Quantas pessoas da Igreja falam português?

Família mórmon abraçada

Membros falam português

A língua portuguesa é oficial em oito países: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste. É evidente que devido aos vocábulos nativos e as modificações gramaticais e de pronúncia de cada país, o português é um pouco diferente em cada um desses lugares. Mas eles mantêm uma unidade com o português de Portugal.

O português também é falado em pequenas comunidades, que surgiram no século XVI, na época da colonização portuguesa: Zanzibar (na Tanzânia, costa oriental da África), Macau (ex-possessão portuguesa encravada na China), Goa, Diu, Damão (na Índia) e Málaca (na Malásia).

Desse modo, o português esta presente em todos os continentes. É a sexta língua mais falada do mundo (a quinta mais utilizada na internet, e a terceira no Facebook) [1]. Porém, o Brasil responde a quase 80% desse total.

Estima-se que 244  milhões de pessoas falam português no mundo.

O português advém do latim vulgar, e é língua-irmã do espanhol e do galego. E é próxima do castelhano, catalão, italiano, francês e romeno.

TERCEIRA LÍNGUA DA IGREJA

O português é a terceira língua da Igreja. Estima-se que quase 2 milhões de membros da Igreja falam português como língua principal (70% estão no Brasil) – e o dobro disso fale o português como língua adicional – tendo aprendido na missão de tempo-integral, por necessidade profissional ou por interesse próprio.

Várias Autoridades Gerais falam o Português. Entre os Apóstolos temos: Elder Richard G. Soctt, Elder D. Todd Christofferson e Elder Neil L. Andersen. Nos Setenta temos: Elder Ulisses Soares, Marcos A. Aidukaitis, Claudio R. M. Costa, Stanley G. Ellis, Eduardo Gavarret, Carlos A. Godoy, José A. Teixeira, Jairo Mazzagardi, entre outros.

Na últimas Conferências Gerais, líderes discursaram em Português [2].

Entre os materiais mais importantes traduzidos para o português estão: A Bíblia Sagrada e o Livro de Mórmon – outro testamento de Jesus Cristo. A Igreja também possui diversos outros livros e matérias no idioma português, inclusive a Revista Mensal A Liahona, e várias produções áudio visuais na internet.

_________

NOTAS

[1] As estatísticas são do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial.

[2] Discursos: Presidente Ulisses Soares, “Sim, Podemos e Vamos Vencer” e Elder Carlos A. Godoy, “O Senhor tem um Plano para Nós

Saiba mais sobre a igreja no Brasil

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Família mórmon guardando o dia do Senhor
3 Ideias Simples para Apreciar Mais o Dia do Senhor
Setenta mórmon Elder Claudio R M Costa
Nosso Presidente de Área: Claudio R. M. Costa

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *