fbpx

Tabernáculos Mórmons: Edifícios Religiosos e Comunitários

SALT LAKE CITY – “Mormonismo em Fotos” é um ensaio fotográfico de MormonNewsroom.org retratando A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e seus membros ao redor do mundo. Hoje nós mostramos fotos (sendo muitas históricas) dos tabernáculos pioneiros mórmons construídos nos primeiros tempos da Igreja.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é conhecida por suas casas de adoração: templos, tabernáculos e casas de reunião. Enquanto cada uma delas é diferente em propósito, elas servem para ajudar as pessoas a se aproximarem de Deus de diversas maneiras.

Templo de Tijuana México

Templo de Tijuana México. Imagem via mormonnewsroom.org.

Para os Mórmons, templos, dos quais teremos em breve 150 em operação, são os lugares mais sagrados da Terra e são utilizados para os mais altos sacramentos da fé – incluindo os casamentos especiais que, na crença Mórmon, unem um casal e seus filhos para a eternidade.

Templo de Kiev Ucrânia

Templo de Kiev Ucrânia. Imagem via mormonnewsroom.org.

Santos dos Últimos Dias acreditam que os templos são “a casa do Senhor.” Quando um templo é dedicado para uso, apenas os membros devotos da Igreja que observam os princípios básicos da fé podem entrar.

Farmington, Capela de Utah

Farmington, Capela de Utah. Imagem via mormonnewsroom.org.

Milhares de casas reuniões foram construídas para acomodar os crescentes 15 milhões de membros em todo o mundo.

Indo para a Igreja

Imagem via mormonnewsroom.org.

Ao contrário de templos, as casas de reuniões (capelas) são abertas ao público em geral durante a semana para várias atividades e reuniões. Todos os visitantes são bem-vindos a participar do culto de domingo para aprender mais sobre os ensinamentos de Jesus Cristo.

Assembly Hall da Praça do Templo

Assembly Hall da Praça do Templo. Imagem via mormonnewsroom.org.

Os Santos dos Últimos Dias chamavam suas casas de adoração de uma variedade de coisas no século 19. Tabernáculo, uma dessas variações, estão entre os melhores exemplos históricos da arquitetura dos santo dos últimos dias. Estes tabernáculos são usados não apenas para os cultos de domingo, mas são pontos de encontro da comunidade também. Tabernáculos frequentemente sediam eventos públicos, como shows, formaturas escolares, programas de corais, palestras e funerais. Tabernáculos e outros exemplos de casas de reuniões do século 19 foram em grande parte substituídas por capelas contemporâneas a partir da década de 1960. Estas capelas históricas se tornaram expressões materiais da fé mórmon e da engenhosidade pioneira.

Capela de Cedar City, Utah

Capela de Cedar City, Utah. Imagem via mormonnewsroom.org.

Tabernáculos foram construídos a partir da década de 1840 até a década de 1950, em comunidades dos Santos dos Últimos Dias grandes e pequenas em todo o mundo.

Tabernáculo de Kanesville

Tabernáculo de Kanesville

Imagem via mormonnewsroom.org.

O Tabernáculo de Kanesville foi um dos primeiros tabernáculos construídos por Santos dos Últimos Dias. Foi construído por cerca de 200 Santos dos Últimos Dias em apenas duas semanas e meia. Uma vez concluído, Brigham Young foi apoiado como o segundo profeta e presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no novo tabernáculo.

O presente tabernáculo de toras é uma réplica da sala de reunião original. O tabernáculo agora serve como um centro de visitantes da Igreja.

Tabernáculo de Kanesville - interior

Imagem via mormonnewsroom.org.

Tabernáculo de Provo

Tabernáculo de Provo

Os planos para a primeira casa de reunião em Provo começaram em 1852, embora o terreno tenha sido dedicado somente quatro anos mais tarde. O tabernáculo foi dedicado em 24 de agosto de 1867, e 52 anos depois, o prédio foi demolido. O tabernáculo maior e mais permanente já havia sido construído e foi dedicado em 1898.

Tabernáculo de Provo em 1909

Tabernáculo de Provo em 1909. Imagem via mormonnewsroom.org.

O Tabernáculo de Provo era um ícone da comunidade para a cidade de Provo. Duas conferências gerais da Igreja foram realizadas lá. O presidente dos EUA, William H. Taft, falou assim como outros incontáveis líderes civis, da Igreja e residentes locais. Formaturas do ensino secundário, concertos e eventos especiais foram realizados naquele lugar. Foi renovado e atualizado várias vezes – a última vez em 1986, depois que o Presidente Thomas S. Monson, na época conselheiro na Primeira Presidência da Igreja, dedicou o edifício.

Tabernáculo de Provo - incêndio

Incêndio no Tabernáculo de Provo. Imagem via mormonnewsroom.org.

Nas primeiras horas de uma manhã nevada, em 17 dezembro de 2010, um alarme de incêndio ativou e o edifício histórico foi destruído, deixando apenas uma sombra do que costumava ser. Depois de muita oração, discussão, consulta e estudo sobre os restos do edifício, o Presidente Monson anunciou em outubro de 2011 durante a conferência geral uma feliz surpresa: que o templo de Provo City Center seria construído.

Templo de Provo

O novo templo de Provo City. Imagem via mormonnewsroom.org.

O templo de Provo City Center será o 150º templo em funcionamento da Igreja no mundo e o 16º no estado de Utah quando for dedicado domingo, 20 março de 2016.

Tabernáculo de Ogden

Cartão postal do tabernáculo de Ogden

Cartão postal do tabernáculo de Ogden. Imagem via mormonnewsroom.org.

A Tabernáculo da estaca Weber foi mais tarde conhecido como o Tabernáculo Pioneiro de Ogden. Esta fotografia foi impressa em um cartão postal publicado pela Ogden News Company por volta de 1940. O tabernáculo foi originalmente construído na década de 1850; as cúpulas e entradas decorativas foram adicionadas em 1896. O edifício havia sido usado como biblioteca genealógica local, mas foi demolida em 1971 para construir o Templo de Ogden Utah, que foi dedicado em 1972.

Tabernáculo de Ogden

Imagem via mormonnewsroom.org.

O último tabernáculo construído pela Igreja foi construída em Ogden em 1956. O edifício foi construído com técnicas e materiais de aço e concreto modernos e reflete estilos arquitetônicos modernos.

Tabernáculo e templo de Ogden

Imagem via mormonnewsroom.org.

Em 2010, a Igreja anunciou que o Templo de Ogden, com quase 40 anos de idade, seria remodelado e que o exterior seria arquitetonicamente alterado. O tabernáculo de 58 anos de idade foi remodelado ao mesmo tempo em que o Templo de Ogden estava sendo construído, e ambos foram dedicados pelo Presidente Thomas S. Monson em setembro de 2014.

Tabernáculo de Bountiful

Tabernáculo de Bountiful

Imagem via mormonnewsroom.org.

A comunidade de Bountiful situa-se ao norte de Salt Lake City. A construção do Tabernáculo de Bountiful começou em 1857, e em 1863 foi concluída e inaugurada pelo presidente Heber C. Kimball, na época o primeiro conselheiro na Primeira Presidência da Igreja. O edifício de estilo renascentista grego foi projetado por Augustus Farnham, um membro de Massachusetts que se converteu à Igreja em 1843 e foi missionário na Austrália. O Tabernáculo de Bountiful foi o seu trabalho mais importante, e tornou-se conhecido em todo o mundo. O edifício está listado no Registro Nacional dos Estados Unidos de Lugares Históricos.

Tabernáculo de St. George

Tabernáculo de St. George

Imagem via mormonnewsroom.org.

O Tabernáculo de St. George foi projetado para ser mais do que um lugar para Santos dos Últimos Dias adorarem. Ele foi e ainda é um local de encontro para a comunidade. Foi inaugurado em 1876 para servir como um edifício de obras públicas, originalmente hospedando reuniões da Igreja.

Tabernáculo de St. George

Imagem via mormonnewsroom.org.

Hoje ele é aberto ao público e hospeda muitos eventos públicos, tais como concertos. O tabernáculo ganhou o apelido de “joia do deserto”.

Tabernáculo de St. George

Imagem via mormonnewsroom.org.

No interior, o teto se eleva em 29 pés de altura com uma cornija de gesso, apoiado por 20 colunas. O balcão foi construída com 10 pés acima do chão, nas paredes norte, sul e leste, com duas escadarias circulares no lado leste. O relógio e sino principal da torre estão a 140 pés de altura. O arenito vermelho usado para construir o edifício foi extraído das montanhas mais próximas.

Tabernáculo de Salt Lake

Tabernáculo de Salt Lake em cerca de 1.868

Tabernáculo de Salt Lake em cerca de 1.868. Imagem via mormonnewsroom.org.

Cerca de 300 milhas de distância de St. George para o norte da cidade do Lago Salgado. Os pioneiros mórmons, junto do Presidente Brigham Young como líder da Igreja, chegaram aqui em 1847.

Tabernáculo de Salt Lake em 1894 na Praça do Templo

Tabernáculo de Salt Lake em 1894 na Praça do Templo. Imagem via mormonnewsroom.org.

O Tabernáculo foi concluída em 1867 e é um dos edifícios mais reconhecidos da cidade; ele está ao lado de outro edifício religioso altamente reconhecido, o Templo de Salt Lake.

Cavilhas de madeira no sótão do Tabernáculo de Salt Lake

Cavilhas de madeira no sótão do Tabernáculo de Salt Lake. Imagem via mormonnewsroom.org.

Um dos aspectos interessantes do Tabernáculo é a forma como o telhado foi construído. Você pode ver como a abóboda foi construída nesse link (em inglês).

Órgão do Tabernáculo

Órgão do Tabernáculo. Imagem via mormonnewsroom.org.

Dentro do Tabernáculo encontra-se o mundialmente famoso órgão, que, nas mãos de músicos especializados, acompanha o mundialmente famoso Coro do Tabernáculo Mórmon.

Conferência Geral em Abril de 2007

Conferência Geral em Abril de 2007. Imagem via mormonnewsroom.org.

Centenas de reuniões da conferência geral da Igreja foram realizadas no Tabernáculo, e os presidentes dos Estados Unidos falaram de seu púlpito. Todos os domingos, o edifício histórico é o lar do programa Música e a Palavra Proferida (Music and the Spoken Word), a transmissão que ocorre a mais tempo em rádios nos EUA, que apresenta o Coro do Tabernáculo Mórmon. Com a adição da televisão, mais de 4.500 transmissões foram vistas e ouvidas desde que o programa começou em 15 de julho de 1929.

Andaimes atravessam o interior do Tabernáculo durante a renovação entre 2005 e 2007

Andaimes atravessam o interior do Tabernáculo durante a renovação entre 2005 e 2007. Imagem via mormonnewsroom.org.

Em 2005, o Tabernáculo foi fechado por dois anos para a restauração da construção e para o estabelecimento de proteções sísmicas (terremotos). O Tabernáculo foi reaberto em 2007 com uma série de melhorias. Uma sessão da conferência geral de abril de 2007 foi realizada no Tabernáculo recentemente remodelado.

Mais ao norte, em Utah, dois outros tabernáculos foram concluídos, em Brigham City e Logan.

Tabernáculo de Brigham City 

Tabernáculo de Brigham City

Imagem via mormonnewsroom.org.

O local para o Tabernáculo de Brigham City foi escolhido pelo Presidente da Igreja Brigham Young, que depois de visitar um terreno diferente dos selecionados por oficiais locais da Igreja, subiu acima do monte Sagebrush, o ponto mais alto ao longo da avenida principal, e teria afirmado: “Este é o local para o seu tabernáculo”.

Tabernáculo e templo de Brigham City

Imagem via mormonnewsroom.org.

Em 8 de maio de 1865, o Presidente Young ajudou a colocar a pedra fundamental para o tabernáculo. Em cerca de 1880 reuniões começaram a realizar-se em uma estrutura um pouco incompleta. Em 1889, decidiram completar a construção adicionando uma torre, balcões, um vestíbulo na parte de trás, contrafortes cobertos de tijolos e outras melhorias. O tabernáculo foi concluído e dedicado em 28 de Outubro de 1890, pelo sucessor do Presidente Young, o Presidente Wilford Woodruff. Após um grande incêndio ter destruído o edifício em 1896, a estrutura foi reconstruída e dedicada em 1897.

Em 23 de setembro de 2012, o Templo de Brigham City Utah foi dedicado na rua em frente ao tabernáculo.

Tabernáculo de Logan

Tabernáculo de Logan

Imagem via mormonnewsroom.org.

A construção do tabernáculo de Logan foi iniciada em 1865 e levou 27 anos para ser concluída. Durante esse tempo, o trabalho foi adiado duas vezes. Em 1873, o trabalho parou por causa de novos planos para ampliar o tamanho do edifício. O segundo atraso veio em 1877, depois que os trabalhadores concluíram as paredes exteriores e saíram do tabernáculo para terminar o templo de Logan nas proximidades. Ele foi dedicado em 1891 pelo Presidente da Igreja Wilford Woodruff.

Tubos do Órgão do Tabernáculo de Logan

Imagem via mormonnewsroom.org.

O primeiro órgão do tabernáculo de Logan chegou de Louisville, Kentucky, em 1908. Muitas adições e melhorias foram feitas desde então, incluindo um órgão elétrico em 1953. O instrumento é atualmente composto por 44 fileiras de tubos e mais 2.850 tubos individuais controlados por três consoles manuais de pedais.

Tabernáculo de Manti

Tabernáculo de Manti

Imagem via mormonnewsroom.org.

A Tabernáculo de Manti foi construído por membros locais da Igreja e estava em uso na década de 1880. No entanto, o acabamento do edifício foi adiado por mais de uma década. O edifício foi finalmente dedicado pela Igreja SUD pelo Presidente Joseph F. Smith em 1903. A principal capela tem um teto de 30 pés de altura e uma torre central no estilo vitoriano.

Projeto de preservação do tabernáculo de Manti

Imagem via mormonnewsroom.org.

Em 2014, a Igreja iniciou um projeto para preservar o tabernáculo.

Tabernáculo de Paris Idaho

Tabernáculo Paris Idaho

Imagem via mormonnewsroom.org.

O Tabernáculo de Paris Idaho, localizado ao norte de Bear Lake, foi dedicado em 15 setembro de 1889 pelo Presidente da Igreja Wilford Woodruff.

Interior do tabernáculo de Paris Idaho

Imagem via mormonnewsroom.org.

Custou US$ 50.000 para construir o tabernáculo original, e ele comportava 2.000 pessoas sentadas. O tabernáculo foi adicionado ao Registro Nacional de Lugares Históricos em 1972.

Vitral do tabernáculo de Paris Idaho

Imagem via mormonnewsroom.org.

O tabernáculo foi recentemente remodelado em 2004 a 2005 e continua a funcionar como um ponto de encontro para as congregações da estaca Bear Lake Idaho e da comunidade.

Tabernáculo da Estaca Uintah

Tabernáculo da estaca Uintah

Imagem via mormonnewsroom.org.

O Tabernáculo da Estaca Uintah, localizado no leste de Utah em Vernal, foi concluído em 1900 e inaugurado em 1907 pelo Presidente da Igreja Joseph F. Smith. O tabernáculo, construído através dos sacrifícios dos pioneiros mórmons, serviu os Santos dos Últimos Dias por muitos anos.

Templo de Vernal Utah

Imagem via mormonnewsroom.org.

O Templo de Vernal foi construído dentro do escudo exterior da estrutura original de 1907 e foi dedicado em 1997 pelo Presidente Gordon B. Hinckley.

Tabernáculo de Honolulu Havaí

Tabernáculo de Honolulu Havaí

Imagem via mormonnewsroom.org.

O Tabernáculo de Honolulu Havaí é rotulado como o “último de sua espécie” a ser construído e está localizado na ilha de Oahu.

Torre do tabernáculo de Honolulu Havaí

Imagem via mormonnewsroom.org.

A estrutura, com a segunda maior torre na área e uma luz em cima, foi concluída em 1941, cerca de quatro meses antes de Pearl Harbor ser bombardeada. De acordo com o Emérito Setenta Élder David E. Sorensen, durante a oração dedicatória em 17 de agosto de 1941, o Presidente David O. McKay, na época segundo conselheiro na Primeira Presidência, “abençoou o tabernáculo para que não sofresse nenhum prejuízo relacionado com a guerra”. O tabernáculo não foi danificado no fatídico dia 7 de dezembro de 1941.

Tabernáculo de Randolph Utah

Tabernáculo de Randolph Utah. Imagem via mormonnewsroom.org.

Há muitos outros tabernáculos históricos localizados em Utah, Califórnia, Idaho, Arizona e Wyoming – cada um construído com o artesanato pioneiro e o sacrifício de pessoas que estavam determinadas a dar o seu melhor para Deus e Seu Filho, Jesus Cristo.

 

Artigo original em mormonnewsroom.org. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
Veja como foi o "Fechando as Malas" com a Presidencia de Área
Dia de Descoberta Familiar acontecerá na próxima semana

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *