ele disse: “Sim; eles não sabiam como localizá-lo”.

Eu disse: “Jacob, o Rezo mora em Gori”.

Ele parecia confuso e disse: “O quê? Como sabe disso?”

Eu disse: “Eu me conectei com ele no LinkedIn.”

Meu filho, com júbilo, disse aos outros missionários, e um respondeu brincando: “seu pai é o melhor missionário da Geórgia!”

O melhor missionário na Geórgia é o Senhor da Vinha, Jesus Cristo. O Bom Pastor conhece as suas ovelhas e onde as encontrar. As escrituras dizem que Ele trabalha conosco. Testificamos por experiência própria que o faz, independentemente do fuso horário.

O Élder Micah Earl e o Élder Grover-Rizzo num ponto de encontro dos Santos dos últimos dias na Geórgia. Brent Fisher continua a se comunicar com os missionários para se encontrar com aqueles com quem se conecta no LinkedIn.

Giorgi Khatiashvili

Liguei-me a outro homem chamado Giorgi Khatiashvili em dezembro de 2019. Durante os 12 meses seguintes, contei-lhe sobre o meu filho que vivia na Geórgia, convidei-o para vários eventos online na Igreja e compartilhei o recém-traduzido Livro de Mórmon em Georgiano, que ficou disponível digitalmente pela primeira vez em 2018.

Enquanto conversava com meu filho em janeiro de 2021, ele disse: “Pai, você conhece Giorgi Khatiashvili?” Respondi: “reconheço o nome do LinkedIn.”

Jacob disse: “Eu o encontrei em Tbilisi esta semana, quando ele veio pagar ofertas de jejum ao presidente do ramo. Quando lhe disse o meu nome, ele perguntou: ‘o seu pai é Brent Fisher? Diga a ele que mandei um oi.’ Giorgi descreveu este encontro com Jacob como um momento bastante interessante e impressionante.”

Giorgi nunca me disse que era membro da Igreja e que não participava ativamente. No entanto, depois de se comunicar comigo, ele viajou duas horas da vila de sua família para a casa do presidente do ramo para pagar suas ofertas de jejum—e Jacob e seu companheiro estavam na casa do presidente na época.

Em Março de 2022, Giorgi escreveu: “Obrigado por sua atenção e ofertas de apoio; eu realmente aprecio isso. Espero estar na Igreja pelo menos uma vez durante este mês.” Quando vi o nome de Giorgi, senti que precisava me conectar com ele, e agora não posso deixar de sentir que talvez os convites pessoais o aproximassem de Jesus Cristo.

O trabalho continua

Irakli Tsuladze, que mencionei no início, convidou-me para me conectar no LinkedIn em maio de 2020. Contei-lhe sobre o aniversário de um ano de Jacob na Geórgia e convidei Irakli para o encontrar. Poucos meses antes de Jacob voltar para casa, eles puderam se encontrar e conversar por um longo tempo.

Irakli ficou impressionado com Jacob e seu companheiro e fez muitos elogios. Então, em Março de 2022, Irakli me mandou uma mensagem dizendo que estava pronto para participar de sua primeira reunião da Igreja dos Santos dos Últimos Dias.

Jacob estava em casa há oito meses, então entrei em contato com outros missionários que ainda estavam no país para ajudar Irakli. Continuo a me comunicar com Irakli e com outros missionários Georgianos quando tenho oportunidade.

Estes são apenas alguns dos muitos bons Georgianos com quem Jacob e eu tivemos a bênção de estar em contato. Mais de 70 outras pessoas se encontraram, estavam dispostas a se encontrar ou estavam dispostas a ajudar Jacob enquanto ele estava na Geórgia.

Quase quatro anos depois de Jacob ter recebido pela primeira vez o seu chamado missionário, continuo a me comunicar regularmente com estes amigos da Georgia.

O Presidente Russell M. Nelson ensinou: “Todos os dias em que você e eu escolhemos viver as leis celestiais, todos os dias em que guardamos nossos convênios e ajudamos os outros a fazer o mesmo, a alegria será nossa.” Somos testemunhas de que este conselho é verdadeiro.

Com cada interação que minhas conexões na Geórgia tinham com Jacob, senti que eles se tornavam verdadeiros amigos. Jacó representou Jesus Cristo em sua missão e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mas também representou a família Fisher.

Senti que cada bondade para com ele era uma bondade para comigo. Senti que cada convite que aceitavam para ouvir a mensagem que ele trazia era um convite aceite por mim.

Como pai e filho, membros missionários e missionários de tempo integral, guardamos nossos convênios juntos. Vivenciamos em conjunto partes da sua missão. E sentimos alegria juntos.

Mostrar interesse e amor, compartilhar mensagens inspiradas e convidar outros a virem e verem e fazerem coisas para vir a Cristo, traz o Espírito. Estou grato por este conselho inspirado e por ajudar neste grande trabalho, mesmo a doze fusos horários de distância.

Fonte: LDS Living

| Missão

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *