fbpx

Posso estudar antes de ir pra missão?

Élderes-Missionários-Móromons

Estudar antes de ir pra missão

Muitos desafios marcam o início de uma vida adulta. Chega o momento de terminar o tempo de preparação e se inicia o tempo de começar a atuar. Muitas vezes parecerá que você está em uma encruzilhada em meio a decisões difíceis de serem tomadas. Especialmente porque na maoria dos casos, não estamos escolhendo entre o que é bom e o que é ruim e sim escolhendo entre o bom e o excelente. Estudar primeiro ou servir uma missão de tempo integral? Nosso próposito na Terra é adquirir conhecimento para podermos voltar a viver com Deus e tanto na escola quanto na missão você encontrará oportunidades de adquirir este conhecimento.

O conflito se inicia quando se trata de estabelecer uma ordem de prioridade entre as duas coisas. Na Conferência Geral de Abril de 2016 o Élder Robert D. Hales  nos fez uma pergunta interessante “Se eu tomar essa decisão, qual é a pior coisa que pode acontecer?” Se eu tomar a decisão de primeiro estudar e depois  ir para a  missão qual é a pior coisa que pode acontecer na minha vida? Agora inverta a pergunta, se eu tomar a decisão de primeiro ir à missão e depois estudar qual é a pior coisa que pode acontecer na minha vida? Pondere sobre alguns pontos a seguir e responda para si mesmo esta pergunta.

Escolhas

interogação

Estudar antes de ir pra missão

Na sessão do sacerdócio da Conferência de Abril o Presidente Thomas S. Monson nos aconselha a “sempre fazer o certo mais difícil em vez do errado mais fácil”. As escolhas que fazemos determinam o nosso destino. É importante que tomemos a decisão de edificar dentro de nós uma fé vigorosa porque com esta fé poderemos alcansar nossos objetivos. Muitas vezes isso vai significar contrariar o senso comum e fazer aquilo que é correto e mais difíficil. Sua missão de tempo integral talvez seja uma das primeiras oportunidades de colocar seu testemunho a prova. Concentrar sua mente em quais objetivos você tem em sua vida pode te ajudar. Pense por exemplo com que finalidade você espera ter um trabalho. Seu trabalho será o meio de suster sua futura família? Que outras habilidades sua futura esposa esperará de você? A maioria das moças da igreja esperam se casar com um missionário retornado porque compreendem que a missão ajuda o rapaz a estar mais preparado para os desafios do casamento.

Estabeleça prioridades

prioridades

Devo estudar antes de ir pra missão?

É realmente bom para o seu currículo que logo após se formar você fique dois anos afastado de sua profissão? Nosso Pai Celestial espera que você rapaz esteja apto a servir à partir dos 18 anos de idade. Os jovens devem usar seu tempo com sabedoria antes deste período. Significa que o ideal é que você vá para uma missão já tendo concluído o Ensino Médio. Em alguns casos, dependendo da idade em que iniciou sua vida escolar e se teve ou não reprovações você já poderá ter sido aprovado no vestibular e algumas vezes até mesmo iniciado um curso superior.

Ter a oportunidade de fazer uma pausa em seus estudos para sair em  uma missão pode parecer um sacrifício, uma mudança de perspectiva entretanto, pode nos demonstrar que isto é uma bênção. O missionário amadurece muito durante o período de sua missão. Ele aprende a ver a vida com “outros olhos”. Esta nova percepção pode também influenciar a maneira como ele pensa sobre sua  carreira. Seria uma forma  de assegura-se que isto é o que você realmente deseja para o seu futuro.

O livreto Seu Dever Para com Deus nos traz uma excelente sugestão. Concentre-se no que você está se tornando. Cumprir seu dever para com Deus é uma experiência para toda a vida. As atividades que você realiza tem como objetivo real ajudá-lo a desenvolver os atributos espirituais que te tornarão o tipo de portador do sacerdócio que o Pai Celestial quer que você seja. A missão é fundamental neste processo.

 A situação das moças

Nova lei russa proíbe trabalho missionário na russiaO caso das mulheres que sentem o desejo de servir uma missão é diferente. Elas não possuem o sacerdócio e por isso não estariam protelando o cumprimento de um mandamento se escolhessem esperar um pouco mais para servir. Existe uma maior flexibilidade sobre a maneira em que desejam fazer este trabalho porque até o momento em que recebem seu chamado não se trata de um mandamento.

Claro que também para elas seria sábio e prudente usar o tempo com inteligência e estudar o mais que possam antes de ir à uma missão. Todos os nossos dons e talentos são usados pelo Senhor no campo e o conhecimento que a moça possui será uma bênção para ela.

 Vida após a missão

Talvez você se surpreenda com esta informação mas existe vida após a missão! Você ainda será jovem e terá que continuar lutando por seus sonhos e metas. A missão é apenas a porta da vida adulta, à partir dela adentramos e iniciamos um caminho longo. Você ainda terá tempo para uma vida de estudos e  trabalho. Sabendo entretanto que você é merecedor das bênçãos de ser um missionário retornado. Buscai primeiro o reino do Senhor e todas as outras bênçãos te serão acrescentadas.

| Missão
Publicado por: Leilyanna da Penha
Leilyanna da Penha é natural de Goiânia, professora de História, serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste, é estudante de inglês e fala espanhol fluentemente.
Missionário Retornado Mais Cedo
Como Lidar com o Retorno Mais Cedo ao Lar Após a Missão
Templo de Roma Uchtdorf
Presidente Uchtdorf visita a construção do Templo de Roma

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *