fbpx

5 Dicas Para Uma Conferência Geral Memorável

Como aproveitar a conferência geral?

Ao nos aproximarmos da Conferência Geral, período em que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recebem um banquete espiritual por meio de seus líderes gerais, temos a singular oportunidade de receber revelações para assuntos pessoais, força para desafios e orientação para a vida.

Muitos entretanto, mesmo frequentando a todas as sessões, por vezes deixam de desfrutar dos benefícios desse momento por não ter se preparado antes e não dar a devida atenção durante a reunião. Mas como se preparar para a Conferência Geral? Analisemos 5 dicas que podem fazer a diferença:

1. Ore ao Senhor pedindo que a resposta que necessita possa ser dada através da Conferência Geral

Sem dúvida alguma tira mais proveito de cada sessão aqueles que nos dias anteriores à Conferência, refletem sobre o seu significado e tornam assim seus ouvidos e corações mais sensíveis à revelação divina.

Young caucasian woman praying

Sobre isso o Presidente Uchtdorf declarou:

“As respostas para suas orações específicas podem vir diretamente de um discurso ou de uma frase em particular. Pode ser que as respostas lhes cheguem por meio de uma palavra, expressão ou hino, inexplicavelmente”.[1]

É comunicação de Espírito para espírito. O Espírito Santo se comunicando com o nosso espírito de tal maneira a iluminar nosso entendimento nos ajudando a obter respostas específicas para perguntas específicas e força para sobrepujar problemas pessoais e solidão. Tal entendimento nos ajuda a compreender que não se trata apenas de discursos proferidos, mas do próprio Deus falando a você, por meio de seus servos.

2. Durma bem antes, não durante a Conferência Geral

Como aproveitar a conferência geral?

D&C 88:124 relembra: “(…) recolhei-vos cedo, para que não vos canseis; levantai-vos cedo, para que vosso corpo e vossa mente sejam fortalecidos.”

Uma boa noite de sono na noite anterior é essencial para que sua mente esteja aberta (assim como seus olhos) para compreender o que está sendo dito. Possuir uma garrafinha de água por perto durante as sessões pode ajudar, visto que a pouca hidratação do corpo causa cansaço e sonolência.

3. Realize tarefas antes, para não ter que pensar nisso durante

Sua mente estará muito mais propícia a receber revelação se durante as mensagens você não estiver pensando na louça a ser lavada quando chegar em casa, na prova da faculdade do dia seguinte ou no almoço da família que ainda terá que ser preparado.

Planeje seu tempo de maneira a realizar as atividades necessárias antes da Conferência e deixe os problemas lá fora, levando à reunião apenas perguntas ao Senhor e o desejo de ouví-lo.

4. Desligue o celular!

O Espírito Santo é descrito nas escrituras como uma “voz mansa e delicada, que susurra a nós”[2]. Poucas coisas podem atrapalhar mais a influência do Espírito Santo em uma reunião do que um celular tocando. Se não optar por desligá-lo, certifique-se de que o mesmo se encontre no modo silencioso.

Provavelmente nenhuma ligação que você possa receber será mais importante do que a mensagem que o Senhor preparou por meio de seus servos e tal mensagem certamente não virá por SMS ou pelo whats up. Se for inevitável atender, de maneira reverente se retire do local e retorne ao fim da ligação. Naturalmente, jogos e troca de mensagem de texto durante a Conferência são fortemente desencorajados.

5. Escreva o que aprendeu e impressões que teve

Como aproveitar a conferência geral?O Presidente Joseph F. Smith ensinou: “Cristo (…) declarou que as manifestações que podemos ter (…) com a visita de um anjo, não deixariam a mesma impressão (…) que receberíamos por meio da manifestação do Espírito Santo. A visita pessoal pode se esmaecer com o tempo, mas essa orientação do Espírito Santo é renovada e contínua, dia após dia, ano após ano, se vivemos de modo a sermos dignos disso”.[3]

Que grande benção será se tais manifestações do Espírito Santo durante a Conferência estiverem devidamente registradas em um diário pessoal. De fato, muitas pessoas conseguem reviver experiências espirituais que tiveram, quando leem anotações de coisas que foram ditas e principalmente, coisas que foram sentidas durante cada sessão.

Ao nos prepararmos para a Conferência Geral, lembremo-nos que quem nos fala em cada discurso é o próprio Deus. O banquete espiritual será servido nos dias 3 e 4 de Outubro e também pode ser acompanhado pela internet no site oficial da Igreja (lds.org). Convidem familiares, amigos e membros inativos para desfrutarem desse momento especial.

Finalizo hoje com as palavras do Elder Holland que afirmou: “Se ensinarmos pelo Espírito e você ouvir pelo Espírito, alguém dentre nós vai abordar a sua situação, enviando uma epístola profética pessoal especialmente para você.”[4]

Fontes:

[1] Dieter F. Uchtdorf, A Liahona, Setembro de 2011
[2] D&C 85:6
[3] Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. I, pp. 48–49
[4] Jeffrey R. Holland, Um Estandarte entre as Nações, Abril 2011
[5] 5 Dicas para Uma Conferência Geral Memorável; www.interpretenefita.com

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Luiz Botelho
Luiz Botelho serviu na Missão Santa Maria e atualmente mora em Provo-Ut. Estuda Antropologia na Utah Valley University e descobriu na Ciência, História, Filosofia e Teologia sua verdadeira paixão. Atualmente trabalha voluntariamente como Diretor Internacional da FairMormon, é autor do Interpretenefita.com e um dos Diretores da More Good Foundation no Brasil.
12 passos para mudar
O primeiro passo para mudar é ...
Serão Regional em Santos Acontecerá Neste Domingo

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *